sexta-feira, julho 24, 2009

Implementado o 1º percurso pedestre privado português homologado pela FCMP e pela ERA-FERP

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Alto Douro, disponibiliza o primeiro percurso pedestre privado português homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e “Fédération Européenne de la Randonée Pedestre” (ERA-EWE-FERP).

Trata-se do PR1 "Percurso Pedestre da Quinta Nova" (no concelho de Sabrosa), um circuito pedestre com 17 kms, distribuído por três rotas distintas, através dos locais mais históricos e emblemáticos em 120 ha de propriedade.

Clicar para ampliar

Em pleno coração do Alto Douro vinhateiro, perto do Pinhão e com uma paisagem de tirar o fôlego, estende-se ao longo de 1,5 km pela margem norte do rio douro, repleta de socalcos e patamares de vinhedos classificados com a letra A, onde todo o património histórico foi cuidadosamente preservado.

O circuito pedestre criado possibilita ao visitante conhecer a história e os costumes de uma quinta vitivinícola ao pormenor e várias outras actividades: passeios ao ar livre, winecaching (geochaching temático), btt, nordic walking e observação de aves, não esquecendo a possibilidade encantatória de fazer um piquenique nos vários recantos da Quinta.

Com diferentes graus de dificuldade, os três percursos orientam o visitante pela Adega da Quinta, pelas duas capelas, por caminhos de árvores, passando pelos três pomares da propriedade: o Pomar de África, o Pomar do Romano ou o Pomar do Laranjal.

O percurso é gratuito e proporciona diferentes actividades naturais durante todo o ano, sendo apenas necessário que o visitante se apresente na Recepção do Hotel Rural Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo entre as 9h00 e as 17h30, de forma a recolher informações e mapa orientativo bem como as respectivas normas de segurança.

Para além do percurso pedestre, o visitante poderá encontrar um projecto diferenciador com um magnífico hotel vínico e variados espaços de lazer, um restaurante com gastronomia regional no seu melhor promovendo os vinhos produzidos com a marca da quinta, desenvolvendo um turismo sustentável no Alto Douro Vinhateiro.

Fonte: Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo

(via Jorge Agostinho)

Sem comentários: