sábado, janeiro 09, 2010

Câmara Municipal de Caminha - Calendário de Caminhadas 2010



Calendário de Caminhadas 2010 - Câmara Municipal de Caminha


23 de Janeiro
Percurso pedestre "Por Terras de Dem""
Concentração: Junta de Freguesia de Dem, às 14h
Extensão: 7,5 km
Grau de dificuldade: fácil
Duração: 3h30.
Ao longo do percurso, os participantes vão percorrer os antigos caminhos que os romeiros de Dem utilizavam para chegar ao santuário de S. João d'Arga, subindo serra acima, desde o Lugar de Boucinha até ao típico Lugar de Felgueiras, em Arga de s. João. No regresso, pela Encosta do Carvalho, onde outrora se faziam as descidas do gatenho, será visitado o Penedo Redondo, e no Lugar da Aldeia, serão visitados os moinhos das Ínsuas e do Cubanço e o passadiço que outrora ligava as duas margens do ribeiro. É de referir que este percurso é um dos mais peculiares que o CISA já organizou, já que culmina com uma visita a um atelier de trajes tradicionais, onde os participantes poderão apreciar as técnicas tradicionais de tecelagem e confecção dos trajes à lavradeira da Serra d'Arga, e que contará com a presença das artesãs da freguesia de Dem.

21 de Fevereiro
"Pelo Lousado até ao Cabeço do Meio-Dia"
Concentração: Centro de Interpretação da Serra d'Arga, às 09h
Extensão: 8 km
Grau de dificuldade: fácil
No que concerne ao percurso avançamos que se parte do Alto do Cavalinho, segue-se pela Bouça dos Perdigotos e desce-se pelo Ribeiro do Ferro até ao Vale da Arada, onde os participantes poderão observar o local das antigas escavações de volfrâmio. Continua-se em direcção ao Penedo Alvarelho, segue-se pela estrada florestal até ao Crasto Grande, ou Cabeço do Meio-Dia, a 550m de altitude. Do cimo desta peculiar formação geológica vislumbra-se o cenário idílico da Serra d'Arga, bem como dos concelhos vizinhos, designadamente Ponte de Lima, Ponte da Barca, Peneda e Valença. O regresso faz-se pelo caminho de Entre-Crastos, atravessa-se o ribeiro da Chingosta e a ponte de Porto-Carro, até se chegar ao local de partida

21 de Março
"Descobrir a nascente do rio Âncora"
Comemoração do Dia Mundial da Água
Concentração: Centro de Interpretação da Serra d'Arga, às 09h
Extensão: 10 km
Grau de dificuldade: moderado
No que respeita ao percurso, refere-se que os participantes saem do CISA, seguem pelo caminho do Potão, antigo caminho de lajes de granito onde circulavam os carros puxados por juntas de bois, até ao Alto das Cadeirinhas. Continuam pelo Campo da Pardinha e de Val Verde, locais onde antigamente se roçava o tojo, até às Fontes da Corga, de Paparrotes e das Bestas, onde poderão apreciar as suas águas límpidas. Continuam a subir até ao Alto da Fonte da Urze, onde se situa a nascente do Rio Âncora. Daí será possível vislumbrar a imensidão da Chã Grande, com as suas charnecas e turfeiras. No regresso, os participantes atravessam o parque eólico, e seguem até ao Campo Redondo, em direcção à Chã do Meijão, em Arga de Cima. E, daí seguem até ao ponto de partida (CISA)

10 de Abril
Vamos ao moinho
Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos
Concentração: Arga de Baixo, às 14h
Pretende-se que os participantes entendam a importância da preservação dos moinhos ainda existentes. Para além disso, vão ser dadas a conhecer as diferentes formas de utilização da energia hidráulica, inclusive nos moinhos de água da Serra d'Arga, já que alguns deles ainda estão em funcionamento e são mesmo de elevado valor arquitectónico


4 de Julho
Caminhada da Romaria da Senhora do Minho
Neste dia é tradição que os peregrinos subam a serra até ao Santuário da Senhora do Minho. Este caminho vai ser percorrido por todos aqueles que participarem na actividade, pelos antigos percursos outrora utilizados pelos romeiros. A caminhada termina no alto da serra, a 700 metros de altitude, onde a paisagem promete ser arrebatadora.

12 de Setembro
"Por entre as Bouças"
Com concentração marcada às 9 horas, nas instalações do CISA, este percurso tem a duração de 3 horas e apresenta um grau de dificuldade fácil.
Os participantes irão percorrer vários caminhos antigos, entre os característicos muros em pedra que serviam para proteger azevinhos e carvalhos dos grandes rebanhos que existiam antigamente na Serra d'Arga.


23 de Outubro
"Trilho da Chã da Franqueira"

Com concentração marcada às 15 horas, nas instalações do CISA, em Arga de Baixo, este percurso de aproximadamente 7 km tem a duração de 3 horas e apresenta um grau de dificuldade fácil.
Este percurso  conta a parceria do Concello de A Guarda.

20 de Novembro
"Ruta polos Camiños do Tegra"
Com concentração marcada às 14 horas, no Cais do Ferry-Boat em Caminha, a fim de se efectuar a travessia do Rio Minho, este percurso de aproximadamente 8 km tem a duração de 2h30m e apresenta um grau de dificuldade fácil. O Concello de A Guarda assegurará o transporte dos participantes até ao início do percurso. E, a travessia do rio Minho, de regresso a Caminha, será novamente efectuada no Ferry-boat, com partida de A Guarda às 18h30.
Iniciativa resultante da parceria que existe entre o CISA e o Concelho de A Guarda, e que visa dar a conhecer as paisagens das duas margens do Rio Minho.
11 de Dezembro
"Trilho da Pedra Alçada"
Com concentração marcada às 9h30, junto à Igreja de Arga de S. João, este percurso tem a duração de aproximadamente 5 horas e apresenta um grau de dificuldade moderado.


Contactos:
Câmara Municipal de Caminha
Divisão de Abastecimento Público, Ambiente e Serviços Urbanos (DAPASU)
Tlfs 258 721 708 e 258 710 300
dapasu@cm-caminha.pt

Centro de Interpretação da Serra d'Arga - CISA
cisa@cm-caminha.pt

http://www.cm-caminha.pt


Inscrições gratuitas e obrigatórias


Calendário de Caminhadas 2009

Sem comentários: