sexta-feira, março 09, 2012

Trilho dos Miradouros na "Arriba Fóssil de Esposende" no dia 11 de Março de 2012


TRILHO DOS MIRADOUROS
.
Esposende -  11 de Março (Domingo) 


Organização: grupo de caminhadas do blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"


Local: Arriba Fóssil de Esposende - concelho de Esposende
Local de Inicio e Final do Percurso: Capela de St António (no centro da freguesia de Palmeira de Faro)
Hora de encontro: 9h30
Hora de Partida: 09h45

Distância percorrida: 12 km
Duração aproximada: 5 horas (incluindo almoço)
Grau de dificuldade: Reduzido/Moderado 
Tipo de Percurso: circular

Pontos de interesse: Arriba Fóssil de Esposende,  moinhos de vento e azenhas da Abelheira,  mamoa da Portelagem,  vistas da costa/litoral de Esposende, Castro de S. Lourenço, Monte do Faro,  capela de St António, capela de Nª Senhora da Paz, Palmeira de faro, minas abandonadas de volfrâmio, etc

Material necessário/recomendado: água, sapatilhas de montanha e roupa adequado a caminhar no campo/natureza e à meteorologia do dia

Levar almoço volante e água.

Inscrições gratuitas  

Todas as inscrições são online e no seguinte formulário:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHZHbGFPQm9ES1FiSDB6V3BQbkFKdEE6MA#gid=0






Roteiro do Percurso:
Este percurso terá o seu início no adro da Capela de St António, no centro da povoação de Palmeira de Faro. Subir-se-á até ao cimo do Monte de Faro, aonde se avista uma impressionante paisagem do oceano Atlântico e toda a zona costeira entre Esposende e Póvoa de Varzim, a sul, e o Bom Jesus de Braga, a este. Em alusão à toponímia, em tempos possivelmente medievais, no cimo do monte de Faro existiria um farol (ou faro), que guiaria os navegantes pelo alto-mar. Em algumas das vertentes deste monte também existem pequenas minas que apenas foram exploradas durante a IIª Guerra Mundial em busca do volfrâmio.
Deixando o Monte de Faro prosseguir-se-á pelo coberto florestal até ao Castro de S. Lourenço. Este aprazível castro, cuja primeira ocupação data de meados do IIIª milénio A.C. foi sendo habitado ao longo dos séculos de modos diferentes, como o atesta as suas habitações com formas e materiais diversos. Algumas das casas foram reconstruídas no final do séc. XX. Junto, uma capela, já mencionada em registos do séc. XVI (mas que entretanto foi bastante alterada), rodeado por uma muralha, possibilita-nos usufruir de uma bela panorâmica da costa atlântica de Esposende e do estuário do rio Cávado. Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_de_S%C3%A3o_Louren%C3%A7o.

Castro de S. Lourenço
(clicar para ampliar)



 Castro de S. Lourenço
(clicar para ampliar)



Castro de S. Lourenço
(clicar para ampliar)


Sair-se-á então em direcção à povoação da Abelheira, passando pela ribeira de Peralta, visitando à frente a "Mamoa da Portelagem" (saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anta_da_Portelagem_e_Mamoas_do_R%C3%A1pido), um dos mais importantes dólmenes nesta região, onde se apresentam tão comuns. Pouco depois chegamos aos pitorescos moinhos de vento e azenhas da Abelheira, dispostos como que em cascata sobre a encosta. De seguida almoçaremos nesse lugar.

Moinhos de vento da Abelheira
(clicar para ampliar)


Moinhos de vento da Abelheira - Postal antigo
(clicar para ampliar) 



Já com as forças restabelecidas regressamos então até ao castro de S. Lourenço, onde aí podemos desfrutar de uma ampla área de lazer nas imediações.
Regressamos à povoação de Palmeira de Faro, onde o percurso finaliza.


Anta da Portelagem
(clicar nas imagens para ampliar)




Como chegar a Palmeira de Faro:
a) para quem vem pela A28 de norte ou sul do concelho de Esposende
Sair na saída que menciona Esposende. Seguir em direcção à cidade de Esposende. Logo que chega à 1ª rotunda (cerca de 1km depois) vira-se logo na 1ª à direita, aonde menciona "Zona Industrial". Depois segue-se duas ou três centenas de metros até entrocar com a estrada nacional Esposende-Barcelos/Braga. Aí vira-se à direita em direção a Barcelos/Braga e cerca de 1km depois passa-se por baixo da A28 e uns duzentos metros depois surge logo a 1ª entrada à esquerda para o centro de Palmeira de Faro. Entra-se nessa rua e segue-se sempre em frente até chegar à capela de St António, no centro de Palmeira de Faro.

Localização da  Capela de St António, em Palmeira de Faro
(clicar no mapa para ampliar)





Contactos:
Tlm.. 96 5683938 ; 91 4279361 ; 93 3872245



2 comentários:

conservação da natureza disse...

Deve ser assim algo de espectacular..

:D

Roberta Clarissa Leite disse...

Parabéns pelo blog. As fotos são um convite para explorar a beleza deste lugar.
abraço
Roberta
http://www.seguroviagem.org/