domingo, janeiro 24, 2010

Câmara Municipal de Loures - Calendário de Caminhadas 2010


Calendário de Caminhadas 2010
- Câmara Municipal de Loures



PERCURSO PEDESTRES "MANHÃS DE LOURES"


A ter lugar nos meses de Fevereiro, Abril, Junho, Outubro, Novembro e Dezembro, com uma extensão aproximada de 12 Km, realizada em circuito, com partida e chegada ao mesmo local, destina-se aos caminheiros que estão a iniciar esta actividade, aos que queiram levar a família ou mesmo àqueles que queiram apenas manter uma prática física mais regular. O grau de dificuldade é fácil/médio de acordo com as características dos percursos.


7 de Fevereiro
Manjoeira - Manjoeira
Descrição: Concentração junto ao Restaurante Solar dos Pintor, n(acesso à Manjoeira por À das Lebres ou pela Rotunda de St Antão do Tojal virando à esquerda para Pintéus, pelas 9H00 horas com passagempelo Alto das Toracas, subida pela margem direita da Ribeira de Casaínhos, num trilho magnífico com vista para a ribeira e as suas cascatas, até entroncar num caminho antigo e subir para o Alto da Fontainha, local onde se pode observar uma vista soberba sobre o Vale de Loures, o estuário do Tejo e a Serra da Arrábida, continuar progressivamente a subir até ao Alto dos Matinhos e começar finalmente a descer para a Manjoeira, onde devemos chegar por 13H00.


18 de Abril
Infantado – Infantado
Descrição: Concentração junto à entrada do Parque Verde do Shopping Loures pelas 9H00 com passagem por Frielas (visita guiada à Vila Romana de Frielas), Alto da Apelação, Foz do Trancão, Unhos e de novo de volta ao Shoping de Loures por volta das 13H00.


6 de Junho
Loures - Loures
Descrição: Partida pelas 9H00 no Parque da Cidade em Loures, subida em direcção a St António dos Cavaleiros, com passagem pela Mealhada. No Planalto de St António dos Cavaleiros iremos em direcção ao Palácio do Correio-Mor, o monumento mais emblemático do Concelho de Loures, para se continuar a subir em direcção a Montemor, local onde iremos visitar a Capela da Nossa Senhora da Saúde. Depois do alto iremos descer até Loures com passagem pelo Pinheiro de Loures e pela casa do Adro. Um percurso com pontos de interesse patrimoniais bastante interessantes e paisagens bem bonitas, com chegada ao parque da Cidade prevista para as 13H30.


24 de Outubro
Bucelas - Bucelas
Descrição: A partida está prevista para as 9H00 junto à Escola EBI de Bucelas e com a chegada pelas 13H30 no mesmo local. O percurso terá a extensão de 12 Km com um grau de dificuldade médio/baixo, percorrendo a magnífica zona de Bucelas, terra do bom vinho e belas paisagens campestres, com passagem pelo Trilho do Boição, visita ao Museu Etnográfico da Bemposta, subida para a Serra da Alrota, com passagem pelo renovado Fortim da Alrota, seguindo pelo vale do Boição, uma das mais bonitas paisagens do Concelho de Loures e finalmente a chegada a Bucelas.


21 de Novembro
Salemas – Salemas
Descrição: Partida pelas 9H00 de Salemas (Junto a Montachique) com chegada prevista para 13H30 ao mesmo local. Saída em direcção à Gruta e Anta de Salemas, descida para Ponte de Lousa, subida ao Penedo do Gato (visita à Gruta do Penedo do Gato), descida para o Vale do Rio de Loures, subida para Fontelas, passagem pela Anta de Salemas, descida pela encosta da Saúde até à Ribeira de Lousa e finalmente subida para Salemas. Um percurso com algum acidente de relevo, mas muito bonito e natural.


5 de Dezembro
Pintéus – Pintéus
Descrição: Partida pelas 9H00 junto ao Palácio de Pintéus, subida em direcção à Central de Fanhões, descida para a estrada de Bucelas, passagem sobre o Rio Trancão, subida para o Zambujal, voltar de novo em direcção à Central de Fanhões e finalmente a chegada a Pintéus. Um percurso com algum acidente de relevo, mas muito natural e com óptimos vistas sobre o Vale do Tejo e Arrábida.





2.ª VOLTA PEDESTRE AO CONCELHO DE LOURES 2010

A ter lugar nos meses de Janeiro, Março, Maio e Setembro, esta iniciativa pretende fazer a Volta Pedestre ao Concelho de Loures em 4 etapas de 20 Km cada. O grau de dificuldade é médio quer pela extensão das etapas quer pela irregularidade do terreno.




23 de Janeiro
1.ª Etapa – Parque da Cidade – Bolores
Descrição: Concentração do Parque da Cidade pelas 9H00 com passagem pela Mealhada, St António dos Cavaleiros, zona envolvente do palácio do Correio-Mor, Montemor, Vale Nogueira, Camarões, À –dos Caos e finalmente chegada Bolores pelas 15H30, onde nos aguarda o transporte para o retorno ao local de partida.


20 de Março
2.ª Etapa – Bolores – Parque Municipal do Cabeço de Montachique
Descrição: Concentração no Parque de Montachique pelas 9H00. Transporte de autocarro para os Bolores. O percurso desta segunda etapa inclui uma subida inicial com passagem junto ao marco geodésico de Bolores, com continuação em direcção à Serra de Monfirre, já no Concelho de Sintra, passaremos depois a Ribeira de Loures e continuaremos vale acima à volta de Carcavelos e Montejunto, até passarmos sobre a A8 e finalmente chegarmos ao Parque Municipal do Cabeço de Montachique pelas 15H30.


22 de Maio
3.ª Etapa - Montachique – Bucelas
Descrição: Concentração junto à Escola Integrada de Bucelas pelas 9H00. Transporte de Autocarro para Montachique. O percurso desta 3ª Etapa da Volta Pedestre ao Concelho de Loures inclui uma travessia do Parque Municipal de Montachique, com continuação em direcção à estrada do Forte que irá levar os caminheiros ao Fortim de Ribas (o Fortim existente no Concelho de Loures mais representativo da 2ª Linha de Torres). Seguiremos depois para o Alto dos Picotinhos, local por onde se começará a descer até ao Freixial. A partir daí sempre a subir até ao Alto do Carvalhal, para depois se atravessar mais um vale e subir para a Serra da Alrota (Fortim da Alrota), descer de novo, atravessar o magnífico vale do Boição, com o Trilho do Boição e a Quinta do Boição, e finalmente Bucelas pelas 15H30.


25 de Setembro
4.ª Etapa – Bucelas – Loures
Descrição: Concentração no Parque da Cidade pelas 9H00. Transporte de Autocarro para Bucelas. O percurso desta etapa inclui uma primeira subida de Bucelas para a cumeada do Serves, descida pela Mata do Paraíso até Alpriate, uma subida até ao Parque Urbano de St Iria da Azóia, de novo para o Vale do Trancão até Sacavém e de volta a Loures pela margem direita do Trancão, com chegada ao Parque da Cidade em Loures pelas 15H30 de onde tínhamos partido na 1ª etapa em Janeiro.





Inscrições:
Câmara Municipal de Loures
Divisão Dinamização Desportiva
Telefone 219848739
divisaoddesportiva@cm-loures.pt
http://www.cm-loures.pt


Para os Percursos Pedestres Manhãs de Loures até 5 Fevereiro para a 1.º Percurso, 16 de Abril para a 2.º Percurso, 4 de Junho para o 3.º Percurso, 22 de Outubro para o 4.º Percurso, 19 de Novembro para o 5.º Percurso e 3 de Dezembro para o 6.º Percurso.

Para a 2.ª Volta Pedestre ao Concelho de Loures até 21 de Janeiro para a 1.ª Etapa, 18 de Março para a 2.ª Etapa, 20 de Maio para a 3.ª Etapa e 20 de Maio e 23 de Setembro para a 4.ª Etapa.





PASSEIOS PEDESTRES 2010

O concelho de Loures é sobretudo um território rural com uma paisagem moldada pelas actividades agro-florestais e pecuárias.Neste território, caracterizado por duas zonas distintas – a zona rural e a zona urbana podemos encontrar flora e fauna muito variadas, influenciada, quer pelo clima e relevo, quer pelas características geológicas do concelho.

O carvalho-cerquinho (Quercus faginea), o abrunheiro bravo (Prunus Spinosa), o pisco-de-peito-ruivo (Erithacus Rubecula), o tojo-arnal (Ulex europaeus), a albarrã-do-peru (Scilla peruviana), os maios-amarelos (Íris lusitanica), a erva-vespa (Ophrys lutea), a erva-do-homem-enforcado (Aceras anthropophorum), a tarambola–cinzenta (Pluvialis squatarola), o pernilongo (Himantopus himantopus) e o leirão (Eliomys quercinus) são alguns exemplares, de entre muitos, de flora e fauna que poderá encontrar ao realizar os percursos que lhe propomos.

28 de Março
“À Descoberta do Vulcão”
Fanhões – Lousa
Dificuldade: Média/Alta
Distância: 8 km
Encontro: junto à Igreja de S. Pedro de Lousa, às 09h00
Inicia-se junto à Igreja de São Saturnino, em Fanhões, igreja matriz datada de 1575 e restaurada em 1796, após o terramoto. Tem uma só nave e torre sineira. Destaque para o coro joanino, a pia baptismal e os painéis de azulejos (séc. XVI e XVII). Durante a Implantação da República foi saqueada e incendiada.
Segue-se o percurso e, ao alcançar o Forte de Ribas, poderá reviver os combates aí travados no século XIX, entre as tropas francesas e as luso-britânicas. Este forte é parte integrante dos Fortes das Linhas de Torres (sistema defensivo). O conjunto pertencia ao segundo grupo de linhas (são 3 no total), que ia da Póvoa de Santa Iria até Ribamar.
O ponto seguinte deste percurso é o Cabeço de Montachique, com o seu vulcão. No concelho de Loures é possível distinguir duas zonas vulcânicas: a zona Centro/Sul onde existem escoadas lávicas, e a zona Norte, onde existem diversas estruturas cónicas, características dos vulcões.
O cabeço de Montachique, é exactamente uma dessas estruturas vulcânicas características. Trata-se do ponto mais elevado do concelho, com uma cota de 409 m. É uma estrutura típica com crateras principal e secundária. As suas vertentes suaves são resultantes de uma emissão calma e lenta de lava, tendo existido alguma alternância com episódios explosivos, mas de curta duração. Agora extinto, o vulcão do cabeço de Montachique terá conhecido, na altura posterior ao aparecimento dos Dinossáurios, intensa actividade. O material expelido pelo vulcão do cabeço de Montachique, tal como outros, é de natureza basáltica. O material resultante da alteração desse basalto formou solos com características sobejamente conhecidas pela sua fertilidade.
Depois do vulcão, inicia-se descida para Lousa, onde termina o percurso.



11 de Abril
“Rumando do Parque ao Palácio”
Parque Municipal do Cabeço de Montachique (Fanhões) – Freixial (Bucelas)
Dificuldade: Média/Baixa
Distância: 5,5 km
Encontro: Freixial, junto ao coreto, às 09h00
Com início no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, a 280 metros de altitude, onde os ares são frescos e puros, damos início a uma Pequena Rota Linear, que tem como principais curiosidades a flora e a fauna aí existentes.
Durante o trilho, passaremos pelas localidades de Ribas de Cima, Chamboeira e terminaremos no Freixial, local onde poderemos observar um Chafariz Oitocentista, o Coreto, o Palácio do Conde de Rio Seco (séc. XIX) e a Igreja de Nª S.ª da Conceição.
O trajecto entre a Chamboeira e o Freixial é feito lado a lado com a ribeira do Juncal.
Terminado o percurso, aproveite e desfrute do Parque Municipal do Cabeço de Montachique.



23 de Maio

“Por Terras da Anta”
Lousa – Ponte de Lousa
Dificuldade: Média
Distância: 6 km
Encontro: Em Ponte de Lousa, junto ao cruzamento para Negrais, às 09h00
Inicia-se junto à Igreja de S. Pedro de Lousa, templo do século XVI, cujo último restauro data do século XIX. Destaque para os painéis de azulejos seiscentistas policromos figurando S. Pedro e São Miguel Arcanjo. O altar-mor é em talha dourada rococó e possui tribuna e trono. Na sacristia podem observar-se azulejos seiscentistas do tipo albarrada. No exterior destaque para um portal lateral de estilo manuelino. Sobe-se de seguida em direcção à Anta de Carcavelos, anta de dimensão média, que se situa no vale da ribeira do Tufo, próximo da aldeia de Carcavelos. É um dos mais bem preservados monumentos megalíticos do concelho. Apresenta uma câmara poligonal com aproximadamente 3 metros de largura, constituindo um conjunto de seis esteios em calcário in situ, cinco correspondentes à referida câmara e um outro possivelmente pertencente ao corredor. Junto ao monumento existem algumas lajes de calcário, uma das quais de grande dimensão, talvez a antiga cobertura da câmara. (in, “À Descoberta de Uma Anta, Connosco em Loures”, Museu Municipal de Loures/DSC, Setembro 2005). Nesta zona inicia-se a descida até Ponte de Lousa.


13 de Junho
“Do Rio à Várzea”
Sacavém – S. Julião do Tojal
Dificuldade: Média
Distância: 10 km
Encontro: Junto à Igreja Paroquial de S. Julião do Tojal, às 09h00
Este percurso inicia-se junto à foz do rio Trancão, em tempos chamado Rio de Sacavém, que desagua no estuário do rio Tejo, no mar da Palha. Passa ainda pelas Freguesias de S. João da Talha, Unhos e termina em S. Julião do Tojal.
Tem a particularidade de ser um trajecto sempre junto à margem do rio, em parte realizado pelos Caminhos de Fátima.
Em Sacavém, podemos observar a Igreja Matriz de Santa Maria de Sacavém (séc. XVI), o Convento de N.ª S.ª dos Mártires e da Conceição (séc. XVI), o Reduto de Monte Sintra/Forte de Sacavém (séc. XIX), o local da antiga Fábrica da Loiça de Sacavém e uma ponte romana, célebre pela batalha da conquista de Lisboa aos Mouros, em 1147.
Ao chegarmos à várzea de Loures, em S. Julião do Tojal, poderemos observar as hortas pois o concelho de Loures era em tempos chamado “as hortas de Lisboa”.
O percurso termina em S. Julião do Tojal, junto à Igreja Paroquial de S. Julião (séc. XVII).



27 de Junho
“Caminhos de Antigamente”
Parque Municipal do Cabeço de Montachique – Pintéus
Dificuldade: Média
Distância: 6,5 km
Encontro: Junto ao Grupo Recreativo de Pintéus, às 09h00
Este passeio, com início no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, tem a particularidade de ser efectuado, quase na sua totalidade, por trilhos seculares. Dos Romanos às Invasões Francesas, chegando aos nossos dias, estes trilhos têm servido as populações e demais utilizadores nas tarefas do dia-a-dia e em importantes momentos da nossa história.
As magníficas paisagens dão o colorido a este percurso, visualizando-se localidades como Freixial e Ribas, a serra de Alrota, o rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama (quando o tempo o permite).
Pintéus marca o final desta caminhada, onde os mais curiosos poderão ainda apreciar o Palácio de Pintéus, monumento setecentista, que foi residência da escritora e poetisa Maria Amália Vaz de Carvalho. Aqui desenvolveu vários serões literários com a presença de Tomás Ribeiro, Castilho e Mendes Leal. Foi neste mesmo palácio que foi lida a sua primeira obra Uma Primavera de Mulher. Actualmente é propriedade do fadista João Ferreira Rosa.



12 de Setembro
“Rumando do Parque ao Palácio”
Parque Municipal do Cabeço de Montachique (Fanhões) – Freixial (Bucelas)
Dificuldade: Média/Baixa
Distância: 5,5 km
Encontro: Freixial, junto ao coreto, às 09h00
Com início no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, a 280 metros de altitude, onde os ares são frescos e puros, damos início a uma Pequena Rota Linear, que tem como principais curiosidades a flora e a fauna aí existentes.
Durante o trilho, passaremos pelas localidades de Ribas de Cima, Chamboeira e terminaremos no Freixial, local onde poderemos observar um Chafariz Oitocentista, o Coreto, o Palácio do Conde de Rio Seco (séc. XIX) e a Igreja de Nª S.ª da Conceição.
O trajecto entre a Chamboeira e o Freixial é feito lado a lado com a ribeira do Juncal.
Terminado o percurso, aproveite e desfrute do Parque Municipal do Cabeço de Montachique.



