quinta-feira, abril 30, 2009

Parabéns João Garcia: cume do Manaslu atingido dia 28 de Abril.

João Garcia alcançou anteontem, dia 28 de Abril, cerca das 11 horas locais, o cume do Manaslu (8156 m) no Nepal. Foi o atingir da sua 12ª montanha das 14 montanhas do mundo com mais de 8 mil metros.
E já vão oito montanhas de mais de 8 000 metros escaladas seguidas, e sem oxigénio, e sem falhar nenhuma tentativa. Isso deve-se a um extraordinário espírito de perseverança e abnegação, pois em algumas das expedições (esta última incluída) passou por múltiplas e enormes contrariedades, sobretudo ao nível das condições atmosféricas. Muito Parabéns João Garcia!





Para completar o objectivo principal, atingir o cume das 14 montanhas do mundo com mais de 8 mil metros, restam agora o Nanga Parbat (previsto escalar este Verão) e o Annapurna (previsto escalar em 2010). Curiosamente até cerca de 1990 o Nanga Parbat era montanha com maior % de mortes, e depois de 1990 passou a ser o Annapurna (na altura o Annapurna tinha um taxa de mortes superior a 50% e hoje cifra-se em cerca de 20%)
O Manaslu foi escalado pela primeira vez em 1952 pelo japonês Toshio Imanishi e o sherpa Gyalzen Norbu. Em 1974 o cume foi pela primeira vez atingido por uma mulher. Foi numa expedição japonesa, e esta também foi a primeira vez que uma mulher ascendeu a mais de 8 mil metros.

Para mais informaçõespodem conultar o site oficial:
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/desporto/especiais/joao-garcia-manaslu/

ou o artigo da wikipédia que actualizei recentemente:
http://pt.wikipedia.org/wiki/João_Garcia

Sem comentários: