quarta-feira, junho 03, 2009

Via Algarviana, maior percurso pedestre do país, foi oficialmente inaugurada 29 de Maio de 2009.


O combate à desertificação do interior através da promoção do Turismo de Natureza é um dos principais objectivos da Via Algarviana, percurso pedestre de 240km que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente oficialmente inaugurada dia 29 de Maio de 2009.

«A Via Algarviana é um percurso pedestre instalado desde Alcoutim ao Cabo de São Vicente, pelo interior do Algarve, e o objectivo é levar as pessoas ao interior para fazerem actividades ligadas ao turismo da Natureza», explicou à Lusa João Ministro, da associação ambientalista Almargem, promotora do projecto. Sublinhou ainda que desta forma pretende-se «estimular a economia local ao longo do percurso, levando pessoas a restaurantes, a alojamentos e promovendo o artesanato, de forma a combater a desertificação» do interior algarvio.

A Almargem é a promotora do projecto, cuja primeira fase custou 390.000 euros e foi financiado por fundos comunitários (70 por cento), pelas nove câmaras municipais envolvidas e pelo Turismo do Algarve (restantes 30 por cento).

A inauguração oficial foi dia 29 de Maio de 2009, pelas 17:30, em Barranco do Velho, Loulé.

«A Via está toda instalada e sinalizada. Vamos também lançar um Guia Interpretativo, que tem os mapas, os contactos dos alojamentos e as informações de como se chega aos locais», adiantou João Ministro. O técnico da Almargem precisou que «vai ser apresentado um livro e um vídeo promocional» sobre a Via Algarviana e «será abordado o trabalho feito nos últimos três anos e o que está previsto para o futuro, porque ainda há muito a fazer».

«Vamos fazer com que surjam mais alojamentos e vamos fazer sobretudo promoção. Ainda há alguma carência ao nível das estruturas de apoio, que é preciso melhorar», frisou João Ministro.
O responsável da Almargem disse que o projecto conta com a participação das câmaras municipais de Alcoutim, Castro Marim, São Brás de Alportel, Tavira, Loulé, Silves, Lagos, Monchique e Vila do Bispo e «há mais uma câmara que entrou no projecto e que é Aljezur».

«Com a entrada de Aljezur, o objectivo é alargar a via à Costa Vicentina numa segunda fase», disse Ministro. O ambientalista garantiu ainda que a receptividade dos proprietários de restaurantes e alojamentos localizados nas zonas onde passa a Via Algarviana tem sido «muito positiva».
«As pessoas estão satisfeitas. Notam que têm mais clientes, já receberam alguns grupos e estão bastante animadas. Já há pessoas na Via Algarviana antes mesmo da sua inauguração oficial, o que é muito positivo», considerou João Ministro.

Para o presidente do Turismo do Algarve, António Pina, esta iniciativa permite que a região diversifique a oferta turística, promovendo a riqueza natural do interior, em complementaridade com o tradicional sol e praia. «A Via Algarviana é uma mais valia para o turismo do Algarve, no sentido em que quanto mais produtos e valências pudermos apresentar para os turistas escolherem melhor», afirmou o presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA).

António Pina sublinhou que a afirmação do Algarve «deve ocorrer pela diversificação da oferta» e apostas como a Via Algarviana, a par da observação de aves ou das ciclovias, entre outras, «permitem afirmar cada vez mais a imagem de uma ecoregião». «O interior e o litoral são duas faces da mesma moeda e a Via Algarviana é uma aposta positiva para diversificar a oferta turística da região», reiterou Pina.

Fonte: Destak

Sem comentários: