terça-feira, dezembro 11, 2007

11 de Dezembro - “Dia Internacional da Montanha" . A derriba das Montanhas face às mudanças climáticas crescentes.


Celebra-se hoje, 11 de Dezembro, o “Dia Internacional da Montanha (International Mountain Day - IMD) de 2007. Este ano o tema escolhido é “Enfrentar a Mudança: As Mudanças Climáticas nas Áreas de Montanha (Facing Change: Climate Change in Mountain Areas).

As mudanças climáticas, particularmente intensas desde as últimas décadas, fazem sentir os seus efeitos em especial nas áreas de montanhas. Observa-se que a maioria dos glaciares no globo terrestre têm rapidamente regredido e muitos desapareceram. Se a longo e médio prazo o exaurir destas reservas de água acarreta fortes prejuizos a vários níveis, verifica-se que a curto prazo o lesto degelo dos glaciares e calotes provoca inúmeras inundações e enxurradas, muitas delas de elevada magnitude. Paralelamente os níveis de precipitação nas áreas de montanhas têm decrescido. Como as montanhas são a principal 'fonte' de água não salina (e desta sobretudo água potável) as consequências são bastante negativas para grande parte dos seres vivos que habitam o planeta, e em especial nas suas áreas envolventes. No que concerne ao Homem, esta redução da água não salina disponível infere deveras no seu quotidiano e nas actividades que desenvolve: agricultura, indústrias, produção energética, etc, colocando em muitas situações em causa a sobrevivência de diversas comunidades.

(clicar para ampliar)

O Dia Internacional da Montanha foi instituído em 2003, na 57ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, após 2002 ter sido o “Ano Internacional das Montanhas”. A FAO (Fundação para Alimentação e Agricultura) , uma organização integrante da ONU, é responsável pela coordenação das celebrações em cada ano. Em 2002 criaram-se comités nacionais em 78 países, assim como a Aliança Internacional para o Desenvolvimento Sustentável das Regiões de Montanha (ou Aliança para as Montanhas).

As áreas de montanhas ocupam ¼ da superfície terrestre e nela vivem mais de 10% da população mundial. Cerca de 70% da água potável no mundo é originada nas montanhas, Dos vinte principais alimentos consumidos pela humanidade, seis têm origem nas montanhas (ex. batata dos Andes Peruanos, o milho da Serra do México, e o Sorgo do planalto etíope). Para além disso, as montanhas albergam uma imensurável riqueza a nível da património da fauna e flora, de recursos naturais (hídricos, energéticos, minerais,…), paisagísticos, etc.


Folheto Informativo do IMD
(clicar para ampliar)





Os temas antecedentes do Dia Internacional da Montanha foram:
  • 2003 - Mountains, Source of Freshwater
  • 2004 - Peace: Key to Sustainable Mountain Development
  • 2005 - Sustainable Tourism for Poverty Alleviation in Mountain Areas



Fonte das Imagens (superior e inferior):
FAO (Food and Agricultural Organization)

Sem comentários: