sexta-feira, julho 07, 2006

"Parque Natural da Serra da Estrela" cumpre 30 anos de existência e inaugura percurso pedestre para deficientes físicos e visuais.

"O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) assinala 30 anos de existência, dia 16, com a abertura de um percurso pedestre destinado a deficientes, disse à Lusa o seu director. Segundo Fernando Matos, o trajecto pedestre denominado "Percurso Universal", tem uma extensão de 600 metros, desenvolve-se no Vale do Rossim e está sinalizado de maneira a que possa ser percorrido por pessoas portadoras de deficiência a nível físico e visual.

"São percursos preparados, para que possam ser feitos por pessoas com alguma incapacidade, que de outra maneira não poderiam fazê-los", adiantou.

Com a criação deste género de percurso pedestre, o Instituto de Conservação da Natureza (ICN) possibilita que as pessoas deficientes também desfrutem do ar livre e do contacto com a natureza, segundo Fernando Matos.

As comemorações dos 30 anos do PNSE incluem ainda a realização de seis percursos pedestres, dirigidos à população em geral, com início - entre as 8 e as 9 horas - em diferentes locais da área protegida - concelhos da Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Seia, Covilhã e Manteigas.

Com uma duração de entre duas e três horas, as caminhadas estão limitadas a cerca de duas dezenas de participantes e serão acompanhadas por um técnico ou um vigilante do PNSE que dará indicações "sobre os valores naturais" existentes nos sítios por onde vão passando.

Fernando Matos adiantou à agência Lusa que o PNSE optou por comemorar o aniversário desta forma, porque "para além de divulgar a serra da Estrela em termos de valores naturais, pretende-se também sensibilizar as pessoas para o turismo de natureza, para o turismo pedestre".

O PNSE, com sede em Manteigas, distrito da Guarda, foi criado em 1976, abrangendo uma área de 101 060 hectares dos concelhos de Guarda, Celorico da Beira, Covilhã, Seia, Gouveia e Manteigas. "

Fonte : Jornal de Notícias - 7-07-006

2 comentários:

Papoila_Rubra disse...

Olá

Gostei muito de visitar este espaço que desconhecia.

Visitá-lo-ei mais vezes

Um abraço expressando o desejo de muito ânimo para o blog continuar

Anónimo disse...

um abraço e um bjnh dos sete magnificos