terça-feira, dezembro 04, 2007

VII Jornadas Nacionais de Pedestrianismo, de 30 de Novembro a 2 de Dezembro, em Alandroal, com múltiplas temáticas em comunicação

As VII Jornadas Nacionais de Pedestrianismo realizaram-se de 30 de Novembro a 2 de Dezembro, em Alandroal, numa organização em parceria do Município de Alandroal e da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Estas jornadas envolveram a participação de várias dezenas de especialistas e praticantes da modalidade.

O 1º dia destas jornadas ( 30 de Novembro - Sexta-feira), culminou com a descoberta de um pequeno "tesouro" localizado no castelo do Alandroal. Através de uma secção de Geocasting (jogo de aventura) os participante colocaram em prática a aprendizagem adquirido no curso de GPS que decorreu ao longo do dia no Fórum Cultural Transfronteiriço.

A abertura oficial das VII Jornadas de Pedestrianismo decorreu na manhã de sábado, dia 1 de Dezembro, ficando o dia marcado pelas diversas comunicações proferidas por especialistas desta temática.

Na secção de abertura esteve presente o Executivo do Município de Alandroal e representantes de várias entidades relacionadas com a modalidade. Usando da palavra, o Vice-Presidente do Município, Dr. João Grilo, frisou a importância da realização das Jornadas Nacionais Pedestrianismo em Concelhos como o Alandroal, pioneiro a nível do Alentejo Central na homologação de percursos pedestres, e onde as potencialidades em termos de desenvolvimento e aproveitamento desta modalidade desportiva para fins turísticos são evidentes como prova o numero crescente de praticantes.

Altamente participadas, as intervenções evocaram diversas questões, tais como as "potencialidades da prática de pedestrianismo em prol do desenvolvimento turístico", numa comunicação proferida por Joaquim Gonçalves, da Naturveredas, empresa que desenvolve a sua actividade na recuperação de caminhos antigos, tradicionais e históricos.

A problemática dos "Percursos Pedestres em Caminhos Públicos/Privados", abordada pelo jurista, Arquitecto do Município de Alandroal, respectivamente Dr. António Bastos e Arq.º Rui Rodrigues; mostrou ser uma questão recheada de dicotomias e que, na maioria das vezes, nem sequer é alvo de discussão em encontros desta natureza, revelando-se ser de elevada importância a sua abordagem e análise.

" A Dualidade dos Percursos Pedestres e a Interpretação da Natureza Dia/Noite", abordada pela Dra. Zilia Tovar, do Municipio de Montemor-o-Novo e a " Importância das Redes Europeias de Grande Rota", aludida pelo especialista Pedro Cuiça. da FCMP, foram outros dos assuntos referidos durante este Encontro.

Apolónia Rodrigues, coordenadora do Projecto Europeu GENUINELAND, (antiga " Rede Europeia de Turismo de Aldeia") foi responsável pela ultima intervenção do dia, prendendo a atenção de todos os presentes com a exposição que fez em torno deste novo produto turistico, baseado numa rede de aldeias situadas em diferentes regiões da Europa, das quais 14 são alentejanas e 3 do Concelho do Alandroal (Hortinhas, Terena e Juromenha) e que oferecem serviços turisricos em áreas como o património, ambiente e cultura tradicional, além da restauração, alojamento e animação.

Para além da apresentação de palestras sobre diversos aspectos da prática de pedestrianismo, VII edição das Jornadas Nacionais de Pedestrianismo ficaram também marcadas com a realização, no dia 2 de Dezembro, de um passeio pedestre numa área do concelho de Alandroal com potencialidades incontestáveis e de grande interesse patrimonial, paisagístico, rural em ambiental. "Á Descuberta de Endovélico" será o nome atribuido ao percurso pedestre que se encontra em fase final de homologação pela FCMP, juntando-se assim a um grupo de mais 3 percursos devidamente aprovados no Concelho de Alandroal.


Fonte:
Câmara Municipal do Alandroal

Sem comentários: