quinta-feira, julho 05, 2007

Percursos Pedestres em Julho, nos concelhos de Barcelos e Esposende, promovidos pela Câmara Municipal de Barcelos e pelos "Amigos da Montanha"

"Nos próximos dias 14 e 28 de Julho (sábados), o pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, em parceria com a associação Amigos da Montanha, realiza mais dois Percursos Pedestres. Desta vez, as caminhadas ocorrerão entre as freguesias de Alvito de S. Pedro e S. Martinho, e entre as freguesias ribeirinhas dos concelhos de Barcelos e Esposende.

Com estas iniciativas promovidas regularmente pela autarquia barcelense, pretende-se a divulgação turística do património natural e cultural do concelho, ao mesmo tempo que estas constituem uma oportunidade única de aliar a prática desportiva ao contacto com a natureza.

O percurso pedestre Alvito S. Pedro - S. Martinho, que se realiza já no próximo dia 14 de Julho, tem uma extensão de 10 quilómetros, e é de dificuldade baixa/média. A caminhada inicia-se em Alvito S. Pedro, junto ao Museu Etnográfico, seguindo depois em direcção ao rio Neiva. Durante o trajecto, os participantes vão poder apreciar inúmeras e variadas azenhas, até terminar o percurso na Capela de S. Martinho.

Clicar para ampliar

Já o percurso entre Barcelos e Esposende tem uma dificuldade média/fácil. Esta caminhada tem grande parte da sua extensão nas margens do rio Cávado, potenciando uma perspectiva muito interessante da dimensão ambiental, patrimonial e turística que lhe está associada. Ao longo de 11 quilómetros, os participantes passarão pelas freguesias ribeirinhas de Barcelos e Esposende, onde poderão também usufruir dos encantos do mundo rural e das paisagens verdes destes dois concelhos, unidos pelo rio Cávado.

Com uma duração de cerca de três horas e meia, ambas as caminhadas serão realizadas num contacto permanente com a natureza, nas quais guias experientes levam os participantes a descobrir locais pouco visitados do concelho de Barcelos. A concentração para os dois passeios faz-se no Posto de Turismo, pelas 8h30, e os interessados em participar na iniciativa deverão realizar a respectiva inscrição até às quartas-feiras anteriores, dias 11 e 26 de Julho, respectivamente.

As inscrições são gratuitas e limitada, podendo ser efectuadas:
  • Posto de Turismo de Barcelos, pessoalmente ou através de:
    • telefone 253 811 882 e do e-mail turismo@cm-barcelos.pt;
  • "Amigos da Montanha”:
    • telemóvel 939 048 933 e pelo e-mail pedestrianismo@amigosdamontanha.com

Foonte do texto: Câmara Municipal de Barcelos

Sem comentários: