sexta-feira, setembro 04, 2009

“Dias Tranquilos” em Montemor-o-Novo, Passeios pedestres entre Setembro de 2009 e Janeiro de 2010, promovidos pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Mais um verão que termina e com ele terminam os dias longos e quentes, os quais dão lugar a outros mais curtos e amenos. As férias dão lugar a dias de trabalho e cores Outonais. A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo vem proporcionar-lhe uns Dias Tranquilos… realizando passeios que interpretam a história, a arte e a natureza existentes no concelho.




19 de Setembro
Ecopista do Montado
Com o objectivo de promover o património natural e cultural existente, com particular destaque para o património ferroviário, bem como favorecer a prática do desporto, na sua vertente mais informal, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo convida-o a uma caminhada pela Ecopista que terminará com um piquenique no antigo apeadeiro do Paião.


17 de Outubro
Megalitismo
Os monumentos megalíticos inspiram histórias e lendas e continuam, para muitos, a ser um mistério. Acompanhe-nos neste passeio e descubra mais um pouco dos segredos dos monumentos megalíticos.
Com o Professor Manuel Calado.


24 de Outubro
Moinhos do Rio Almansor
São vários os moinhos de água que se situam ao longo do Rio Almansor. Apesar de muitos apresentarem um estado avançado de degradação, ainda existem outros que vale a pena visitar e ouvir histórias de quem em outros tempos lá morou.
Com o Professor Vítor Guita.



7 de Novembro
Ervas aromáticas na cozinha
Ser-nos-á explicado como colher correctamente as ervas aromáticas e qual a importância destas na nossa cozinha. Vamos descobrir que apetitosos petiscos estas nos podem proporcionar.
Com Juvenália Cantanhede e Custódio Pereira
Passeio inserido no Festival de Sopas.


21 de Novembro
O Manuelino em Montemor-o-Novo
Cidade com história por todos os cantos, desde arquitectura civil e militar, religiosa, popular até às Casas-Torre e Paços. Ao longo deste passeio vai poder ver os testemunhos do Manuelino em Montemor, sendo suficientes para mostrar a importância da Vila no inicio da Idade Moderna.
Com o Professor Manuel Branco.

13 de Dezembro
Aldrabas e batentes
Certamente que já a usou, ou pelo menos passou por “ela” numa qualquer rua. No entanto será que se deu conta da beleza deste objecto? Assim como do seu significado e até dos símbolos que a Aldraba nos transmite? Estes são alguns dos segredos que vamos revelar ao longo do passeio.
Com Dr. Luís Filipe Maçarico.

16 de Janeiro
Caminhada em Monfurado
Passeio pedestre pela serra de Monfurado, com cerca de 7 km. Com passagem pelas grandes chaminés da vila do Escoural, pelas cores da Serra de Monfurado que nesta época do ano se enche de verde e claro a fauna existente no local.



Horários: os passeios têm início às 9h30 no Posto de Turismo, e duração de uma manhã.




Inscrições e Informações:
Posto de Turismo de Montemor-o-Novo
Largo Calouste Gulbenkian
7050-192 Montemor-o-Novo

Tlf. 266 898 103
Fax 266 877 096
e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt

http://www.cm-montemornovo.pt


Inscrições: devem ser efectuadas até à quarta-feira anterior a cada passeio
O número de participantes em cada passeio é limitado. Os passeios têm um limite mínimo de 10 participantes.



“Dias Tranquilos” edição de Março a Julho de 2009

“Dias Tranquilos” edição de Setembro a Dezembro de 2008

“Dias Tranquilos” edição de Fevereiro a Junho de 2008

“Dias Tranquilos” edição de Setembro de 2007 a Janeiro de 2008

Sem comentários: