sábado, abril 24, 2010

ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto - Calendário de Caminhadas "A Pé pelos Caminhos do Xisto"



Ciclo de Caminhadas "A Pé pelos Caminhos do Xisto" - ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto

A ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto organiza, em colaboração com os seus parceiros, passeios pedestres que decorrem e 25 de Abril próximo até meados de Outubro. Por trilhos que circundam as Aldeias do Xisto, num ambiente que se quer festivo.

Os Caminhos do Xisto são a oportunidade perfeita para se passear por um território encantado, de deslumbres vários e recantos sempre surpreendentes.



25 de Abril
A Pé pelo Caminho do Xisto de Álvaro
Concelho: Oleiros
9h - Concentração njunto da igreja da Aldeia de Álvaro
9h30 - Início da caminhada
18h - Conclusão da actividade
Venha passear por encostas, continuamente acompanhados pela beleza do Rio Zêzere, ao fundo. Por oliveiras, carvalhos, pinheiros, eucaliptos e cerejeiras. Com animais fugidios que alertam para a biodiversidade que por aqui existe. Podem ser percorridos dois percursos, que circundam a Aldeia. São eles, os Caminho do Xisto de Álvaro: "Nos meandros do Zêzere" e "Mui nobre Villa"

Inscrições e Informações: Município de Oleiros - Tel.: 272 681 008 - turismo@cm-oleiros.pt


9 de Maio
A Pé pelo Caminho do Xisto de Benfeita
Concelho: Arganil
Ponto de encontro: pelas 9h30, na Aldeia do Xisto de Benfeita, junto à sua Praia Fluvial.
No domínio do xisto, um percurso deslumbrante e de contornos quase mágicos! Venha saborear a frescura e ver vales perfeitos, num percurso simplesmente fantástico e genuíno! Com passagens em algumas quedas de água fabulosas, como a conhecida 'Fraga da Pena'.
O percurso "A Frescura das Cascatas" atravessa campos de cultivo, num domínio que é de xisto.
Percorre um tipo de relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados, sulcado por vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde por vezes se encontram curiosos acidentes geológicos. São assim cerca de 10km sempre acompanhados por bela e fresca vegetação proporcionada por levadas e quedas de água constantes.

Programa
8h45 - Autocarros partem de Arganil, junto ao sub-Paço, rumo a Benfeita
9h - Parte o autocarro de Coja, junto à Casa do Padre, até Benfeita
9h30m - Caminho do Xisto da Benfeita "A Frescura das Cascatas"
Há reforço alimentar na localidade de Sardal (a meio do trajecto).
No fim do percurso: almoço oferecido aos participantes, no Largo da Benfeita.



16 Maio
A Pé pelo Caminho do Xisto de Água Formosa
Concelho: Vila de Rei

23 Maio
A Pé pelo Caminho do Xisto de Sarzedas
Concelho: Castelo Branco



Clicar para ampliar


3 de Julho
A Pé pelo Caminho do Xisto do Gondramaz

11 de Julho
A Pé pelos "Elementos à Solta"
Concelho: Lousã
Aldeias do Xisto da Cerdeira e do Candal, na serra da Lousã
Organizador: Câmara Municipal da Lousã
Inauguração dos Caminho do Xisto da Cerdeira e do Candal destas aldeias.
Aninhadas na serra da Lousã, Candal e Cerdeira são aldeias enigmáticas, quase mágicas.
Em socalcos, há beleza, há paisagens magníficas... É neste ambiente fantástico que poderá fazer um percurso pedestre fabuloso, em plena Serra da Lousã.
Este programa inclui-se na Exposição e Encontro de Artes Elementos à Solta, da Aldeia do Xisto da Cerdeira, onde são mostrados ao público resultados criativos de várias transformações por parte de alguns artistas, que voltam a colocar as matérias-primas transformadas perto das suas raízes.

Programa:
8h – Partida junto ao Parque Municipal de Exposições da Lousã
11h – Chegada e visita à Aldeia do Xisto da Cerdeira (os participantes deverão levar almoço)
14h30m – Regresso à vila da Lousã
16h30m – Chegada junto ao Parque Municipal de Exposições




25 de Julho
A Pé pelo Caminho do Xisto de Ferraria de S. João
Concelho: Lousã
Aldeias da Ferraria de S. João
Organizador: Câmara Municipal da Penela
Bem no extremo sul da Serra da Lousã, esta zona quartzítica promete paisagens fantásticas enquanto se aventura. Nesta aldeia descobre-se como o xisto e o quartzo se casam numa perfeita união. Do alto da sua serra avistam-se paisagens fantásticas. Este é um percurso pedestre de enorme encanto, bastante utilizado quer por antigos habitantes antigos, quer por mais recentes, quer ainda por quem visita a aldeia e gosta de se aventurar e descobrir delumbrantes imagens.
Descubra também a Ferraria de S. João e o seu fantástico percurso pedestre. 



7 de Agosto
A Pé pelo Caminho do Xisto da Barroca
Concelho: Fundão
Organizador: Pinus Verde
Ao percorrer este trilho terá a oportunidade de descobrir os recantos surpreendentes do Zêzere, as escombreiras do Couto Mineiro ou um conjunto de antigos moinhos de água construídos em pedra.
Inserido nas festividades da Semana Cultural das Terras do Xisto, este percurso é um apelo à memória e à história deste local. A Semana Cultural das Terras do Xisto, festa de várias freguesias no concelho do Fundão, traz a estas populações o reviver de tradições, num ambiente festivo, com actividades e artes performativas. São várias as razões para vir a terras do Fundão, descobrir o seu património e participar em actividades lúdicas e inesquecíveis.


15 de Agosto
A Pé pelo Caminho do Xisto de Góis
Concelho: Gois
Organizador:



29 de Agosto
A Pé pelo Caminho do Casal de São Simão e Ferrairia de S. João
Concelho:
Organizador:


5 de Setembro
A Pé pelo Caminho do Xisto do Talasnal
Concelho: Lousã
Aldeias do Talasnal, na serra da Lousã
Organizador: Câmara Municipal da Lousã
É por serras reinantes que se realiza este percurso, por estreitos caminhos, de luxuriante vegetação. Mergulhe no mundo mágico da Serra da Lousã. Este percurso promete fazer sentir o pulsar da terra, vislumbrar casario que recorda costumes e sorrisos ainda vivos. Na imensidão da sua frescura, pode ser que, com alguma sorte, se avistam veados, corços, águias ou javalis. A aldeia do Talasnal, cravada em plena serra, é composta por casas, ruas xistosas e sorrisos. Refresque-se na sua fonte e beba da sua beleza, da sua paisagem.



12 de Setembro
A Pé pelo Caminho do Xisto de Foz do Cobrão
Concelho: Vila Velha de Ródão
Aldeias da Foz do Cobrão
Organizador: Câmara Municipal da Lousã
Lá alto, os grifos. À nossa beira, o rio Ocreza e o fenómeno geológico do Vale Mourão. Uma caminhada fenomenal, dia 12 de Setembro, na Aldeia do Xisto de Foz do Cobrão, Vila Velha de Ródão. É na Foz do Cobrão que se conjuga a paisagem natural esculpida por um Oceano antigo com a imaginação dos homens que ali impuseram a sua cultura agrícola, em socalcos seguros por muros de xisto. É por paisagens magníficas que este percurso pedestre se desenrola. Com uma componente de carreiro muito significativa, o percurso ladeia em grande parte as margens do rio Ocreza e ribeira do Cobrão. Ao longo da caminhada é possível deslumbrar-se o Vale Mourão: uma garganta onde o rio se estreita, tornando-se um local muito belo e que convida a belos momentos no Verão. São cerca de 3h30 percorridas alegremente e em que a vista sai bastante recompensada. 


3 de Outubro
A Pé pelo Caminho do Xisto de Figueira
Concelho: Proença-a-Nova
Aldeias da Figueira
Organizador: Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Neste percurso descubra velhas tulhas junto ao Lagar, uma velha ponte ou diversos muretes de xisto. Não se esqueça de visitar o núcleo primitivo da aldeia, em xisto, passe pelo seu forno comunitário, tente-se perder nas suas ruelas ou visite a s sua Loja Aldeias do Xisto. São vários os motivos para que não queira perder esta caminhada, que segue inicialmente junto à ribeira, em direcção ao Lagar, onde se vêem as velhas tulhas e a levada que fazia girar a mó. À vinda, entrando pelo lado Oeste da aldeia, por entre caminhos ladeados por muretes de xisto, passamos a ribeira, bebemos água da fonte e subimos de novo à Aldeia.




10 de Outubro
A Pé pelo Caminho do Xisto de Martim Branco
Concelho: Castelo-Branco
Aldeias de Martim Branco
Organizador: Câmara Municipal de Castelo-Branco
O percurso tem início na entrada da aldeia, entre a malha urbana e passando junto à Casa de Artes e Ofícios. Após as últimas casas atravessa-se a ribeira numa pequena ponte de ferro e atravessa-se a Várzea. Mais adiante voltamos a atravessar a ribeira na ponte da Volta, entrando num novo trilho que acompanha uma levada vinda de um açude cimeiro.
Venha às terras da beira, a Martim Branco e participe nesta caminhada que promete...
Martim Branco é uma Aldeia do Xisto onde o forno comunitário ainda exala o cheiro do pão acabado de cozer. Num terreno de variados relevos, ora altos ora baixos, ora estreitos ora largos, ora arredondados ora bicudos, é neste tipo de paisagem, ora agreste ora meiga, ora nua ora arborizada, onde os matos a custo desabrocham, “que vive Martim Branco”.

31 de Outubro
A Pé pelo Caminho do Xisto de Casal de S. Simão
Concelho: Figueiró dos Vinhos
Aldeias de Casal de S. Simão
Organizador: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos
Percurso pedestre de Pequena Rota que permite conhecer os locais de maior beleza na envolvente da Aldeia. Depois da passagem pela Aldeia, o trilho leva-nos à maior mancha de sobreiros do concelho. Deslumbre-se com pequenas quedas de água, pintalgadas pelo verde da paisagem ribeirinha. São apenas 5km que vai desejar repetir. Uma óptima experiência num magnífico percurso.


Informações gerais:
ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto
Tlf. 275 647 700
Tlm. 960 101 873

info@aldeiasdoxisto.pt
http://www.aldeiasdoxisto.pt


Câmara Municipal da Lousã
239 990 370 / 912 217 813
geral@cm-lousa.pt

Câmara Municipal de Penela
Tel.: 239 520 120
Fax.: 239 569 400
cmpenela@cm-penela.pt
www.cm-penela.pt

Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão
Tlf. 272 540 300
geral@cm-vvrodao.pt
http://www.cm-vvrodao.pt

Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Tlf. 274 670 000
geral@cm-proencanova.pt
http://www.cm-proencanova.pt

Câmara Municipal de Castelo Branco
Tlf. 272 330 330
turismo.cmcb@mail.telepac.pt
http://www.cm-castelobranco.pt

Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos
Tlf. 236 559 550
gadel@cm-figueirodosvinhos.pt
http://www.cm-figueirodosvinhos.pt

Pinus Verde
Tlf. 275 647 342
pinusverde@pinusverde.pt
http://www.cm-fundao.pt/




Sem comentários: