quarta-feira, julho 25, 2007

Rede de Trilhos do Concelho da Povoação, Açores, está concluída e tem uma extensao de 83,3 quilómetros

A Rede de Trilhos do Concelho da Povoação está concluída. O trilho da Povoação/Pico da Vara, cuja inauguração foi integrada nas comemorações dos 50 anos de elevação a freguesia de Na. Sra. dos Remédios, foi o último a ser oficialmente aberto e faz parte de um conjunto de 12 trilhos classificados que compõem uma das mais vastas redes de género do arquipélago dos Açores com 83.3 quilómetros.



As primeiras Grandes Rotas dos Açores.

A partir desta Rede surgiu a oportunidade de criar-se duas Grandes Rotas Pedestres, as primeiras dos Açores, em colaboração com as Câmaras Municipais do Nordeste e da Vila Franca do Campo, das Juntas de freguesia da Fazenda do Nordeste e da Ponta Garça e da Direcção Regional dos Recursos Florestais. Este trabalho já foi feito e encontra-se em fase de aprovação na Direcção Regional do Turismo. A primeira Grande Rota irá chamar-se de Vista do Mar e ligará os concelhos de Vila Franca, Povoação e do Nordeste pela zona litoral, com uma extensão de 51 quilómetros.

A segunda Grande Rota chamar-se-á Rota do Priôlo e irá constituir-se por um percurso circular interior e litoral que irá abranger as localidades da Povoação, Nossa Senhora dos Remédios, área do Pico da Vara, zonas da Fazenda, Vila e Pereira do Nordeste, Água Retorta e Faial da Terra, com uma extensão de 52 quilómetros.


O projecto da Rede de Trilhos do Concelho da Povoação foi iniciado há 3 anos e meio e verificou-se ser uma aposta acertada pelas mais-valias que trouxe e continua a trazer às comunidades abrangidas pelos trajectos tanto ao nível económico, como social e cultural. Com a conclusão desta Rede, a autarquia povoacense irá continuar a investir na manutenção e melhoramento dos seus percursos abertos, assim como na plantação de algumas endémicas ao longo dos trajectos.

Colaboraram coma Câmara Municipal da Povoação agradece à Direcção Regional do Turismo, ao Gabinete do Turismo Natureza em Espaço Rural, às várias Juntas dos Concelhos da Povoação, Vila Franca e Nordeste, à Delegação de Turismo de S. Miguel e ao projecto LIFE Priolo toda a colaboração prestada na execução do ambicioso projecto que é a Rede de Trilhos do Concelho da Povoação.

Fonte do texto e Imagem: Câmara Municipal de Povoação

Sem comentários: