Concelho de Caminha
28 de Agosto de 2010
Organização: grupo de caminhadas do blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"
Ponto de Encontro: Estação da CP de Moledo do Minho
Hora de encontro: 10h15
Hora de Partida: 10h30
Distância a percorrer: 11 km
Grau de dificuldade: reduzido
Tipo de percurso: circular
Vistas: praias de Moledo e Vila Praia de Âncora, vale do rio Âncora, Pinhal do Camarido, Ilha e o Forte da Ínsua, estuário e foz do Rio Minho, Monte de St Tecla, Rio Coura, Serra D'Arga, Serra de Santa Luzia, etc
Inscrições em formulário online - (clicar para aceder)
Roteiro do Percurso
O percurso tem início no lugar de Vogada, em Moledo. Seguimos a Rua do Prado e pouco depois começamos a subir o monte do Castro (suposta existência de um castro na zona, de que nunca se descobriram vestígios), também conhecido pelos locais com outros dois nomes: monte do Facho (porque outrora se acendiam aqui enormes fogueiras de sinalização) e Sino dos Mouros (este nome possui por sua vez, duas origens: uma delas remete a uma lenda que diz que batendo numa destas rochas [não se sabe qual] soa como um sino, e assim as povoações eram avisadas da aproximação de piratas; a outra origem do nome é que no penedo existem dois sinos — um de ouro e outro de peste, e se alguém rachar o penedo, e encontrar o sino de ouro ficará rico, mas se lhe surgir o de peste, ficará tudo empestado).
Passámos pela zona do Perrinchão e já no cimo do monte do Castro subimos o seu penedo cimeiro através de umas escadas até um cruzeiro, que serve de Miradouro e de podemos admirar uma bela panorâmica da costa atlântica do concelho de Caminha, o frondoso Pinhal do Camarido (mandado plantar por D. Dinis no início do séc XIV), a Ilha e o Forte da Ínsua, o estuário do Rio Minho e observarmos mais a norte o Monte de St Tecla.
Prosseguimos até chegarmos a uma área mais altaneira com um miradouro natural sobre o vale do Rio Âncora e sobre Vila Praia de Âncora. Continuámos em direcção ao vértice geodésico do Cobertorinho onde teremos ainda um miradouro de maior altitude sobre os múltiplos locais de interesse da região.
Seguimos por caminhos rurais, na direcção Este e depois para norte, passando-se nas proximidades do vértice geodésico da Espiga, onde podemos vislumbrar em redor um belo quadro paisagístico minhoto.Hora e meia passada desde o início do percurso, dirigimo-nos então em direcção à capela de Santo Antão,
A capela de Santo Antão foi construída provavelmente nos séculos XIII ou XIV, onde faremos uma pausa para almoçar, recuperando energias. Aqui teremos o Miradouro de St Antão onde temos o privilégio de observar simultaneamente o estuário e foz do rio Minho, onde o rio Coura desagua; o Pinhal do Camarido; a Galiza (monte de St tecla e imediações) sobranceira ao seu curso; e a costa atlântica.
Capela de St Antão, no alto do Monte
Seguimos depois para sul e sudoeste atravessando alguns pinheirais e caminhos rurais , passando por um moinho antigo abandonado, até retomarmos ao lugar de partida, Vogada, em Moledo.
blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"
http://pedestrianismo.blogspot.com
Tlm.. 96 5683938 ; 91 4279361 ; 93 3872245
email: pedestrianismo@gmail.com
1 comentário:
Fiz hoje uma visita a este local, Capela de S. Antão,para relembrar e verificar as possíveis mudanças, pois andei por estas paragens há cerca de 40 anos, mais precisamente em 1970,a apagar um grande incêndio na serra envolvente onde dormimos duas noites, ido de Monção onde trabalhava nos serviços florestais,em auxilio do pessoal local.A zona está irreconhecível, apesar dos fogos, existe muito mais floresta que á época, a capela na altura não passava de ruínas invadida pelo mato, e não havia estrada alguma,muito menos alcatroada, para lá chegar era por trilhos por entre os tojos, apreciei a evolução,só não encontrei nada das memórias que gardava.
Enviar um comentário