terça-feira, julho 24, 2007

Percursos “Comboio e Natureza” promovidos pela CP, em parceria com a LPN, pretendem fomentar a práctica do pedestrianismo em Portugal.


Os percursos “Comboio e Natureza” promovidos pela CP (Comboios de Portugal) têm como objectivos: incentivar a descoberta das áreas naturais de Portugal como espaços privilegiados para o turismo de natureza, utilizando o comboio como meio de transporte; sensibilizar o público para os impactos da prática do turismo, fomentando a adopção de comportamentos ambientalmente sustentáveis, nomeadamente através do uso da bicicleta e dos percursos pedestres como meios de descoberta das áreas naturais.

Este projecto resulta de um protocolo existente entre a CP e a LPN.

Foram concebidos três percursos:
  • Da linha do Douro ao Parque Natural do Douro Internacional
  • Entre o Mar e a Terra: de comboio a caminho do Sado
  • Da Linha do Sul às Planícies de Castro Verde

O percurso "Da Linha do Douro ao Parque Natural do Douro Internacional” consiste na ligação em rede da Linha do Douro a três percursos pedestres no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), através de um circuito para bicicleta. No mapa apresenta-se um conjunto de informações, trajectos e pontos de interesse. O percurso não pretende ser rígido, podendo ser realizado em várias etapas e alternativas numa lógica de “intra-rail”. É um convite para uma viagem, certamente inesquecível, pela região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Folheto ( face exterior - face interior )


O percurso “Entre o Mar e a Terra: de comboio a caminho do Sado” consiste na ligação em rede entre estações de caminhos-de-ferro (Setúbal e Alcácer do Sal) e cinco percursos pedestres existentes na Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES), através de dois circuitos alternativos para bicicleta.
Folheto ( face exterior - face interior )


O percurso "Da Linha do Sul às Planícies de Castro Verde" decorre no Baixo Alentejo, região cerealífera por excelência. Permite observar um mosaico espacial e temporal de campos de cereal, pousios, restolhos e campos lavrados (alqueives).
Folheto ( face exterior - face interior )



Fonte: CP (Comboios de Portugal)

Sem comentários: