segunda-feira, maio 18, 2009

Carrilheiras de Barroso 30 e 31 de Maio, no concelho de Montalegre

Carrilheiras de Barroso - 30 e 31 de Maio

Circuito Luso-Galaico – 6ª marcha de Montalegre

As Carrilheiras de Barroso 2009 são um evento organizado pela Câmara Municipal de Montalegre, Ecomuseu de Barroso, Agrupamento de Escuteiros 1115 – Montalegre e Clube de Desportos de Montanha Papaventos, cujo principal objectivo é o de permitir que os amantes de percursos pedestres possam palmilhar, durante dois dias, um total de 70 km – para quem estiver interessado em percorrê-los em toda a sua plenitude –, de percursos pedestres quase todos eles em caminhos rurais/agrícolas em terra batida.
Estes percursos, que foram previamente marcados conduzem os pedestrianistas por caminhos antigos de ligação entre aldeias e campos de cultivo, colocando-os em contacto com a biodiversidade local e com todo um património – natural e edificado – para além de permitirem estabelecer um elo de ligação com o Povo Barrosão, com os seus usos e costumes e com o modus vivendi das aldeias tradicionais de Barroso.


No dia 30 de Maio (Sábado), tem início e término no Parque do Cávado, em Montalegre, as Carrilheiras de Barroso 2009, que são um evento dividido em três percursos com 20, 20 e 10 km, sendo quase a totalidade dos 50km de percursos em caminhos de terra, com excepção de pequenos troços, no início e no final, nos acessos ao dito Parque.

No dia 31 de Maio (Domingo), em ano de santificação de D. Nuno Álvares Pereira – que viveu por terras de Salto –, decorre a inauguração, por Sua Exª o Duque de Bragança, D. Duarte Nuno, do “PR8 Trilho D. Nuno”, na vila de Salto, permitindo depois aos participantes percorrer os 20 km de trilho que assenta numa das vilas mais características do concelho, sulcadas por uma população maioritariamente agrícola e/ou que vivia da exploração do minério (essencialmente volfrâmio).

Clicar para ampliar


Clicar para ampliar


Inscrições e informações:
Ecomuseu de Barroso
Tlf. 276 518 645
Fax 276 510 201 ; 276 518 646
http://www.cm-montalegre.pt/carrilheiras/index.php

Podendo ser efectuadas até ao dia 28 de Maio, só se tornando efectivas após o respectivo pagamento. Participação limitada a um máximo de 400 participantes.


A participação neste evento, que pode ser feita individualmente ou em grupo, pressupõe o pagamento de uma jóia, cujos valores, para quem se inscreva até 28 de Maio, são:
  • pedestrianistas federados 12,50€;
  • pedestrianistas não federados 15€.

Os valores pagos no acto de inscrição incluem, para além da participação das actividades a realizar nos dias 30 e 31, documentação e lembrança individual, seguro de acidentes pessoais, alimentação, transporte, possibilidade de utilização da piscina municipal, faculdade de trabalho de massagistas.


Fonte: Câmara Municipal de Montalegre


Sem comentários: