quarta-feira, setembro 03, 2008

"Dias Tranquilos” em Montemor-o-Novo, Passeios pedestres entre Setembro e Dezembro de 2008, promovidos pela Câmara Municipal


Mais um Verão que passou, e começa de novo a época dos dias mais frios e curtos, assim como a escola dos mais pequenos. Os fins-de-semana teimam em passar num instante, e como tal há que aproveitá-los da melhor forma. A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo propõe mais uma edição de Dias Tranquilos. Caminhadas pelo campo, pela cidade à procura de vestígios dos nossos antepassados, observar curiosas espécies animais, tudo isto são de certeza bons motivos para apontar desde já estas manhãs de Sábado na sua agenda:


13 de Setembro de 2008
Pintura mural religiosa no Concelho de Montemor-o-Novo
Partiu-se para este trabalho com pouco conhecimento acerca da pintura mural existente neste concelho. Esta foi talvez uma das principais razões pela qual se levou a fazer um inventário sobre esta área do património do concelho que ainda não foi muito investigada.
Com Nelson Santos


27 de Setembro de 2008
O rato de cabrera
O rato de Cabrera é o único roedor endémico da Península Ibérica, possuindo uma distribuição muito restrita e fragmentada devido ás suas necessidades ecológicas muito particulares, não tolerando amplitudes térmicas acentuadas e humidade reduzida. A caminhar pelo campo vamos à procura desta espécie com características tão distintas.
Com o Professor António Mira.

11 de Outubro
As aves no Sítio de Cabrela
“As aves desde sempre fascinaram o homem. A sua extraordinária capacidade de voar e a beleza dos seus cantos e plumagens constituem motivos de permanente admiração. A observação de aves é hoje uma actividade que desperta um interesse crescente um pouco por todo o mundo.” (SPEA)
Com Carlos Vilhena e Carlos Godinho.

25 de Outubro de 2008
Vestígios romanos em Montemor-o-Novo
Durante uma manhã, iremos passear pelo Concelho de Montemor à descoberta de vestígios que os Romanos por cá nos deixaram.
Com Mário Pinto

8 de Novembro
Montemor Conventual
Montemor-o-Novo é uma cidade marcada por uma forte presença conventual, testemunho rico da importância e força das ordens religiosas. Hoje, os conventos de Montemor são palco de variada actividade cultural e objecto deste passeio.

22 de Novembro de 2008
Aldeia de São Cristóvão
Propomos um passeio pedestre pelo campo ao redor da povoação de São Cristóvão, com pic-nic a servir de almoço e de seguida visitar locais de interesse dentro da própria aldeia, tais como a Igreja Paroquial, monumento do séc. XVI, com características manuelinas no interior e exterior.

6 de Dezembro de 2008
Caminhada em Monfurado
Passeio pedestre pela Serra de Monfurado, com um total de 7 Km´s. As grandes chaminés características da vila do Escoural, as extensas áreas de montado, o verde ondulado das colinas da Serra de Monfurado e o prazer de uma caminhada são os ingredientes dominantes deste passeio.



Horários: os passeios têm início às 9h30 no Posto de Turismo.O passeio do dia 27 de Setembro tem início às 09h00 no Posto de Turismo. Os passeios dos dias 11 de Outubro e 22 de Novembro têm a duração de um dia.



Inscrições e Informações:
Posto de Turismo de Montemor-o-Novo
Largo Calouste Gulbenkian
7050-192 Montemor-o-Novo

Tlf. 266 898 103
Fax 266 877 096
e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt

http://www.cm-montemornovo.pt


Inscrições: devem ser efectuadas até à quarta-feira anterior a cada passeio
O número de participantes em cada passeio é limitado. Os passeios têm um limite mínimo de 10 participantes.


“Dias Tranquilos” edição de Fevereiro a Junho de 2008

“Dias Tranquilos” edição de Setembro de 2007 a Janeiro de 2008

Sem comentários: