quarta-feira, março 01, 2006

Ponte da Barca- Percursos Pedestres

……


  • Moinhos da Parada
(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida: Parada - Lindoso (Ponte da Barca)
Distância: 7 Km
Duração: 4 horas
Grau de Dificuldade: Moderado
Cota Máxima Atingida: 503 metros (Codeceira)
Âmbito do Percurso: Paisagístico-Cultural
Tipo de percurso: circular
Roteiro: O "Trilho dos Moinhos de Parada" é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR), marcado e sinalizado segundo as normas internacionais. Este percurso realiza-se no típico lugar de Parada, na freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca.
O trilho tem início no lugar de Parada, mesmo junto à estrada, onde se encontra uma placa de indicação deste itinerário. Desde esse ponto, já a pé, seguimos pela estrada tomando a direcção a Cidadelhe. Passados cerca de 600 metros viramos à direita por um caminho que nos conduzirá a um cabeço denominado Chão da Cabeça. Trata-se de uma forma de relevo elevada que se abre numa pequena chã. O caminho de terra leva-nos a sair do povoado para passearmos por entre os campos e vinhedos, bordeando pelo alto do escarpado o serpenteante Rio Lima. Passado algum tempo o caminho de terra dá lugar a um carreteiro, isto é, um caminho empedrado por onde passavam os carros puxados por juntas de bois, o qual nos leva a descer até ao açude do rio. Aqui poderemos refrescar-nos nas suas cristalinas e frescas águas e aproveitar para descobrir entre a densa vegetação os velhos e abandonados moinhos de água. Este local encerra uma grande beleza e interessantes espécies da flora e fauna autóctones.
Depois de cruzarmos o açude por uma cancela que se encontra a meio do caminho, seguimos um estradão ascendente que nos conduzirá novamente à estrada. Desde aqui, seguimos caminho em direcção a Parada, virando à esquerda. Passados poucos metros seguirmos um caminho descendente que se encontra também à nossa esquerda, levando-nos a caminhar junto ao rio, onde poderemos observar um segundo conjunto de moinhos de água. Logo após atravessarmos a estrada seguimos caminho, mas não deixaremos de visitar uma fantástica piscina natural conhecida por Poço da Gola, o qual constitui um espaço único e paradisíaco.
Continuando caminho, vamos pouco a pouco deixando para trás a povoação para entrarmos e caminharmos num ambiente de montanha, por caminhos empedrados e trilhos de pastores. A sobranceira e majestosa Serra Amarela, o corte aguçado dos montes que nos rodeiam, as chãs e as fantásticas formações geológicas constituem os elementos de adorno desta bela paisagem em Terras de Lindoso. Logo após atravessarmos uma pequena chã por um trilho de pastores, seguimos um caminho lajeado descendente por entre manchas de carvalhos delimitadas por muros de pedra solta que nos levará novamente ao lugar de Parada. Aqui, podemos visitar a típica e rústica aldeia, a qual ainda alberga um vasto e conservado património arquitectónico. Passado algum tempo encontramo-nos a finalizar este passeio, precisamente no local onde teve início.




  • Trilho das Terras de Nóbrega
(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida: parque de estacionamento da sede da Junta de Freguesia de na aldeia de Sampriz.
Distância: 8,7 Km
Duração: 4hq5
Grau de Dificuldade: Moderado
Cota Máxima Atingida: 710 metros (Castelo de Aboim)
Âmbito do Percurso: Paisagístico-Cultural
Local: Monte do Castelo de Aboim
Tipo de percurso: circular
Roteiro: Iniciamos o percurso por um caminho empedrado, o qual, passados poucos metros, abandonamos para subirmos por um caminho em terra batida e que separa a área de floresta dos campos de cultivo. Alguns metros mais à frente, junto a um coberto, saímos do térreo caminho e viramos à esquerda para continuarmos a subir por um velho carreteiro - trata-se de um caminho de lajes de granito outrora usado por carros de bois. Este carreteiro, ladeado por muros de pedra solta e revestidos de musgo, vai conduzir-nos por entre uma bela floresta. maioritariamente de carvalhos e, de onde se podem admirar bucólicas paisagens, típicas das comunidades pastoris de montanha.
Continuando a subida, vamos encontrando pelo caminho diversos cobertos de abrigo ao gado bovino de raça barrosã. Pouco a pouco a floresta vai dando lugar a áreas de matos, para finalmente surgirem os verdes campos de cultivo e as pastagens. O caminho desemboca próximo de um abrigo de gado com cobertura em telha. Daqui começamos a descer por outro caminho lajeado e que, por entre os campos de cultivo, nos levará até a um caminho em terra batida, onde viramos à esquerda para subirmos.
Depois de algum tempo, voltamos a subir por um carreteiro que nos conduzirá ao lugar de Ventoselo - trata-se de um lugar povoado com construções modernas sobre edifícios anteriores. O recinto da Capela da N.ª Sr.ª do Livramento obriga-nos a fazer uma curta paragem para descanso e para observar a deslumbrante paisagem que nos rodeia. Retomadas as forças, seguimos caminho em direcção ao Castelo de Aboim,o qual contornamos pelo sopé. Este castelo medieval, do qual apenas restam as fundações, situa-se no topo do majestoso monólito, num local estratégico que goza de uma excelente visibilidade, dominando por completo a paisagem e “vigiando” o nosso percurso por Terras da Nóbrega.O caminho que ladeia o castelo vai dar lugar a um trilho de pastores que por sua vez desemboca num caminho em terra batida, o qual seguiremos em sentido descendente por entre a penedia e roçando a fronteira concelhia que separa o concelho de Ponte da Barca do de Vila Verde. Depois de atravessarmos a área de matos, seguimos um caminho bordeado por belos exemplares de carvalhos e que nos levará ao pequeno lugar da Granja do Velho, para descermos e embrenhámos-nos no interior de um belo bosque de carvalhos. Seguimos caminho por entre a densa floresta para depois subirmos por um trilho junto a uma linha de água que nos levará até à EN 531, a qual cruzamos para subirmos por um caminho que posteriormente nos levará a descer por entre uma área de matos. Este caminho vai desembocar novamente na EN531, para continuarmos a descer até ao local onde teve início este belo percurso por Terras da Nóbrega.



  • Trilho Interpretativo de São Miguel de Entre-ambos-os-Rios
(aceder ao folheto informativo)

Extensão: 6 km
Tipo de Percurso: Circular
Local de partida/chegada: Parque de Campismo de S. Miguel de Entre Ambos-os-Rios
Nível de dificuldade: fácil
Duração: cerca de 2 horas
Âmbito: Percurso com particular destaque para a fauna ripícola, a flora e a arquitectura rural.
Tipo de percurso: circular
Roteiro: Parque de Campismo de S. Miguel de Entre Ambos-os-Rios – Lugar da Igreja – Froufe – Rio Froufe – Carvalhal – Empondras – Lourido – Núcleo Museológico de S. Miguel – Lugar da Igreja – Parque de Campismo de S. Miguel de Entre Ambos-os-Rios






  • Trilho do Megalitismo de Britelo
(aceder ao folheto informativo)

Extensão: 11 km
Tipo de Percurso: Circular
Local de partida/chegada: Britelo
Nível de dificuldade: fácil
Duração: cerca de 4 horas
Tipo de percurso: circular



  • Trilho do Megalitismo do Germil
(aceder ao folheto informativo)

Extensão: 6 km
Tipo de Percurso: Circular
Local de partida/chegada: junto à capela da aldeia de montanha de Germil
Nível de dificuldade: fácil
Duração: cerca de 2 horas
Tipo de percurso: circular
Roteiros: Seguimos caminho pelo interior do núcleo rural e viramos à esquerda por um caminho empedrado mito bem conservado que gradualmente vai subindo e que permite, por um lado, vencer os declives da montanha e, por outro, que sejamos deslumbrados pelas majestosas paisagens da sobre a Serra da Peneda, Amarela e Gerês. Depois de cruzamos o riacho, pelas poldras, seguimos pelo empedrado para, posteriormente, viramos à esquerda e tomarmos um caminho pouco definido (um trilho pastoril aberto pela passagem de rebanhos e que desemboca num caminho florestal). Escassos metros depois, este caminho conduz-nos a uma estrada asfalta. Seguimos pela estrada e viramos à direita por um caminho empedrado que acompanha o rio Germil. Durante este itinerário pode-se observar uma magnífica vegetação ripícola, rodeada por belíssimos exemplares de carvalhos. Pouco a pouco, começamos a avistar as primeiras casas de Germil de Baixo. Antes de chegarmos a este lugar, visitamos a ermida e fazemos uma curta e obrigatória paragem neste bucólico lugar para observamos os espigueiros comunitários de elevado valor cultural e arqueológico. Daqui seguimos em direcção ao lugar onde teve inicio este percurso.



  • Trilho Românico de Bravães a S. Martinho de Castro
(aceder ao folheto informativo)

Extensão: 10 km
Tipo de Percurso: Circular
Local de partida/chegada: Bravães, junto ao Mosteiro.
Nível de dificuldade: fácil
Duração: cerca de 4 horas
Tipo de percurso: circular
Roteiro; Passa por pontos de interesse como os moinhos da aldeia de Bravães, a capela de Nossa Senhora da Pegadinha e o Mosteiro de S. Martinho de Crasto. Efectua-se o percurso inverso até ao ponto de partida.



  • Trilho do Penedo do Encanto
(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida / Ponto de Chegada: Lugar de Parada, Freguesia de Lindoso
Extensão : 6 km
Duração : Cerca de 2h 30m
Dificuldade : Moderada
Tipo de percurso: circular
Roteiro: Parada – Lajes – Cova da Revelha – Moinhos do Porto do Inferno – Outeiro do Sapo – Moinhos do Diabrete – Chão da Cabeça – Parada. Circuito com calçadas medievais, através das quais se podem apreciar as casas típicas da região. No interior da floresta, encontra-se um conjunto de gravuras rupestres da Idade do Bronze, entre as quais a mais importante é a chamada de “Penedo do Encanto”.



  • Trilho da Ermida
Ponto de Partida / Ponto de Chegada: junto à capela da aldeia de Lourido
Extensão : 6,5 km
Duração : Cerca de 4horas
Dificuldade : Moderada
Tipo de percurso: circular (ida e volta)
Roteiro: Desce-se até ao Rio de Froufe, que depois de atravessado, vai subindo a encosta, um amplo carvalhal ladeando. Depois segue-se por um trilho de gado caprino que nos conduz de novo a atravessar o rio Froufe, num local onde existem algumas piscinas naturais (como alagoa do Tahiti), que no Verão são de especial deleite. De seguida temos uma pronunciada subida até à Ermida.
A Ermida é um núcleo populacional tipicamente serrano, onde devido ao seu isolamento a organização comunitária ainda subiste a par de um valioso património etnográfico e arqueológico, Destaca-se a famosa pedra de Ermida, que se diz existir desde tempos imemoriais.
De regresso a Lourido, segue-se o mesmo trilho a subir, junto do rio Froufe e serpenteando a sua margem pouco depois voltámos no ponto de início.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Trilho das terras de Nóbrega

Ainda há pouco fiz este percurso, melhor, tentei fazê-lo... mas não consegui. As marcações são praticamente inexistentes, vário cruzamentos não têm qualquer marcação, nem a indicar para que lado seguir, nem a "fechar" o caminho.Passam-se longos minutos sem qualquer informação se estamos ou não no caminho correcto. Em vez de se aproveitar a bela paisagem, passamos o tempo em busca das marcações para ver se não nos perdemos.

Anónimo disse...

Como aceder ao mapa do percurso? Não existe?

Anónimo disse...

tem razao, o percurso da capela para diante nao tem marcaçao. consegui faze lo, c ajuda d mapa, mas mt mais dificil