domingo, março 26, 2006

P.R. 13 - Percurso Alto dos Morrões. - Descrição

P.R. 13 - PERCURSO ALTO DE MORRÕES - PAREDES DE COURA

Nome do Percurso: Trilho Alto Dos Morrões
Entidade que o Implementou:
Município de Paredes de Coura
Tipo De Percurso:
Pequena Rota
Âmbito do Percurso:
Ecológico
Ponto de Partida:
Giesteira - Vascões
Distância Percorrida: 4,5 Km
Duração do Percurso:
2 h 30 m
Grau de Dificuldade:
Muito Fácil
C
ota Máxima Atingida: Alto dos Morrões 675 metros
Cota Miníma Atingida: 579 metros
Desnível: 96 metros


MAPA


DESCRIÇÃO
Partin
do da pequena ermida da Giesteira, iniciamos o percurso pelo caminho que se abre por entre campos murados que, pouco a pouco, vão dando lugar a bouças e campos abandonados cuja vegetação autóctone proliferou de forma espontânea, para nos embrenharmos por completo no extenso carvalhal da Paisagem Protegida. Este bosque de folhosas constitui um óptimo habitat para inúmeras espécies da flora e do reino animal. Aqui, deveremos parar por um pouco para nos instruirmos com a sabedoria da mãe natureza.
Esta floresta, antes classificada como Mata Nacional, resultou daplantação levada a cabo no período do Estado Novo, pela Junta de Colonização Interna, no seu polémico Plano Florestal a Norte do Tejo. As espécies arbóreas resultam desta plantação ou da regeneração, destacando-se o carvalho (Quercus robur), o vidoeiro (Betula alba), o castanheiro (Castanea sativa), a faia (Fagus sylvatica), o pilriteiro (Crataegus monogyna), o azevinho (Ilex aquifolium), entre muitas outras.
Em tão rico e diversificado habitat, são inúmeros os animais que aqui encontram abrigo e alimento, destacando-se o lobo ibérico (Canis lúpus signatus), o corço (Capreolus capreolus), o esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris), a toupeira-de-água (Gallemis pirennaicus), a águia de asa redonda (Buteo buteo). Para além das espécies do reino animal e do reino vegetal, também são de destacar, quer pela sua ampla variedade, quer pelo seu interesse gastronómico, as inúmeras
variedades do reino dos fungos, conhecidas vulgarmente por cogumelos.
Depois de uma obrigatória, mas apreciada e atenta paragem, continuamos caminho pelo estradão florestal até chegar a uma casa florestal abandonada, no lugar da Atalaia. Seguimos um caminho em terra por entre um bosque de cedros de Oregon, que nos conduzirá ao pitoresco e bucólico lugar de Túmio. Aqui podemos observar alguns exemplos da arquitectura popular, desde os simples espigueiros às típicas casas das comunidades de montanha do território de Coura.
Igualmente, fazem parte deste património construído os campos de cultivo, trabalhados em socalcos, regados por água acumulada em “poças” e conduzida por levadas em terra, rodeados por escultóricos muros de pedra solta, bordejados por azevinho.
Passado algum tempo alcançamos o local onde teve início este pequeno passeio pelo território do Corno de Bico, que possui um elevado interesse, não só pela sua biodiversidade, como também pelos jogos de luz e cores da paisagem envolvente.



PERFIL TOPOGRÁFICO





LOCALIZAÇÃO



Fontes (Imagens e Texto) : Câmara Municipal de Paredes de Coura

Sem comentários: