sexta-feira, janeiro 16, 2009

Associação Transumância e Natureza (ATN) - Calendário de Passeios Pedestres 2009

Calendário de Passeio Pedestres 2009 - Associação Transumância e Natureza (ATN)


24 de Janeiro
Descobrindo a Faia Brava
Distânica: 5 km
Dificuldade: Média
Local: Reserva da Faia Brava, Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo
A visita começa às 9h00, em frente da igreja da aldeia de Algodres, e tem a duração aproximada de 8 horas, com várias pausas e um merecido descanso e almoço nas Hortas da Sabóia (futuro centro de recepção a visitantes). A partir de Algodres, seguiremos até à entrada da Reserva da Faia Brava, percorrendo parte da mancha de sobreiral mais extensa do distrito da Guarda. Dentro da reserva, poderá observar alguns resultados da campanha de reflorestação que tem sido levada a cabo desde 2004, visitar um magnifico pombal tradicional recuperado, contemplar as margens do rio Côa e visitar o campo de alimentação de aves necrófagas. Durante o almoço, nas Hortas da Sabóia, poderá visitar o nosso viveiro florestal, onde são produzidas as árvores autóctones da região e interagir com os garranos mais jovens da Faia Brava. Depois do almoço, cada visitante plantará uma árvore, deixando um contributo importante para recuperação do bosque da Faia Brava. No regresso a Algodres, terá a oportunidade de conhecer um olival tradicional, de produção biológica, que dá origem ao azeite de qualidade superior Faia Brava, marca própria da ATN. produzido para a campanha Faia Brava. Chegada a Algodres às 17.00h.




21 de Fevereiro
Rota dos Moleiros
Distância: 8 km
Dificuldade: Difícil
Local: Reserva da Faia Brava, Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo

A visita começa às 9h00, em frente da igreja da aldeia de Algodres, e tem a duração aproximada de 8 horas, com várias pausas e um merecido descanso e almoço junto do rio Côa. No decorrer do percurso poderá visitar os Garranos da Faia Brava, albergados no cercado existente nas Hortas da Sabóia (futuro centro de recepção a visitantes). Irá percorrer os caminhos realizados antigamente pelos moleiros da região, onde poderá deslumbrar-se com as magnificas paisagens de escarpas que acompanham o rio, com várias pausas para poder observar a composição marcante da Reserva da Faia Brava. Durante a tarde, de regresso a Algodres, terá a oportunidade de conhecer o tradicional mosaico agro-florestal característico, e conhecer o modo de vida tão relacionado e dependente dos factores ambientais que a população tem mantido década após década. Chegada a Algodres às 17.00h.



18 de Abril
Passeio "Cores e Cheiros de Riba-Côa"
Distância: 7 km
Dificuldade: Média


A visita começa às 9.00h, junto ao cruzeiro da entrada da aldeia. Atravessaremos a típica aldeia, passando pelas ruas ladeadas de muros de pedra e casas típicas, dando vida novamente ao antigo trilho percorrido pelas lavadeiras de Cidadelhe em tempos idos. Deslumbrando-nos com a paisagem ao longo do trilho, chegaremos ao rio Côa para um merecido e refrescante almoço. Regresso a Cidadelhe após o almoço continuando a explorar o trilho.




23 de Maio
Passeio "De Olho nas Aves"
Distância: 9 km
Dificuldade: Média


A visita começa às 9.00h, em frente da igreja da aldeia de Algodres, e tem a duração aproximada de 8 horas, com várias pausas e um merecido descanso nas Hortas da Sabóia. A partir de Algodres, seguiremos até à entrada da Reserva da Faia Brava, ao longo de uma extensa mancha de sobreiral. Percorrendo os caminhos que atravessam o mosaico Agro-florestal característico da região, terá a oportunidade de deslumbrar-se com a diversidade de espécies que poderá encontrar e com sorte observar. Após o almoço irá aprender como construir uma caixa-ninho para as aves.





28 de Novembro
Passeio "Em Busca dos Cogumelos"

A visita começa às 10h, em frente da igreja de Algodres. Entraremos na Reserva da Faia Brava por um característico caminho de sobreiral, onde iremos proceder à procura e identificação de algumas espécies de cogumelos, com a ajuda de técnicos e especialistas convidados e com recurso a guias de campo. Após um relaxante almoço nas Hortas da Sabóia, seguiremos por diversos caminhos que atravessam o mosaico agro-florestal que caracteriza a região, continuando na busca destes incriveis seres que são os fungos. Passeio até às 15h.



Contactos:
Associação Transumância e Natureza - Sede
Travessa Serpa Pinto, 5
6440-118 Figueira de Castelo Rodrigo.

Telefone/Fax: 271 311 202
Telemóvel: 96 210 22 62
geral@atnatureza.org

Alice Gama
Telefone/Fax: 271 311 202
Telemóvel: 96 210 22 62
a.gama@atnatureza.org

http://www.atnatureza.org/


Calendário de Passeios Pedestres 2008

Sem comentários: