domingo, maio 10, 2009

Inauguração do "Caminho do Xisto de Álvaro" (PR1 e PR2 – OLR), dia 24 de Maio, em Álvaro, concelho de Oleiros


No dia 24 de Maio é inaugurado o "Caminho do Xisto de Álvaro" (PR1 e PR2 – OLR), na freguesia de Álvaro, concelho de Oleiros. Um percurso de encantos pelo deslumbrante vale do rio Zêzere.

Álvaro é uma das Aldeias do Xisto em que o casario é maioritariamente rebocado e pintado, evidenciando que a aldeia já foi uma mui nobre “villa” e sede de concelho, um estatuto herdado da sua história por onde passaram visigodos, romanos e que foi uma importante base para a Ordem de Malta. Esta freguesia é também marcada pela existência de Caminhos de Santiago e pelo seu espólio religioso de excepção.

O Vale do Zêzere deslumbra pela sua imponente paisagem e é o rio que surpreende pelo seu profundo traçado sinuoso que resulta de um processo de meandrização. A descoberta de recantos paradisíacos no fundo dos profundos barrancos é aqui garantida, não fosse este um dos geossítios do Geopark Naturtejo classificado pela UNESCO.

Este é um dos mais belos vales fluviais portugueses. Toda a região envolvente reveste-se de interesse ecológico. Pelas encostas íngremes circundantes, são evidentes as monoculturas de pinheiro bravo, valendo a pena seguir sem destino uma miríade de caminhos rurais.

Será também inaugurado a Casa de Turismo Rural, A Casa dos Hospitalários, esta é uma casa senhorial do séc. XVII, totalmente renovada e equipada.


PROGRAMA
9:00h – Concentração no Adro da Igreja Matriz
9:30h – Inauguração da Casa dos Hospitalários (com oferta do pequeno-almoço)
10:00h – Apresentação do percurso
10:30h – Início do percurso PR1 (7,3 km)
13:00h – Almoço volante junto à Praia Fluvial
15h30 – Início do percurso PR2 (6,3 km) - facultativo



Informações:
Câmara Municipal de Oleiros
Tlf. 272 680 130
geral@cm-oleiros.pt
www.cm-oleiros.pt

Sem comentários: