sexta-feira, fevereiro 12, 2010

“Dias Tranquilos” em Montemor-o-Novo, Passeios pedestres entre Fevereiro e Julho de 2010, promovidos pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo



A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo propõe que inicie este ano tranquilamente, apresentando novos percursos de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do concelho.

Nesta edição iremos á descoberta de antas e menires que nos guardam segredos; de histórias escondidas nas ruas da cidade; perceber e apreciar o património gastronómico; observar borboletas; interpretar os sons nocturnos; visitar as sondagens/escavações arqueológicas do Castelo e terminaremos a desvendar mistérios à volta dos morcegos. Cremos que estas sugestões o vão deixar com os Dias mais Tranquilos…



20 de Fevereiro
Jornadas do património histórico, artístico e natural
Com o objectivo de promover e divulgar o património concelhio, este semestre os Dias Tranquilos iniciam-se com um encontro de ideias entre os orientadores dos percursos e o público em geral. Esta iniciativa realiza-se no Auditório da Junta de Freguesia de N. Sra da Vila com entrada livre e inscrição prévia.

6 de Março
Passeio pelo megalitismo
Antas, dólmens e menires marcam a nossa paisagem e o nosso imaginário, neste passeio matinal vamos percorrer caminhos ancestrais e ver in-loco testemunhos da presença dos nossos mais longínquos antepassados.
Com Professor Manuel Calado, do Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

28 de Março
Dia Mundial dos Centros Históricos
Comemoramos o Dia Mundial dos Centros Históricos, neste Domingo vamos descobrir a área mais antiga da vila (Centro histórico de Montemor-o-Novo). Saber Interpretar as ruas, as casas e as heranças histórico/culturais que permaneceram no tempo e identificam o povo de Montemor.
Com Dr. Jorge Fonseca.



10 de Abril
Caminhos do Slow Food Alentejo
Neste passeio pela Serra de Monfurado e com o auxílio do convivium Alentejo deste movimento, vamos aliar a geologia à gastronomia e nada melhor para entender este conceito “slow food” que terminar com um petisco numa taberna tradicional de Montemor.
“O Slow Food é um movimento internacional que promove a qualidade de vida, a sustentabilidade, os recursos endógenos, os sabores, a vida calma ao ar livre e os alimentos bons, limpos e justos”.
Com Victor Lamberto

24 de Abril
As amas dos expostos da roda de Montemor-o-Novo no inicio do séc. XIX
“Ainda bastante desconhecidas da história social, quem eram estas mulheres que aceitavam amamentar e tratar crianças expostas?”. A partir de um passeio pedestre pela cidade, vamos tentar saber a resposta a esta questão.
Com Dra. Maria da Graça David de Morais.

15 de Maio
Borboletas, escaravelhos e libelinhas
Existem diversas espécies de borboletas com elevada beleza e importância para a conservação. Este passeio ajudar-nos-á a identificar essas espécies, bem como libelinhas e escaravelhos, e levar-nos-á à descoberta da forma de estudo dos seus hábitos e habitats.
Com bióloga Otília Miralto e Dra. Amália Oliveira.

28 de Maio
Aves nocturnas da Serra de Monfurado
Neste passeio nocturno a proposta passa por estar com os ouvidos apurados e distinguir os diferentes sons das aves que vivem “socialmente” à noite. Com técnicas que os biólogos utilizam nos seus estudos, vamos também realizar “chamamentos” e ver que animais nos respondem.
Com biólogo Rui Lourenço.

19 de Junho
Arqueologia no Castelo de Montemor-o-Novo
O domínio da arqueologia permite realizar de forma continuada a investigação necessária ao conhecimento do conjunto da malha urbana do castelo. Neste passeio vamos visitar os trabalhos das sondagens/escavações arqueológicas e perceber a sua importância.
Com Dra. Manuela Pereira, Programa do Castelo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.


2 de Julho
Morcegos e seus hábitos
Com hábitos noctívagos muito próprios, os morcegos criaram à sua volta mitos e tradições negativas. Neste passeio nocturno vamos observar e saber mais sobre estas criaturas.
Com biólogo Tiago Marques.

Horários: Os passeios têm início às 9h30 no Posto de Turismo, e duração de uma manhã. Os passeios dos dias 28 de Maio e 2 de Julho têm inicio às 19H e realizam-se à sexta-feira. O passeio de 28 de Março realiza-se ao Domingo.


Inscrições e Informações:
Posto de Turismo de Montemor-o-Novo
Largo Calouste Gulbenkian
7050-192 Montemor-o-Novo

Tlf. 266 898 103
Fax 266 877 096
e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt

Horário: 09:30h ás 13:00 – 14:30 ás 18:00h. Encerra ao Domingo.

http://www.cm-montemornovo.pt


Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado
Baldios
Telef. 266 837 476
E-mail: redenatura_dcdj@cm-montemornovo.pt
Horário: 09h ás 16h (Sexta-feira e Sábado, restantes dias com marcação prévia)



Inscrições: devem ser efectuadas até à quarta-feira anterior a cada passeio. Inscrições e confirmações no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo – Largo Calouste Gulbenkian – 7050-192 Montemor-o-Novo.
O número de participantes em cada passeio é limitado. Os passeios têm um limite mínimo de 10 participantes.



“Dias Tranquilos” edição de Setembro de 2009 a Janeiro de 2010

“Dias Tranquilos” edição de Março a Julho de 2009

“Dias Tranquilos” edição de Setembro a Dezembro de 2008

“Dias Tranquilos” edição de Fevereiro a Junho de 2008

“Dias Tranquilos” edição de Setembro de 2007 a Janeiro de 2008






8 de Maio 
V Passeio Campestre - Cortiçadas de Lavre (Montemaior)

Sem comentários: