terça-feira, janeiro 05, 2010

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade

Em 2010 foi declarado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB) A temática é A biodiversidade é a vida. A biodiversidade é a nossa vida” .
O lançamento oficial realizará-se em 11 de Janeiro em Berlim.

"O mundo ainda está pouco familiarizado com o papel vital que a biodiversidade desempenha no bem-estar humano e na manutenção do planeta. Um dos objectivos da celebração é contribuir de forma abrangente no combate às causas da erosão e perda de biodiversidade por falta de desenvolvimento sustentável. A ONU alerta que esses problemas são centrais na definição para uma nova abordagem de conservação"




Vários países do mundo celebram com múltiplas iniciativas este ano como o Brasil, Uruguai, Colômbia, Panamá, Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Alemanha, Itália, Noruega, Eslovénia, Namíbia, Gabão, Quénia, Costa do Marfim, Egipto, África do Sul, Japão, China, India, Qatar, Cambodja, Malásia, Nova Zelândia






Vários eventos vão marcar o calendário em 2010 neste âmbito:
  • em 6 e 7 de Janeiro, em Curitiba, Brasil, o 2º "Curitiba Meeting on Cities and Biodiversity"
  • em 11 de Janeiro, em Berlim, lançamento oficial do Ano Internacional da Biodiversidade
  • em 21 e 22 de Janeiro em Paris realizar-se-ão palestras com especialistas e representantes de agências da ONU, e a abertura de uma exposição "UNESCO Biodiversity Exhibition"
  • de 25 a 29 de Janeiro, em Paris, realizar-se-á a "UNESCO Scientific Conference"
  • de 1 a 5 de Fevereiro, em Trondheim (Noruega) a 6ª "Trondheim Conference on Biodiversity"
  • em 22 de Maio, em vários pontos do globo, celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade
  • em 20 Setembro, em Nova Iorque, terá lugar a Assembleia Geral das Nações Unidas tendo por tema a Biodiversidade.
  • de 11 a 15 de Outubro, em Aichi-Nagoya (Japão), a ANIEC 2010 sobre a temática da Biodiversidadede
  • de 11 a 12 de Dezembro, em Kanzawa (Japão) encerramento do "Ano Internacional da Biodiversidade" e lançamento do "Ano Internacional das Florestas - 2011"
    Em Portugal será criado brevemente uma Comissão para o Ano Internacional da Biodiversidade, presidida pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB)





    Website do Museu de História Natural dos EUA sobre o Ano Internacional da Biodiversidade
    http://www.biodiversityislife.net

    1 comentário:

    Ademir Ramos disse...

    No Amazonas integramos a este Rede por meio do Núcleo de Cultura Política da Unversidade Federal do Amazonas (NCPAM/UFAM) favor conferir www.ncpam.com para efetivação desse gostaríamos de ser informado e partícipe desse processo. Obrigado!!!!!!