segunda-feira, julho 10, 2006

Caminhada da Levada da Aldeia, na freguesia de Cavez, em Cabeceiras de Basto, dia 15 de Julho.

"Dia 15 de Julho realiza-se a caminhada da Levada da Aldeia, na freguesia de Cavez, em Cabeceiras de Basto. Trata-se de uma iniciativa pormovida pela A ARM - Associação Recreativa de Moimenta, que, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Junta de Freguesia de Cavez, tem em vista proporcionar a todos os participantes uma salutar jornada de contacto com a natureza.

O percurso pedestre previsto apresenta-se com uma extensão de 12 quilómetros e com um grau de dificuldade considerado difícil, devido a alguns troços incluírem levadas, subida nas margens dos rios, alguns desníveis e terrenos acidentados. A concentração está marcada para as 8 horas, junto ao Centro Comunitário da Freguesia, no lugar do Pedral. Às 9 horas os participantes serão transportados, em autocarros, para o local da partida que será junto à Praia Fluvial de Moimenta, em Cavez, pelas 9 horas.

Este trilho está devidamente assinalado com fitas localizadas junto aos cruzamentos e ao longo do mesmo serão colocados postos de controlo/abastecimento quer para registar a passagem, quer para fornecer água e fruta aos caminhantes.

Percorrer a Levada da Aldeia, implica a realização de três troços, sendo o primeiro feito junto à pista de pesca desportiva e passando pelo lugar de Moimenta, percorrendo caminhos em terra batida e em calceta. A segunda etapa, realiza-se junto à levada, finalizando com a subida da ribeira de Moimenta. É o troço que apresenta maior dificuldade e requer maior agilidade, atenção e cuidado por parte dos caminhantes. A terceira e última etapa do percurso é constituído por caminhos de terra batida, com paragem junto à Casa Florestal de Madeiros e concluído no lugar de Cunhas, na freguesia de Vilar de Cunhas."

Fonte do texto e imagem: Ecos de basto - 7-07-006

Sem comentários: