quinta-feira, junho 12, 2008

Associação Desportiva O Mundo da Corrida - Calendário de Caminhadas 2008

Calendário de Caminhadas 2008 - Associação Desportiva O Mundo da Corrida


21 de Junho
Caminhadas das Lagoas
Local: Fonte da Telha - Lagoa de Albufeira - Sesimbra
Partindo da Fonte da Telha, percorreremos o imenso areal até à Lagoa da Albufeira, onde aproveitamos uns minutos para recuperar energias. De seguida dirigimo-nos para a Mata da Apostiça, uma das maiores florestas de pinheiro em Portugal. Seguiremos de imediato em direcção da Fonte da Telha
Concentração: Fonte da Telha "Cabana Beach -08h00
Dificuldade: Média
Duração : 4,5 horas
Distância: 12 Km
Tipo de Percurso: Circular


26 de Julho
Caminhadas das Falésias
Local: Sintra
O percurso inicia-se no Cabo da Roca, o Promontorium Magnum dos romanos, situado no extremo oeste da parte emersa da serra de Sintra, o ponto mais ocidental da Europa continental.
O percurso segue depois através de trilhos estreitos nas falésias altas, verdes e por vezes ventosas, por entre uma escassa vegetação de arbustos rasteiros. Se o sol brilhar, melhor, pois a vista sobre o mar é de sonho. Lá em baixo vê-se apenas a espuma da rebentação que investe contra a falésia. No meio do manto branco da água aparecem algumas rochas pequenas que se voltam a esconder debaixo do mar. Passaremos pela Praia da Ursa de onde se poderá avistar as pedras de Alvidrar e da Ursa, que deu o nome a esta pequena e minúscula praia de areia. Após um mato cerrado de arbustos, iremos descer por um trilho que nos levará a algo um pouco insólito. Desta vez trata-se de uma cratera no meio da falésia que permite observar o mar. Os locais chamam-lhe o Buraco do Fojo e formou-se já há alguns milhares de anos, após o deslizamento de terras. A vista de cima é intimidadora, afinal, são 90 metros a pique e lá em baixo o barulho das ondas que entram na caverna ecoa por todo o lado. Apesar de intimador e um pouco de selvagem e perigoso, existe uma protecção à volta que nos deixa observar sem problema algum. Após a Praia da Adraga, atravessaremos por um pinhal sobre dunas, habitat prioritário, que resulta de antigas sementeiras ou plantações efectuadas na tentativa de fixar as areias. Quase na Praia Grande, a algumas dezenas de metros do marco geodésico do Calhau do Corvo, podem observar-se as pegadas de dinossáurios sobre uma camada de calcário quase vertical, formada há cerca de 120 milhões de anos quando a Serra de Sintra ainda não existia. A partir daqui vai-se novamente até à praia da Adraga e regressa-se ao Cabo da Roca através de trilhos de pinhal.
Concentração: Cabo da Roca -08h00
Dificuldade: Média
Duração : 4,5 horas
Distância: 12 Km
Tipo de Percurso: Circular


20 de Setembro
Pelos Caminhos de Montejunto
Local: Serra de Montejunto
Entramos de imediato pela mata, e visitaremos a Real Fábrica do Gelo, datada do Séc. XVIII, responsável pelo abastecimento de gelo da capital. Subindo por troços que sobrevivem da antiga Calçada dos Frades, iremos até ao cume da serra, onde teremos a oportunidade de viver mais um pouco de história ao encontrar o Convento Dominicano (Séc. XII) e a Capela de Nossa Sra. Das Neves (Séc. XIII). Continuaremos o nosso caminho em direcção ao planalto de Montejunto, de onde temos uma ampla e magnífica vista de Norte a Sul, alcançando com a vista desde o Cabo Carvoeiro até Lisboa, e entrando pelo Alentejo adentro. Percorreremos todo o planalto por um carreiro aberto entre vegetação arbustiva e o calcário, onde teremos direito a um merecido descanso para abastecimento. Entrando num denso pinhal, contornamos a serra prosseguindo, a meia encosta, pela face Sul. Deste caminho avistamos vilas e aldeias, extensos campos de cultivo ou floresta que ladeiam Montejunto … até que tomamos um trilho que nos leva de novo ao topo e ao ponto de partida.
Concentração: 08h00
Dificuldade: Média
Duração : 5 horas
Distância: 15 Km
Tipo de Percurso: Circular


22 de Novembro
Caminhada pelo Litoral do Guincho
Local: Cascais
O percurso terá o seu início junto ao pinhal do Guincho, e no sentido da praia do Abano. Esta praia assume-se como uma continuidade da praia do Guincho. Praia com uma imagem fortemente naturalizada. Faremos a descida pela escadaria existente subindo novamente pelas arribas junto à falésia. Virando á esquerda, iremos até á Biscaia, voltando depois pelo mesmo trilho até Almoinhas Velhas onde teremos o abastecimento. Atravessaremos a Malveira da Serra seguindo até Janes onde desceremos através dos trilhos até Alcorvim e Charneca, em direcção ao Guincho. Durante o percurso teremos a oportunidade de ver a fauna e flora da região, conseguindo assim abraçar a sua riqueza histórica e beleza natural
Concentração: pinhal do Guincho junto ao Restaurante "O Púcaro - 08h30
Dificuldade: Baixa
Duração : 4 horas
Distância: 11 Km
Tipo de Percurso: Circular


27 de Dezembro
Caminhada pelos Trilhos da Serra de Sintra - I
Local: Serra de Sintra
Desde a Barragem do Rio da Mula. seguiremos por uma estrada de terra batida até ao cruzamento do Convento dos Capuchos. A partir daí entraremos em trilhos pela floresta até chegarmos novamente à barragem. Durante o percurso teremos a oportunidade de ver a fauna e flora da região, conseguindo assim abraçar a sua riqueza histórica e beleza natural da Serra de Sintra.
Concentração: Encontro na parte inferior da Barragem do Rio da Mula -08h30
Dificuldade: Média
Duração : 3,5 horas
Distância: 8 Km
Tipo de Percurso: Circular



Inscrições ou mais informações:
Tlm: 926724587
FAX: 210 831 827
associacao.omundodacorrida@gmail.com
http://www.associacaomundodacorrida.com/



Fonte do texto: Associação Desportiva O Mundo da Corrida


Sem comentários: