quarta-feira, março 01, 2006

Barrancos - Percursos Pedestres





Parque de Natureza de Noudar
  • Trilho "O Moinho"
 Dificuldade: Média
Extensão: 3,4 km
Principais pontos de interesse: Malhada do Invernadero, Moinho da Múrtega, Graptólitos, Capela S. Ginês, Malhada do Castelo
Este percurso pretende dar a conhecer aos visitantes a importância das linhas de água para as comunidades animais e vegetais do PNN, mas também, no modus vivendi desta região nos últimos séculos. O azinhal, verdadeira relíquia a preservar, surge como vestígio da vegetação natural que ocuparia esta região noutros tempos.


   
  • Trilho Geológico-Mineiro
Esta caminhada irá dar-lhe a conhecer o riquíssimo património geológico-mineiro de Noudar, começando há 444 milhões de anos até ao século XIX-XX quando a extracção de cobre tinha um peso considerável na economia de Barrancos.
Dificuldade: elevada (se efectuado a pé)
Pontos de interesse: Graptólitos, Dobras, Encaixe da ribeira de Múrtega, Poço mineiro da Malhada dos Barrinhos, Calcários do Complexo Ígneo de Barrancos, Paleozóico do flanco oriental do anticlinal de Barrancos, Níveis fossilíferos da Formação do Monte das Russianas.

   
  • Trilho "O Monte"
Dificuldade: baixa
 Extensão: 1.5 km
Principais pontos de interesse: Monte da Coitadinha, Hortas biológicas, Eira, Malhada dos Braços.
Este trilho apresenta aos visitantes a vida e o trabalho agrícola do início do século XX e sua proximidade com a agricultura sustentável que actualmente, no começo do século XXI, se pratica no Parque de Natureza de Noudar.


   
  • Trilho "A Estrada"
Dificuldade: média 
Extensão: 2.5 km
Principais pontos de interesse: Castelo de Noudar, Porta de Moura, Estrada de Moura, Flora mediterrânica com presença de endemismos, Povoado Calcolítico, Ribeira da Múrtega, Aves de rapina.
Este trilho, que acompanha a ribeira da Múrtega em quase toda a sua extensão, conjuga os valores históricos de Noudar com exemplos surpreendentes da flora mediterrânica.

Sem comentários: