quinta-feira, setembro 06, 2007

Passeios pedestres “Dias Tranquilos” entre Setembro de 2007 a Janeiro de 2008 em Montemor-o-Novo, promovidos pela Câmara Municipal


Proporcionar “Dias Tranquilos” é a proposta da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo com o apoio do programa LIFE Natureza. Deixar que as caminhadas nos ensinem a interpretar a natureza e presenciar modos de vida e de cultura que têm vindo a desaparecer ao longo do tempo, são as propostas desta nova edição de passeios pedestres “Dias Tranquilos”.



Calendário:


15 de Setembro
de 2007
Abelhas de Montemor

Orientado por António Rodrigues, da Quizcamp.
Com o apoio da Quizcamp, empresa que comercializa produtos totalmente naturais para colmeias, e que por isso contribuem para a melhoria da qualidade de vida de quem os consome, vamos visitar um dos seus apiários. Com fatos próprios de apicultor, vamos contactar directamente com as abelhas e perceber como vivem para além de produzirem mel.
Passeio limitado a 15 participantes.


13 de Outubro de 2007
A brama dos veados
Entre Setembro e Novembro, época de acasalamento dos veados, acontecem as lutas e despiques entre os machos que medem forças através da intensidade e volume dos seus bramidos. Este som é uma característica forte desta época que se denomina brama. Neste passeio, em visita a uma herdade onde habitam veados, descobriremos outras características do maior herbívoro da nossa fauna bravia.


27 de Outubro de 2007
Passeio pedestre - Megalitismo
Com orientação do Professor Manuel Calado, do Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, este passeio tem a duração de um dia, percorrendo caminhos ancestrais e paisagens marcadas por testemunhos da presença dos nossos mais longínquos antepassados.

3 de Novembro de 2007
Cogumelos comestíveis e cogumelos venenosos
Com orientação de Professora Celeste, da Universidade de Évora.
As chuvas intensas e a humidade próprias do Inverno fazem os fungos brotar sob as mais diversas formas. Neste passeio vamos conhecer alguns desses fungos e aprender as diferenças entre os comestíveis e os não comestíveis, bem como perceber toda a sua envolvente.

24 de Novembro de 2007
Um dia em Cabrela
A caminhada inicia-se numa das mais antigas vilas de Portugal, onde vamos poder visitar antigos moinhos de vento, na companhia de quem lá viveu, em tempos. Ao longo do dia, seguindo por caminhos de terra, em terrenos ondulados, é-nos proporcionado desfrutar de uma majestosa paisagem que reflecte a diversidade ecológica da zona.
Cada participante deverá levar o seu piquenique.

15 de Dezembro de 2007
Antigo ramal ferroviário de Montemor-o-Novo
Ao longo do antigo ramal ferroviário de Montemor, desactivado no final da década de 80, poderemos visitar duas antigas estações: Torre da Gadanha, que deixou recentemente de efectuar serviço de passageiros, e Paião, encerrada desde que o comboio aqui deixou de passar.
O passeio tem a duração de um dia (aproximadamente 14 km), devendo cada participante levar o seu piquenique.


12 de Janeiro de 2008
Percurso de orientação na Serra de Monfurado
Com o apoio de mapas, o desafio deste percurso pedestre é chegar ao destino final.


26 de Janeiro de 2008
Aldeia do Ciborro
A aldeia do Ciborro, considerada por muitos como “uma aldeia diferente do Alentejo” é o ponto de partida para uma caminhada pela planície alentejana.



Horários:
Os passeios têm início às 9h30 no Posto de Turismo.
Os passeios dos dias 27 de Outubro, 24 de Novembro, 15 de Dezembro e 12 e 26 de Janeiro têm a duração de um dia. Os outros têm duração de meio dia


Inscrições e informações:
As inscrições devem ser efectuadas até à quarta-feira anterior a cada passeio, mediante o pagamento de 5 € por pessoa (as crianças com menos de 12 anos não pagam). O pagamento pode ser feito em dinheiro ou por cheque não datado à ordem do Tesoureiro do Município de Montemor-o-Novo.
O número de participantes em cada passeio é limitado.

Local das inscrições:
Posto de Turismo de Montemor-o-Novo
Largo Calouste Gulbenkian
7050-192 Montemor-o-Novo.
Tel. 266 898 103
E-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt

Sem comentários: