terça-feira, outubro 05, 2010

Passeio Pedestre "Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago" - Serra da Aboboreira (Soalhães - Marco de Canaveses), no dia 10 de Outubro


Passeio Pedestre "Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago"

Serra da Aboboreira - Marco de Canaveses

10 de Outubro (Domingo)


Organização: grupo de caminhadas do blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"
Guia local: Associação dos Amigos do Rio Ovelha

Local: Freguesia de Soalhães - Concelho de Marco de Canaveses
Ponto de Encontro: Centro Paroquial de S. Martinho, em Soalhães (freguesia de Marco de Canaveses)
Hora de encontro: 9h15
Hora de Partida: 9h30
Distância a percorrer: 14,3 km
Grau de dificuldade: moderado
Tipo de percurso: circular

Material necessário/recomendado: botas de montanha e roupa adequado a caminhar no campo/natureza e à meteorologia do dia. Aconselhável levar Bastões

Pontos de interesse: Serra da Aboboreira, Pedras Brancas, Moinhos de Água, Espigueiros, Capela de S. Clemente; Castro e Capela de Santiago; Capela de S. Brás; Capela de S. Bento, Soalhães, Vinheiros, fauna, flora.


Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):

Inscrições em formulário online - (clicar para aceder)


Serra da Aboboreira
Clicar para ampliar


Roteiro do Percurso
O percurso tem início junto da Igreja Matriz do Soalhães, começando a subir em direcção à serra, paramos junto da capela de S. Clemente e podemos já observar lá ao fundo a Igreja. O caminho começa a estreitar, começando a envolver-nos com as peculiares características da paisagem: a linha de água pela qual se podem observar ruínas de habitações, cobertas de heras e de flores campestres, albergando as espécies de aves, que nos contemplam na primavera com um espectáculo complementado com o barulho da água e com o silêncio característico da serra. Nos dias de sol, os carvalhos e “lodos” proporcionam uma brisa mais fresca.

 Placard alusivo no início do percurso
Clicar para ampliar

O próximo ponto alto, designado “Monte das Pedras Brancas”, é um pequeno monte que de facto se encontra coberto de pedras envoltas de um esplendor branco, daí a sua designação. Aí, podemos observar, entre outros aspectos característicos da ruralidade desta freguesia, os rebanhos de ovelhas que ali pastam, livremente, e a presença de uma agricultura forte e do trabalho árduo a ela associada, que deixaram entre grandes penedos as marcas do desgaste da pedra pelos carros de bois.
Continuando a subir, aproximamo-nos da pequena aldeia de Vinheiros. O fontanário público, no centro da aldeia, permite refrescar a boca com uma água límpida e pura dos verdejantes montes que cobrem Vinheiros.
A comunidade envolta de um verde fresco, realiza os seus “afazeres” diários. Desde “apanhar o penso” para o gado, soltar as ovelhas, semear, colher…

 Clicar para ampliar

Clicar para ampliar


Os moinhos ali existentes fazem parte da memória colectiva, mas são ainda utilizados para moer o milho ali cultivado, e é ele que dá um sabor tradicional único à nossa broa.
A linha de 11 moinhos de água que ali existe é uma imagem que as nossas memórias jamais apagarão, pela sua rara e natural beleza.

Um dos vários moinhos de água do percurso (Moinho Cimeiro)
Clicar para ampliar

 
 Placard sobre o funcionamento dos moinhos de água
Clicar para ampliar

Moinhos de água
Clicar para ampliar

Um dos moinhos de água do percurso (Moinho Meeiro)
Clicar para ampliar


Neste pequeno povoado podemos identificar também pequenos habitats rupestres altimedievais.
O silêncio e beleza natural da paisagem fazem o resto da delícia da caminhada, abençoado pelo Santiago, que engrandece e dá nome ao Lugar: Santiago.

Saber mais sobre o percurso : http://pedrasmoinhosearomas.blogspot.com/

[fonte do texto: disponibilizado no dia da inauguração do percurso - 13 de Julho de 2008 - pela organização - Junta de Freguesia de Soalhães,  Grupo Desportivo e Recreativo de Soalhães, e  Associação dos Amigos do Rio Ovelha, e Restauradores da Granja.
fonte das fotos: http://pedrasmoinhosearomas.blogspot.com/]


Mapa do Percurso e Altimetria
 (clicar no mapa para ampliar)

Contactos:
blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"
http://pedestrianismo.blogspot.com
Tlm.. 96 5683938 ; 91 4279361 ; 93 3872245
email: pedestrianismo@gmail.com

Inscrições gratuitas (não inclui transporte, seguro e alimentação, que fica à mercê dos participantes - possibilidade de troca de boleias), não obrigatórias mas conveniente de serem efectuadas para melhor ajuste à actividade.




Este Passeio Pedestre "Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago" insere-se no Ciclo de caminhadas "Pelo caminhos do noroeste português" 2009/2010. Neste ciclo de caminhadas são percorridas diversas áreas naturais e rurais do noroeste português (Minho e distritos do Porto e Aveiro) calcorreando uma miríade de paisagens destas regiões bem como contactando in loco com o seu património de índole diversa: natural, ecológico, biológico, rural, etnográfico, arquitectónico, histórico e sócio-cultural.


Link do Ciclo de Caminhadas:

Sem comentários: