segunda-feira, agosto 28, 2006

1º abrigo de montanha em Portugal (homologado pela UIAA) localiza-se na Serra da Arga, e foi criado pelo "Clube Celtas do Minho".

"Embora desde meados do século XVIII que os refúgios de montanha sejam infra-estruturas imprescindíveis no apoio aos montanheiros em diversos países europeus, só agora é que vai surgir em Portugal a primeira habitação avalizada pela União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA)*. Trata-se da adaptação de uma antiga caserna (Casa da Mina) dos mineiros das explorações de volfrâmio e estanho da serra de Arga, levada cabo pelo Clube Celtas do Minho, de Vila Nova de Cerveira, no lugar da Castanheira, na aldeia caminhense de Arga de Baixo.


O edifício, com 125 metros quadrados de área, cedido pela Junta de Freguesia - administradora dos Baldios -, possibilitará a estadia a 30 pessoas e estará equipado com balneário, sanitários, cozinha e uma parede de escalada indoor. O aquecimento central será a lenha e a electricidade fornecida por intermédio de energia solar, havendo uma guarda permanente que controlará os utentes - "defensores da montanha", como os definiu Emanuel Oliveira, presidente da Direcção do clube cerveirense.

Desde Março do ano passado que iniciaram o processo de construção e legalização do abrigo - uma "luta muito grande", reconheceu este amante da montanha, devido ao envolvimento de várias entidades no seu licenciamento e ao pioneirismo do projecto -, prevendo que no próximo mês possa entrar em funcionamento, de modo a evitar mais assaltos à antiga caserna, o que já sucedeu por quatro vezes.

Mercê de uma candidatura ao programa Agris, avalizada pela Câmara de Caminha, tendo em vista a "valorização das paisagens serranas", foi possível obter uma comparticipação de 75% do custo da recuperação ("Realizada voluntariamente por nós", frisou Emanuel Oliveira) e que ascendeu a 60 mil euros, levando a que o clube se visse obrigado a pedir uma linha de crédito à banca a fim de garantir a sua parte (25%) do projecto. Casa fica na confluência de quatro rotas de percursos pedestres com ligação ao Parque Natural da Peneda-Gerês. "

Fontes:
Texto- Jornal de Notícias - 28-08-006
Imagens dos Celtas do Minho.


*A UIAA também é designada por Federação Internacional de Montanhismo e Escalada


Aceder à webpage do Refúgio Casa da Mina, dos Celtas do Minho.

1 comentário:

medronho disse...

Uma excelente notícia para todos os montanheiros :)
Espero que continuem a investir em outras serras portuguesas.