sexta-feira, janeiro 02, 2009

Festival de Passeios a Pé da Madeira 2009 de 13 a 17 de Janeiro de 2009

O Festival de Passeios a Pé da Madeira 2009 (Madeira Islands Walking Festival) decorre de 13 a 17 de Janeiro de 2009 nass ilhas da Madeira e Porto Santo .

Este Festival é uma iniciativa do fotógrafo e escritor “freelance” de “outdoors”, Terry Marsh. Entre 2004 e 2006, ele foi responsável pela organização dos festivais de passeios a pé na Ilha de Man que obtiveram muito sucesso. Neste momento, a sua atenção está inclinada para a Madeira.

Estas ilhas oferecem alguns dos mais aprazíveis passeios a pé que se podem imaginar. Então, que melhor lugar do que este para realizar um festival de passeios a pé? Uma celebração de tudo o que de bom existe sobre a mais popular das actividades de lazer.

O festival é promovido pela Direcção Regional do Turismo da Madeira que está activamente envolvida na sua organização. Estamos confiantes que este festival encorajará os caminhantes a visitarem as Ilhas da Madeira para ficarem com a experiência pessoal de saborearem as belezas inigualáveis deste lugar notável.

Não há níveis de dificuldade para os passeios na Madeira e no Porto Santo: níveis de dificuldade são demasiado subjectivos para serem úteis. Mas aconselhamos que todos os participantes avaliem a sua própria capacidade para realizarem um determinado passeio, tendo em conta a distância e as demais informações sobre todos os passeios que estão disponíveis no Site Oficial do Turismo da Madeira.


Estão disponíveis os seguintes percursos:


13 de Janeiro de 2009 (Terça-feira)
  • Caminho Real do Paul do Mar, Madeira
Um trilho curto mas simpático, quase todo encosta abaixo desde a freguesia dos Prazeres até o Paul do Mar, junto à costa. A descida é feita por entre poios agrícolas, suportados pelos seus muros de pedra.
  • Levada dos Cedros, Madeira
Se sofre de vertigens deve evitar este espectacular trilho que tem início no Fanal, no planalto do Paul da Serra, e atravessa a floresta Laurissilva, Património Natural Mundial. Logo no início, a levada segue pela inclinada encosta na margem direita da Ribeira da Janela.
  • Caminho do Pináculo e Folhadal, Madeira
Este trilho é o mas extenso incluído no festival e acompanha as Levadas da Serra e do Norte, entre os 1.000 m e os 1.600 m de altitude. Oferece magníficas paisagens sobre o vale de São Vicente e atravessa zonas de vegetação de altitude, bem como a floresta Laurissilva.
  • Levada das 25 Fontes, Madeira
O trilho inicia-se descendo até ao Rabaçal, e daqui continuando a descer a encosta ao longo da levada até encontrar a espectacular queda d’ água. O regresso é feito pelo mesmo caminho, mas o percurso é muito agradável.





14 de Janeiro de 2009 (Quarta-feira)
  • Vereda dos Balcões, Madeira
Com início na vila montanhosa do Ribeiro Frio, este pequeno trilho segue a Levada da Serra do Faial, dando acesso ao miradouro dos Balcões, donde se podem desfrutar vistas soberbas sobre o vale da Ribeira da Metade.
  • Levada do Rei, Madeira
Na parte norte da ilha, este trilho é linear, mas o regresso é feito pela mesma rota. Existem túneis neste percurso, pelo que é essencial levar lanterna. A primeira parte do trilho segue a levada através de uma área florestal e oferece vistas espectaculares das terras agrícolas de São Jorge e Santana
  • Vereda da Ilha, Madeira
Este trilho inicia-se com uma curta subida até ao cume mais alto da Madeira, o Pico Ruivo, a partir donde se inicia uma longa e quase contínua descida até à freguesia da Ilha, um desnível de 1.376 m. O percurso oferece a oportunidade de experimentar dois tipos de ecossistemas da Rede Natura 2000: o maciço montanhoso central e a floresta Laurissilva.




15 de Janeiro de 2009 (Quinta-feira)

  • Levada do Caldeirão Verde, Madeira
Tem início no Parque Florestal das Queimadas, atravessa abruptas escarpas e montanhas, e constitui uma importante via de penetração pedestre no interior do vale profundo da Ribeira de São Jorge. Oferece ao caminhante uma vertiginosa e espectacular vista da orografia do interior da ilha. Passa por túneis escavados na rocha, pelo que necessita de lanterna.
  • Caminho Real da Encumeada, Madeira
Atravessa parte do maciço montanhoso central, pela base dos picos mais altos da Madeira, possibilitando vislumbrar a vila do Curral das Freiras, localizada na profunda depressão montanhosa que a rodeia. Antigo “Caminho Real” calcetado, era uma das principais vias para a movimentação de pessoas na ilha.





16 de Janeiro de 2009 (Sexta-feira)
  • Vereda do Pico Ruivo, Madeira
Um percurso que permite aceder ao cume mais alto da Madeira, o Pico Ruivo. O trilho sobe ao longo do “lombo”, que separa as encostas do Faial das de Santana.
  • Levada Fajã do Rodrigues, Madeira
Entre os muitos e extensos túneis, que são uma constante ao longo desta levada, poderá apreciar as belas panorâmicas sobre o vale de São Vicente.
  • Vereda do Areeiro, Madeira
Ligando os dois picos mais altos da Madeira, este é um trilho formidável que inclui túneis, alguns declives acentuados e paisagens fabulosas do maciço montanhoso central.
  • Vereda da Ponta de São Lourenço, Madeira
Este trilho explora a longa e delgada península de São Lourenço, situada na ponta Este da Madeira. O caminho, embora ondulante, está em boas condições e permite observar as paisagens de arriba mais belas da ilha.



17 de Janeiro de 2009 (Sábado)
  • Vereda da Ribeira da Janela, Madeira
Este traçado segue os vestígios de uma antiga vereda utilizada pela população para explorar os recursos lenhosos oferecidos pela floresta. Grande parte do percurso é feito encosta abaixo.
  • Levada do Moinho, Madeira
No extremo noroeste da Madeira, a Levada do Moinho é assim conhecida por, ao longo do seu trajecto, terem existido vários moinhos de água. Foi construída a expensas dos seus utilizadores e só eles tinham direito ao seu uso.
  • Levada do Furado, Madeira
Esta levada, com início no Ribeiro Frio, é uma das mais antigas levadas públicas, tendo sido adquirida pelo Estado para irrigar os campos agrícolas do Porto da Cruz. Este trilho termina com um a descida até à Portela.
  • Vereda da Encumeada, Madeira
Tem início nas proximidades do Pico Ruivo e ruma a ocidente, ao longo da cordilheira central, até ao passo da Encumeada. Passa por escarpas vulcânicas e por envolventes cenários da floresta Laurissilva.




Festival de Passeios a Pé da Madeira 2008

Sem comentários: