domingo, abril 26, 2009

Inauguração da Grande Rota Rede Natura do Oeste está prevista para o dia 1 de Agosto. Percurso de 55 km atravessará Torres Vedras, Lourinhã e Peniche.

A Grande Rota Rede Natura do Oeste - percurso pedestre que abrangerá território dos Municípios de Torres Vedras, Lourinhã e Peniche - foi apresentada no dia 23 de Janeiroa, no edifício Vigia - Praia da Areia Branca, a uma plateia constituída por jornalistas, técnicos municipais, presidentes de Juntas de Freguesia e membros de associações ambientais.

Com um total de 65 quilómetros, o novo percurso - cuja inauguração está prevista para o dia 1 de Agosto de 2009 - visa incentivar o Turismo de Natureza promovendo o património dos três concelhos, através de uma estratégia assente no princípio do desenvolvimento sustentável.

Durante a sessão, conduzida por Carlos Bernardes - vereador do Ambiente do Município de Torres Vedras, houve lugar a uma apresentação da Grande Rota Rede Natura do Oeste, bem como à intervenção do vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte, dos presidentes dos Municípios de Peniche, António Correia e de Torres Vedras, Carlos Miguel, bem como do presidente do Turismo do Oeste, António Carneiro.

A criação deste percurso pedestre constituiu uma iniciativa do Município de Torres Vedras que, num espírito de cooperação e valorização inter-municipal, estendeu o projecto aos Municípios da Lourinhã e Peniche, apresentando uma candidatura ao financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), Eixo 4 - Protecção e Valorização Ambiental do Programa Operacional Regional do Centro.

Com um investimento ilegível de 11.514,14 euros, a candidatura obteve um financiamento a 75%, o que corresponde a 83.635,60 euros.

Os intervenientes na sessão destacaram as mais valias turísticas que advirão do percurso, valorizando a congregação de sinergias das três autarquias e a aposta num segmento ainda emergente mas pleno de potencialidades - o ecoturismo.

A Grande Rota estender-se-á da Praia Azul, em Torres Vedras, até ao Cabo Carvoeiro, em Peniche, visando constituir uma forma prática e válida de preservação e conservação do património natural e humano.

Na definição do itinerário recorreu-se à utilização de caminhos já existentes, nomeadamente caminhos rurais, agrícolas, estradas florestais e alguns trilhos pastoris. Com o intuito de facilitar a localização do ponto de partida, os percursos pedestres partem de pontos notáveis e inconfundíveis que permitem o fácil estacionamento, procurando-se, assim, evitar incómodos às populações residentes, danos ambientais ou a desorientação dos utentes pedestrianistas nacionais e estrangeiros.

Ao longo do percurso pedestre encontrar-se-ão painéis informativos sobre fauna, flora e acerca da importância da Rede Natura para a promoção da conservação dos valores naturais em áreas classificadas.

Distribuída por Torres Vedras - 26 km, Lourinhã - 18 km e Peniche - 21 km, a Grande Rota Rede Natura do Oeste constitui-se num percurso marcado e devidamente sinalizado, que poderá ser auto guiado ou conduzido por um guia acompanhante.

O percurso pedestre constituir-se-á como um motor de educação ambiental, funcionando ainda, devido ao seu traçado, como uma tampão de segurança, que desviará o fluxo de visitantes a zonas mais susceptíveis.

Fonte: Câmara Municipal da Lourinhã

Sem comentários: