segunda-feira, abril 26, 2010

Caminhada no litoral de Vila do Conde - Mindelo, em 2 de Maio de 2010

Caminhada no litoral de Vila do Conde - Mindelo

2 de Maio de 2010


Organização: grupo de caminhadas do blog "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"
Guias no terreno: Fernando Vilarinho e Armando Sousa


Encontro: junto à estação de Metro de Santa Clara (em Vila do Conde)
Hora de encontro: 10h00
Hora de Partida: 10h10
Distância a percorrer: 11 km
Grau de dificuldade: baixo
Duração aproximada: 4h30 (incluindo almoço e duas visitas guiadas)

Tipo de percurso: circular (a ligação final ao ponto de partida é feita no Metro do Porto entre as estações "Espaço Natureza" [Mindelo] e Santa Clara [Vila do Conde])
Pontos de interesse: Mosteiro de Santa Clara, Igreja de Santa Clara, aqueduto de Vila do Conde, Praça José Régio, Rio Ave, zona ribeirinha de Vila do Conde, Museu da Alfandega Régio, Nau Quinhentista, Praça D. João II, Capela do Socorro, estaleiros navais, praia de Azurara, praia de Árvore, Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPL-LVC-ROM), avifauna, dunas, etc
Levar: Almoço volante e água.
Material necessário: roupa adequada a caminhar no campo/natureza e à meteorologia do dia



Inscrições (gratuitas) em formulário online - (clicar para aceder)

(levar 1,40 € [Andante + viagem] ou 0,90 € [viagem] para gastos da viagem de Metro entre a estação "Espaço Natureza" [Mindelo] e "Santa Clara" [Vila do Conde] ----- isto para quem fizer essa viagem de retorno ao ponto de partida da caminhada na parte final)




ROTEIRO da caminhada:

Concentração às 10h00 na Estação de Metro de St Clara e partida às 10h10. Dirigimos-nos, ao início descendo e depois subindo, para o Mosteiro de Santa Clara de Vila de Conde e contíguos a Igreja de Santa Clara e o aqueduto de Vila do Conde.
Do Mosteiro tem-se porventura o mais interessante miradouro sobre Vila do Conde, sobretudo a bela zona ribeirinha do Rio Ave.

Vista da zona ribeirinha vilacondense a partir do Mosteiro de St Clara
(clicar na imagem para ampliar)


Entretanto descemos por um escadório antigo, para a zona ribeirinha (cuja área foi alvo, nos últimos anos de profunda renovação - Programa de Recuperação da Zona Ribeirinha - no âmbito da Programa Pólis), fazemos uma breve incursão na pitoresca e nova Praça José Régio, e prosseguimos até ao Museu da Alfandega Régio e a Nau Quinhentista ancorada no Rio Ave. Efectuaremos uma visita (guiada, no caso da Nau Quinhentista) a estes locais.

Vista da esq. para a dir.: Capela do Socorro, Museu da Alfândega (edif. amarelo)
e Nau Quinhentista, na zona ribeirinha vilacondense
(clicar na imagem para ampliar)


Depois destas visitas subimos um escadório até à Capela do Socorro que se situa nas imediações. Dali tem-se outro belo miradouro sobre a zona ribeirinha vilacondense. Aí almoçaremos.

Vista da zona ribeirinha vilacondense
a partir das escadas de acesso à Capela do Socorro.
Ao fundo o Mosteiro de St Clara
.
(clicar na imagem para ampliar)



Desce-se de seguida à recente praça Praça D. João II com as suas originais esculturas.

Praça D. João II
(clicar na imagem para ampliar)


Desta praça vamos até à ponte rodoviária de Vila do Conde que atravessámos, e estamos agora na margem esquerda do rio Ave, onde temos uma visão privilegiada da zona ribeirinha vilacondense.

Vista, ao fundo do Mosteiro de Santa Clara,
e mais à esquerda da Nau Quinhentista e zona ribeirinha vilacondense
(clicar na imagem para ampliar)

Seguimos depois por caminhos rurais junto ao rio, passámos pelos Estaleiros Navais, e dirigimos-nos à foz do Rio Ave, ao ponto de confluência das águas do Rio Ave, com o Oceano Atlântico.
Prosseguimos pelo areal da praia de Azurara/Árvore até ao 'coração' da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPL-LVC-ROM).

Reserva Ornitológica de Mindelo - área dunar junto ao mar
(clicar na imagem para ampliar)

Teremos então uma interessante visita guiada a esta área de Paisagem Protegida. Esta visita abrange, entre outros aspectos: dois pontos de observação de aves (um deles na foz da ribeira de Silvares), o posto de vigilância da reserva, e um antigo moinho de água, na ribeira de Silvares.

Reserva Ornitológica de Mindelo - área mais interior,
caminho no pinheiral para um ponto de observação de aves


Finda a visita à PPL-LVC-ROM seguimos então por caminhos rurais até estação de Metro "Espaço Natureza", da freguesia do Mindelo.
Nesta estação seguiremos de Metro até à estação de Santa Clara, em Vila do Conde.




Locais de Visita/Passagem:

Mosteiro/Convento de Santa Clara, de Vila de Conde
Trata-se do mais conhecido monumento de Vila do Conde. Fundado em 1318, cedo se afirmou como um dos mosteiros mais importantes da região. Exerceu ao longo dos séculos uma incomensurável influência sobre Vila do Conde e a sua evolução/desenvolvimento, em especial à época dos Descobrimentos. No séc. 18 o seu edifício foi parcialmente reconstruído e ampliado, tendo as obras então projectadas apenas sido efectivamente concluídas entre 1929/1932. Este antigo mosteiro será num futuro próximo reconvertido a Pousada de Portugal, passando a ser a de maior dimensão da rede, e uma das maiores da Europa.

Igreja de Santa Clara
Classificada como monumento nacional, foi construída no séc. 16, em estilo gótico (com alguns acréscimos de raiz renascentista). O seu interior possui uma notável construção/decoração gótica e manuelina. Na Capela dos Fundadores encontram-se os túmulos do infante D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, considerados das mais belas obras de escultura tumular em estilo manuelino. Integra o Mosteiro de Santa Clara.

Aqueduto de Vila do Conde
Classificado como monumento nacional, é o segundo aqueduto mais extenso de Portugal, com cerca de 7 km. Contava inicialmente com 999 arcos (na actualidade alguns estão destruídos). Construído entre 1705-1714 para abastecer com água potável, captada na localidade de Terroso, o Mosteiro/Convento de Santa Clara.

Museu da Alfândega Régio e a (réplica da) Nau Quinhentista
O Museu, situado na antiga Alfândega Régia, retrata a história da Alfândega criada no reinado de D. João II, e a história da Construção Naval em madeira de Vila do Conde, bem como a dos homens (calafates, carpiteiro, etc.) que aí desenvolveram os seus mesteres. Vila do Conde é umas localidades mais emblemáticas da Construção Naval no nosso país, em especial no tempo dos Descobrimentos. Dos múltiplos artefactos deste museu destaque para as diversas miniaturas de embarcações. O museu também integra o Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas, único no país.
A réplica da Nau Quinhentista (séc. XVI), ancorada no rio Ave, junto do Museu da Alfândega, foi construída nos estaleiros navais de Vila do Conde tal como foram muitas no tempo dos Descobrimentos. Esta réplica foi inaugurada em 15 de Dezembro de 2007, e incorpora ao pormenor os múltiplos elementos presentes nas naus dos Descobrimentos. As Naus efectuavam as longas viagens de Portugal (e Europa) para as 'Índias' e o inverso, entre o final do séc. XV e o séc. XVII.

Capela do Socorro
Construída em 1603 por Gaspar Manuel, piloto-mor da carreira das Índias, apresenta uma exótica cúpula branca de influência oriental.


Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPR-LVC-ROM)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paisagem_Protegida_Regional_do_Litoral_de_Vila_do_Conde_e_Reserva_Ornitol%C3%B3gica_de_Mindelo


(fonte: adaptado da wikipedia)
A PPR-LVC-ROM, instituída em 13/09/2009, desenvolve-se ao longo de uma linha de costa com 8,5 km de extensão, no concelho de Vila do Conde, entre a foz do rio Ave, a norte, e a foz do rio Onda, a sul. Possui uma área de 380 ha.

Esta zona possui um variado conjunto de valores biológicos e paisagísticos, destacando-se a existência de um interessante e original mosaico de habitats, tais como cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas. Aqui persistem, também, paisagens semi-naturais e humanizadas, de interesse local e regional, resultantes da interacção do homem e da natureza.
Trata-se de uma área emblemática pelo seu pioneirismo na conservação da natureza em Portugal, ligada à figura do Prof. Santos Júnior, desde a década de 50 e com particular relevo para a avifauna (e seu estudo cientifico), tendo aqui sido criada a Reserva Ornitológica de Mindelo (70% do total da PPR-LVC-ROM e o seu 'coração') - a 1ª área protegida criada em Portugal, no ano de 1957.

Em termos faunísticos está confirmada a ocorrência de 81 espécies de aves, 57 das quais com um estatuto de conservação, salientando-se o elevado número de espécies (33) abrangidas pela Convenção de Berna, relativa à protecção das espécies migradoras. De destacar o importante refúgio para os anfíbios, com a presença de 14 das 17 espécies de anfíbios de Portugal, para os répteis e para alguns mamíferos,

A área apresenta uma paisagem vegetal diversificada, aqui ocorrendo importantes valores florísticos, incluindo diversos endemismos de distribuição restrita, maioritariamente concentrados nos habitats dunares.






Localização das estações de Metro de "Santa Clara" e "Espaço Natureza"
(clicar na imagem para ampliar)





Contactos:
blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"
http://pedestrianismo.blogspot.com
Tlm.. 96 5683938 ; 91 4279361 ; 93 3872245
email: pedestrianismo@gmail.com

Inscrições gratuitas (não inclui transporte, seguro e alimentação, que fica à mercê dos participantes - possibilidade de troca de boleias), não obrigatórias mas conveniente de serem efectuadas para melhor ajuste à actividade.




Esta caminhada no litoral de Vila do Conde insere-se no Ciclo de caminhadas "Pelo caminhos do noroeste português" 2009/2010. Neste ciclo de caminhadas são percorridas diversas áreas naturais e rurais do noroeste português (Minho e distritos do Porto e Aveiro) calcorreando uma miríade de paisagens destas regiões bem como contactando in loco com o seu património de índole diversa: natural, ecológico, biológico, rural, etnográfico, arquitectónico, histórico e sócio-cultural.


Link do Ciclo de Caminhadas:


Clicar para ampliar



Sem comentários: