O Dia Internacional da Montanha foi instituído em 2003, na 57ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, após 2002 ter sido o “Ano Internacional das Montanhas”.
As áreas de montanhas ocupam ¼ da superfície terrestre e nela vivem mais de 10% da população mundial. Cerca de 70% da água potável no mundo é originada nas montanhas, Dos vinte principais alimentos consumidos pela humanidade, seis têm origem nas montanhas (ex. batata dos Andes Peruanos, o milho da Serra do México, e o Sorgo do planalto etíope). Para além disso, as montanhas albergam uma imensurável riqueza a nível da património da fauna e flora, de recursos naturais (hídricos, energéticos, minerais,…), paisagísticos, etc.
Em Espanha a “Plataforma en Defensa de las Montañas de Aragón” também irá celebrar hoje este dia, com uma concentração na cidade de Saragoça, pelas 18 horas, aproveitando para reivindicar uma maior protecção às montanha daquela região, que sobretudo nos últimos anos têm sido alvo de diversas intervenções nefastas, fruto da construção em áreas montanhosas de novas estâncias de ski e de infra-estruturas e equipamentos urbanísticos adstritos.
Folheto Informativo do IMD
Apresentação do IMD (pdf – 3,5 Mb)
Logotipo inferior concebido pela FPME
Os temas antecedentes do Dia Internacional da Montanha foram:
- 2003 - Mountains, Source of Freshwater
- 2004 - Peace: Key to Sustainable Mountain Development
- 2005 - Sustainable Tourism for Poverty Alleviation in Mountain Areas
Sem comentários:
Enviar um comentário