19 de Setembro
“Do Rio à Várzea”
Sacavém – S. Julião do Tojal
Dificuldade: Média
Distância: 10 km
Encontro: Junto à Igreja Paroquial de S. Julião do Tojal, às 09h00
Este percurso inicia-se junto à foz do rio Trancão, em tempos chamado Rio de Sacavém, que desagua no estuário do rio Tejo, no mar da Palha. Passa ainda pelas Freguesias de S. João da Talha, Unhos e termina em S. Julião do Tojal.
Tem a particularidade de ser um trajecto sempre junto à margem do rio, em parte realizado pelos Caminhos de Fátima.
Em Sacavém, podemos observar a Igreja Matriz de Santa Maria de Sacavém (séc. XVI), o Convento de N.ª S.ª dos Mártires e da Conceição (séc. XVI), o Reduto de Monte Sintra/Forte de Sacavém (séc. XIX), o local da antiga Fábrica da Loiça de Sacavém e uma ponte romana, célebre pela batalha da conquista de Lisboa aos Mouros, em 1147.
Ao chegarmos à várzea de Loures, em S. Julião do Tojal, poderemos observar as hortas pois o concelho de Loures era em tempos chamado “as hortas de Lisboa”.
O percurso termina em S. Julião do Tojal, junto à Igreja Paroquial de S. Julião (séc. XVII).



10 de Outubro
“Caminhos de Antigamente”
Parque Municipal do Cabeço de Montachique – Pintéus
Dificuldade: Média
Distância: 6,5 km
Encontro: Junto ao Grupo Recreativo de Pintéus, às 09h00
Este passeio, com início no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, tem a particularidade de ser efectuado, quase na sua totalidade, por trilhos seculares. Dos Romanos às Invasões Francesas, chegando aos nossos dias, estes trilhos têm servido as populações e demais utilizadores nas tarefas do dia-a-dia e em importantes momentos da nossa história.
As magníficas paisagens dão o colorido a este percurso, visualizando-se localidades como Freixial e Ribas, a serra de Alrota, o rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama (quando o tempo o permite).
Pintéus marca o final desta caminhada, onde os mais curiosos poderão ainda apreciar o Palácio de Pintéus, monumento setecentista, que foi residência da escritora e poetisa Maria Amália Vaz de Carvalho. Aqui desenvolveu vários serões literários com a presença de Tomás Ribeiro, Castilho e Mendes Leal. Foi neste mesmo palácio que foi lida a sua primeira obra Uma Primavera de Mulher. Actualmente é propriedade do fadista João Ferreira Rosa.



31 de Outubro
“Por Terras da Anta”
Lousa – Ponte de Lousa
Dificuldade: Média
Distância: 6 km
Encontro: Em Ponte de Lousa, junto ao cruzamento para Negrais, às 09h00
Inicia-se junto à Igreja de S. Pedro de Lousa, templo do século XVI, cujo último restauro data do século XIX. Destaque para os painéis de azulejos seiscentistas policromos figurando S. Pedro e São Miguel Arcanjo. O altar-mor é em talha dourada rococó e possui tribuna e trono. Na sacristia podem observar-se azulejos seiscentistas do tipo albarrada. No exterior destaque para um portal lateral de estilo manuelino. Sobe-se de seguida em direcção à Anta de Carcavelos, anta de dimensão média, que se situa no vale da ribeira do Tufo, próximo da aldeia de Carcavelos. É um dos mais bem preservados monumentos megalíticos do concelho. Apresenta uma câmara poligonal com aproximadamente 3 metros de largura, constituindo um conjunto de seis esteios em calcário in situ, cinco correspondentes à referida câmara e um outro possivelmente pertencente ao corredor. Junto ao monumento existem algumas lajes de calcário, uma das quais de grande dimensão, talvez a antiga cobertura da câmara. (in, “À Descoberta de Uma Anta, Connosco em Loures”, Museu Municipal de Loures/DSC, Setembro 2005). Nesta zona inicia-se a descida até Ponte de Lousa.



Nota:
Os encontros são feitos, pelas 9h00, no local de término dos percursos, onde um autocarro fará o transporte dos pedestrianistas ao início do passeio.
As inscrições são aceites com 15 dias de antecedência de cada passeio, tendo como limite, as primeiras 50.
As desistências deverão ser confirmadas até 4 dias antes do passeio, sob pena de não serem aceites em futuros passeios.
Em caso de condições meteorológicas adversas, o cancelamento dos passeios ficará ao critério da organização.


Informações e inscrições:
Gabinete de Turismo
EN 8, Parque da Cidade, Pavilhão de Macau
2670-445 Loures
E-mail: gab_turismo@cm-loures.pt
Tel. 219 829 800
Fax 219 835 716




Calendário de Caminhadas 2009

Calendário de Caminhadas 2008

Calendário de Caminhadas 2007



1 comentário:

João Soares disse...

Fernando,
este blogue é um verdadeiro Portal das Caminhadas em Portugal:-)
Um abraço