segunda-feira, maio 04, 2009

Novo Percurso pedonal e cultural na Serra do Louro (Parque Natural da Arrábida) em Palmela

A Câmara Municipal de Palmela concebeu um percurso pedonal e cultural, numa perspectiva de dinamização e divulgação do património arqueológico, molinológico, etnográfico, natural e paisagístico do concelho.

Este percurso insere-se em área protegida do Parque Natural da Arrábida e possibilita o conhecimento e a observação de uma área com vestígios de ocupação humana antiga, como nos comprovam os sítios arqueológicos de Chibanes, do Alto da Queimada e das Grutas de Quinta do Anjo, privilegiando ainda a passagem pelos moinhos de vento da Serra do Louro, que dependendo dos dias e com alguma sorte, nos presenteiam com a sonoridade do vento ao passar pelas velas e o barulho do moinho em funcionamento. Ao longo do circuito proposto desperte os sentidos e renda-se aos encantos das paisagens, dos cheiros e sons que a natureza lhe oferece e desfrute de áreas de excepcional beleza e potencial turístico ao longo da Serra do Louro e da freguesia da Quinta do Anjo.

Clicar na imagem para aceder ao folheto

Os interessados poderão percorrer o circuito livremente consultando os folhetos “Percursos Pedonais e Roteiros Culturais (Serra do Louro)”, com informação sobre o património cultural e o roteiro a seguir, os painéis informativos colocados na estrada de acesso à Serra e no Espaço Fortuna-Artes e Ofícios, com indicações sobre os pontos de interesse a visitar, a duração e distância do percurso (tipo circular), os cuidados, normas de conduta e conselhos para uma boa marcha. Futuramente serão colocados painéis explicativos sobre os sítios arqueológicos contemplados no percurso, funcionando como recurso informativo complementar.
Este projecto foi realizado no âmbito de uma candidatura ao Programa de Financiamento Comunitário Leader +.

Fonte: Câmara Municipal de Palmela

Sem comentários: