quarta-feira, outubro 21, 2009

As ilhas do Pico e de São Miguel terão mais 8 percursos pedestres até ao final do ano, perfazendo na totalidade dos Açores 67 percursos.


As ilhas do Pico e de São Miguel devem abrir mais oito percursos pedestres até ao final do ano, aumentando para 67 os percursos espalhados pelas nove ilhas, segundo afirmou Raquel Martins, do Gabinete de Apoio ao Turismo de Natureza em Espaço Rural (GATNER).

Actualmente, as ilhas dos Açores dispõem de 59 percursos finalizados e assinalados, e poderá vir a contar com 75, através de propostas de autarquias das ilhas. Os trilhos pedestres normalmente reabilitam a rede de caminhos utilizada pelos habitantes das ilhas, pela mais diversas razões, para se deslocarem a festas vizinhas, ou vender produtos como legumes, frutos, carvão e peixe, e que permitem descobrir paisagens únicas, bem como conviver com os locais.

Carlos de Bulhão Pato, coordenador do GATNER, no decorrer da V Bienal de Turismo Rural Atlântico, que decorreu em São Jorge entre 15 e 17 de Outubro., referiu que ainda não foi aferido o número concreto de turistas que procuram as caminhadas na ilha. Contudo informou que na respectiva página online ( http://www.trails-azores.com ) os trilhos mais procurados recentemente, são o Percurso do Chá – Porto Formoso e o Salto do Cabrito em São Miguel, o Trilho do Norte Pequeno e Serra do Topo / Fajã dos Vimes, em São Jorge, a Baía da Folga e a Serra Branca – Praia, a Volta à Caldeira – Furna do Enxofre, na Graciosa, Cara do Índio e Caldeirão – Ponta do Marco – Cancela do Pico, no Corvo e Santo Espírito – Maia, em Santa Maria.

Nesta página online da GATNER dedicada aos passeios pedestres no arquipélago é possivel recolher informação sobre os diferentes passeios, a sua descrição, a oferta hoteleira que se encontra na região e a notificação sobre os trilhos que no momento estão encerrados temporariamente.

Adaptado de PressTur - 19/19/2009

Sem comentários: