sexta-feira, Novembro 17, 2006

Criada a "Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela"

"Um conjunto de associações e de cidadãos decidiram juntar-se para criar uma Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela, com o objectivo de inverter a marcha das pressões sobre o património, natural, paisagístico e cultural na região da serra mais alta de Portugal Continental.

Desta plataforma fazem parte as seguintes instituições: a ASE – Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela; a Desnível – Associação de Desportos de Aventura; a LPN – Liga para a Protecção da Natureza; a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza; a ADAG - Associação Distrital dos Agricultores da Guarda; e a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. De acordo com Tiago Pais, da Desnível, a plataforma tem como objectivo proteger a Serra da Estrela, através da promoção activa da “conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável no seu seio”.


Em virtude daquilo que considera ser as “crescentes pressões sobre o património” e a “gravosa realidade” da serra, este grupo propõe-se a “combater projectos e actividades não compatíveis com a conservação dos recursos naturais, impedir a desertificação das aldeias e fomentar a re-introdução de métodos tradicionais de manutenção de equilíbrios ecológicos, aproveitando os saberes e procedimentos ancestrais”, revela Tiago Pais.

Paralelamente, este grupo de associações quer também apoiar acções de recuperação da paisagem, que tem sido afectada pelos incêndios e pela erosão dos solos. Esta iniciativa tem ainda como finalidade estabelecer parcerias com diversas entidades locais, no sentido de estimular a prática de um “turismo de montanha sustentável devidamente enquadrado com o estatuto de área protegida”, realça aquele dirigente.

Finalmente, a Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela lança o repto às populações locais e a toda a sociedade civil para que se envolvam nesta dinâmica. "

Email de contacto da Plataforma: padesse@gmail.com

Fonte: Kaminhos -9-11-006

Sem comentários: