segunda-feira, julho 19, 2010

Trilho da Peneda (PNPG - Arcos de Valdevez), dia 24 de Julho de 2010

Trilho da Peneda

Serra da Peneda - Arcos de Valdevez (Santuário da Srª da Peneda)


24 de Julho de 2010


Organização: grupo de caminhadas do blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"


Local: Serra da Peneda - concelho de Arcos de Valdevez
Local de concentração e inicio do percurso: Largo do Santuário da Srª da Peneda
Hora de encontro: 10h15
Hora de Partida: 10h30
Distância a percorrer: 9 km
Grau de dificuldade: moderado-elevado
Tipo de percurso: circular

Material necessário/recomendado: botas de montanha, bastões, roupa adequada a caminhar no campo/natureza e à meteorologia do dia
Pontos de interesse.: Santuário da Senhora da Peneda, Fraga da Meadinha, Branda da Bouça dos Homens, lago, aldeia da Peneda.

Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):

Inscrições em formulário online - (clicar para aceder)



Roteiro do Percurso
Este percurso realiza-se entre dois povoados serranos: a aldeia da Peneda e a Branda que por ela é gerida: Branda da Bouça dos Homens.
Partindo do imponente Santuário da Senhora da Peneda dirigimo-nos ao parque de estacionamento de autocarros, localizado a cerca de 1 km. Ascendemos então por um íngreme carreteiro por onde antes passavam os carros de bois barrosões, que ligavam aqueles dois povoados.

Santuário da Senhora da Peneda

Cerca de três quilómetros adiante atinge-se o ponto mas alto do percurso, no lugar de Portas (cerca de 1120 m.). Pouco depois atravessa-se uma estrada alcatroada e seguimos por um caminho até à Branda da Bouça dos Homens, que merece uma visita atenta. Esta branda é considerada a mais importante e de maior dimensão da Peneda-Gerês.

Branda da Bouça dos Homens

Deixámos para trás esta Branda e por momentos seguimos uma estrada alcatroada até um antigo caminho (pé-posto) de romeiros devotos à imagem da Senhora da Peneda. Uma ligeira subida de 2 quilómetros até à Penameda (1215 metros), ao que se segue uma pequena descida até a um pequeno lago artificial, conhecido na região como Pântano, localizado no lugar de Chã do Monte. Trata-se de uma represa que servia uma mini-hídrica que até à meados da década de 80 fornecia a energia eléctrica à aldeia da Peneda.

Lago

Cruzando o lago, seguimos um regato e a descida até ao Santuário da Peneda revela-se muito pronunciada. No horizonte destaca-se, do lado esquerdo, a Fraga da Meadinha, reputado local de escalada com dezenas de vias, dos mais variados graus.

Largo do Santuário da Senhora da Peneda com a Fraga da Meadinha ao fundo
(esta foto foi cedida pela "Rota dos Vinhos Verdes")


Mapa do Percurso

[percurso a linha a linha vermelha tracejada]
(clicar no mapa para ampliar)









Contactos:
blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"
http://pedestrianismo.blogspot.com
Tlm.. 96 5683938 ; 91 4279361 ; 93 3872245
email: pedestrianismo@gmail.com

Inscrições gratuitas (não inclui transporte, seguro e alimentação, que fica à mercê dos participantes - possibilidade de troca de boleias), não obrigatórias mas conveniente de serem efectuadas para melhor ajuste à actividade.




Este "Trilho da Peneda" insere-se no Ciclo de caminhadas "Pelo caminhos do noroeste português" 2009/2010. Neste ciclo de caminhadas são percorridas diversas áreas naturais e rurais do noroeste português (Minho e distritos do Porto e Aveiro) calcorreando uma miríade de paisagens destas regiões bem como contactando in loco com o seu património de índole diversa: natural, ecológico, biológico, rural, etnográfico, arquitectónico, histórico e sócio-cultural.


Link do Ciclo de Caminhadas:


Clicar para ampliar

Sem comentários: