quinta-feira, janeiro 10, 2008

Passeio Pedestre "Percurso das Barragens", dia 20 de Janeiro, promovido pela Câmara Municipal de Silves




Um passeio pedestre denominado "Percurso das Barragens" é a proposta da Câmara Municipal de Silves para domingo, dia 20 de Janeiro. Às 14h30, partirá do Largo do Município, um autocarro que a Câmara de Silves disponibilizará para todos os participantes inscritos.

O "Percurso das Barragens" oferece aos seus participantes a panorâmica dos dois reservatórios de água mais importantes do Algarve, as barragens do Funcho e do Arade.


As Inscrições (até ao dia 16 de Janeiro) e Informações:
Câmara Municipal de Silves
Divisão de Educação, Cultura, Turismo e Património.
Tlf 282440800
E-mail : dectp@cm.silves.pt.





Este será o primeiro dos onze passeios que a autarquia silvense vai promover, quinzenalmente, ao longo de 2008, para dar a conhecer as propostas contidas na sua publicação "Percursos", editado em 2006, e disponível nos diferentes postos de informação da Câmara. A realização destes onze percursos tem como objectivo dar a conhecer alguns dos aspectos menos conhecidos do concelho de Silves.

Este guia começa com uma caracterização do município de Silves em termos geográficos e económicos, e depois apresenta depois onze percursos, que levam o visitante à descoberta das muitas facetas de um concelho dividido entre o mar, o barrocal e a serra. Para cada um dos passeios propostos, há um pequeno texto explicativo, com as notas essenciais, e depois um mapa do percurso, inserido em fotografia aérea, facilitando assim as tarefas de "navegação".


Os percursos incluem também a indicação do tipo de locomoção mais apropriada – a pé, de btt ou em todo-o-terreno – a extensão e a duração prevista, de modo a que o visitante possa planear melhor a sua estadia. E há até a possibilidade de combinar, num só dia, vários passeios. Para facilitar a vida aos visitantes, no terreno os percursos estão também assinalados, com as placas e as cores reconhecidas internacionalmente. Para quem não estiver muito habituado, o livro também explica a simbologia utilizada.

Os percursos são o Percurso Cinegético, Percurso da História, Percurso do Lagoão, Percurso Serrano, Percurso de Odelouca, Percurso das Barragens, Percurso do Eucalipto, Roteiro do Manuelino, Percurso das Capelas, Percurso da Fonte dos Valinhos, e Percurso dos Salgados.

O conteúdo do guia de «Percursos» foi desenvolvido pela equipa da Divisão de Cultura, Turismo e Património da Câmara de Silves, tendo a edição contado com o apoio do Programa «Leader + Sudoeste», gerido pela Associação Vicentina. A 1º edição tem 10 mil exemplares, metade em português e metade em inglês.


Fonte do texto e imagens: Câmara Municipal de Silves

Sem comentários: