segunda-feira, julho 30, 2007

Ecopista do Rio Minho de Valença a Monção



"Uma bicicleta, ou simplesmente a pé, roupa e calçado confortáveis, e alguma vontade são o necessário para percorrer os 13 quilómetros de verdadeiro prazer, na perspectiva de quem ama o desporto e/ou a Natureza, da Ecopista do Rio Minho. Construído sobre a antiga linha férrea Valença-Monção, desactivada em 1990 depois de menos de um século de funcionamento, o circuito, inaugurado em Novembro de 2004, convida ao domingo pela manhã ou ao fim da tarde passar algumas horas em ritmo de passeio ou a seu bel-prazer.

A ideia pode ser começar por percorrer os nove quilómetros que atravessam o concelho de Valença. É aí que simbolicamente se inicia a "Ecopista do Rio Minho", embora o percurso possa ser iniciado no extremo oposto, às portas da vila de Monção. O troço situado em território deste concelho estende-se ao longo de quatro quilómetros.

A começar por Valença, encontra-se logo à entrada um centro de interpretação, com um pequeno parque de estacionamento de apoio à estrutura e um painel informativo com uma infografia da totalidade do percurso. No interior do edifício, conhecido como antiga Casa da Linha, são apresentadas as características do trajecto e a memória de oito décadas de vivências ferroviárias na antiga linha ferroviária Valença-Monção. Depois já na pista ecológica, a pé ou de bicicleta, tudo é Natureza. Imperam o verde e o rio Minho.

Na Urgeira, por exemplo, há um carvalhal e por ali perto existe um miradouro com vista para os vinhedos da freguesia de Ganfei, para o rio Minho. Lapela oferece uma extensa área verde que apela ao descanso com vista panorâmica sobre o rio Minho, das embarcações fluviais tradicionais, da labuta dos pescadores e da margem galega. E na freguesia de Troporiz, freguesia onde o rio Gadanha desagua no Minho a beleza da paisagem corta a respiração. Para a recuperar nada melhor que, já no fim do percurso em Cortes, assentar arraiais num belo parque de merendas, que envolve uma capela ali existente e que se encontra aconchegado no meio de árvores.

Todo o território em torno do percurso numa distância de meio quilómetro é recheado de monumentos históricos e outros pontos de interesse para eventuais visitas. O antigo apeadeiro de Nossa Senhora da Cabeça, em Monção, recorda a antiga linha de comboio com fotografias antigas, cronologia da linha-férrea entre as duas localidades e um cartaz ampliado anunciando a chegada do comboio a Monção. Perto existe outro centro de interpretação, idêntico ao encontrado no início do trajecto."

Ana Peixoto Fernandes

Fonte:
Jornal de Noticias - 29/7/007

Sem comentários: