segunda-feira, junho 22, 2009

Três novos percursos pedestres (Chá – Porto Formoso, Praia da Viola, e Salto do Cabrito) inaugurados no concelho da Ribeira Grande, Açores

A Câmara Municipal da Ribeira Grande abriu recentemente, três novos trilhos pedestres no concelho, já reconhecidos e aprovados pelo Gabinete do Turismo Rural e Trilhos (Gartner). Os amantes do pedestrianismo têm agora ao seu dispor três trilhos, nomeadamente o Percurso do Chá – Porto Formoso, o Percurso da Praia da Viola, e o Percurso do Salto do Cabrito.



O Percurso do Chá – Porto Formoso é feito por 5 km, onde durante duas horas tem-se a bonita vista para a Ponta Formosa, freguesia do Porto formoso e plantação de chá Porto Formoso.

No Percurso da Praia da Viola, na Lomba da Maia, o visitante contacta com as ruínas dos antigos moinhos, muitas nascentes de água e pequenas cascatas.

O Percurso do Salto do Cabrito estende-se por 3.5 km e tem a duração de uma hora. Neste percurso, os visitantes deparam-se com a bonita cascata do Salto do Cabrito e a antiga central Hidroeléctrica do Salto do Cabrito.

Cascata do Salto do Cabrito

A manutenção e limpeza dos trilhos são da responsabilidade da Câmara Municipal, sendo a fiscalização, sinalização, preparação da informação, a elaboração e fixação do painel da responsabilidade do Gartner. A abertura destes trilhos surgiu por proposta da câmara municipal, que assim contribui para o turismo de natureza no concelho, e fomenta a preservação do meio natural.
Os trilhos estão já disponíveis na Internet no site http://www.trails-azores.com


Fonte (texto e fotos) - Câmara Municipal da Ribeira Grande


Sem comentários: