terça-feira, janeiro 05, 2010

Associação Ecológica Amigos dos Açores vai iniciar no final de Janeiro um projecto de monitorização dos percursos pedestres dos Açores


A Associação Ecológica Amigos dos Açores vai iniciar no final de Janeiro um projecto de monitorização dos percursos pedestres existentes no arquipélago, onde estão classificados 64 trilhos para passeios a pé nas nove ilhas.

A monitorização dos trilhos, segundo revelou à Lusa o presidente da associação, Diogo Caetano, vai resultar do «contributo dos cidadãos», que terão disponível a partir do final deste mês um formulário na página da Internet. «O questionário permitirá recolher informações sobre o estado do trilho, elementos naturais, área envolvente e sinalização, além de revelar o grau de satisfação das pessoas com o percurso pedestre que realizaram», salientou.

Tendo como base a informação recolhida, os Amigos dos Açores pretendem «publicar regularmente informação estatística» sobre os percursos pedestres existentes no arquipélago.

Os Açores contam actualmente com 64 percursos pedestres classificados, a maioria dos quais em S. Miguel, onde existem 27 trilhos. No Pico existem 10 trilhos, em S. Jorge seis e na Terceira cinco, existindo ainda percursos pedestres no Faial (4), Flores (4), Graciosa (3), Santa Maria (3) e Corvo (2).

Desta forma, além de disponibilizar mais informação sobre os trilhos, o projecto pretende também «envolver a sociedade na melhor gestão possível dos percursos pedestres». Diogo Caetano destacou a diversidade paisagística dos Açores, salientando que a região possui condições únicas para a prática do pedestrianismo, que é uma actividade em crescimento no arquipélago. «Existe um conjunto grande de turistas que se deslocam à região para fazer pedestrianismo», afirmou o presidente dos Amigos dos Açores, instituição que já publicou mais de duas dezenas de roteiros de percursos pedestres em várias ilhas do arquipélago.

Durante este ano, além de mais publicações do género, os Amigos dos Açores vão realizar 12 passeios pedestres em São Miguel, estando o primeiro marcado para 23 de Janeiro, entre o Pico da Pedra e o Pinhal da Paz.

Os denominados Trilhos dos Açores, constituem uma rede de percursos pedestres classificados pelo Governo Regional, que aproveitam os antigos caminhos utilizados pelas populações locais na sua via quotidiana e nas deslocações entre as localidades da mesma ilha. Estes trilhos, caracterizados pela beleza das paisagens que atravessam, formam uma rede de ligações em cada ilha, junto ao mar ou no interior, em zonas de altitude.


Fonte: A União - 05-01-2010

Sem comentários: