terça-feira, abril 14, 2009

Novo PR1 "Trilho Ambiental do Castro da Bóca", no Vale S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão


Para quem gosta de praticar desporto ao ar livre, desfrutando de uma paisagem de grande beleza e tranquilidade, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão criou o Trilho Ambiental do Castro da Bóca, na freguesia de Vale S. Cosme. O percurso pedestre, com uma extensão de 2 quilómetros, está situado na zona interior da freguesia, no acesso à povoação castreja da Bóca, um achado arqueológico que remonta aos séculos III e II antes de Cristo.

Estendendo-se por uma área de grande valor patrimonial, o percurso está homologado segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. De forma circular, com início e fim no Outeiro do Castro da Bóca, o trilho resulta como um verdadeiro tónico para quem procura o sossego da natureza. Durante o percurso, os caminhantes deparam-se com conjunto de pontos de interesse, devidamente identificados, nomeadamente o Moinho do Bôlo, cuja força da água do ribeiro afluente do rio Pelhe ainda move a sua roda, casas agrícolas tipicamente minhotas, onde renascem as tradições esquecidas, entre outros elementos naturais de rara beleza. Os mais corajosos também podem subir até ao Castro da Bóca, onde prosseguem as escavações na aldeia castreja.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, «a criação deste trilho ambiental e patrimonial pretende perpetuar a memória do Castro da Bóca, servindo, ao mesmo tempo, para a prática de actividades lazer e recreio ao ar livre. Reunindo um valioso conjunto patrimonial, quer natural quer arqueológico, este trilho é um verdadeiro estímulo de vitalidade e energia».

O Trilho Ambiental do Castro da Bóca, que foi elaborado com o apoio técnico do Centro de Estudos e Actividades Ambientais e de outros departamentos da Câmara Municipal de Famalicão, implicou um investimento de cinco mil euros, tendo sido financiado no âmbito do programa de inclusão social PROFIT, na vertente da recuperação dos espaços rurais.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Sem comentários: