sexta-feira, janeiro 29, 2010

Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve - Calendário de Ciclo de Passeios de Natureza 2010



Calendário do Ciclo de Passeios de Natureza 2010 - Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve


Os nossos passeios têm lugar no primeiro Sábado de cada mês, exceptuando Janeiro e Agosto, altura em que pensamos que a maioria dos sócios (e dos elementos da direcção...) está de férias.

O local de encontro principal será, quase sempre, no Largo da Estação dos Caminhos de Ferro em Portimão. Mas atenção – porque a Natureza é para ser apreciada cedo, e alguns passeios têm como destino locais mais distantes, há diversas horas de encontro, assinaladas em cada passeio.





6 de Fevereiro
Costa Vicentina Meridional
Início às 10:00 horas na Praia do Martinhal (Restaurante Nortada).
Extensão: aprox. 10 km.
Dificuldade: média, devido ao piso pedregoso em metade do percurso e travessia de ribeira.
Duração: aprox. 3h30
Caminhada circular
À descoberta da costa sul entre Sagres e a Praia do Barranco, ao longo das arribas com a sua bela flora e interessante avifauna, passando pela Ponta dos Caminhos e pelo Monte Peniche e terminando na Praia do Martinhal, um chocante exemplo «pintado de verde» de densa urbanização em pleno parque natural” –.
Guia: Isabel Lima Araújo (contacto tlm 96 691 2103)

6 de Março
O estuário do Guadiana nos últimos 13000 anos
Pontos de encontro: 8h00, no largo da Estação da CP em Portimão ; ou às 9h00 no Largo de São Francisco, em Faro, junto à fonte ; ou às 10h00 no Pontão de VRSA.
Duração do passeio: 3 horas.
A área do estuário do Guadiana é hoje em dia muito diferente da mesma zona há 18 milhares de anos, isto é, no máximo da última Idade do Gelo. Nesta visita, pretendemos aproximar aos interessados a evolução do local de estuário do Guadiana nos últimos 13000 anos. A visita inicia-se no Pontão de Vila Real de Santo António, com uma pequena introdução ao estuário, contextualizando a paisagem na temática do passeio. De seguida, o grupo irá passear no Castelo de Castro Marim, descobrindo as actividades humanas passadas. O percurso pedonal e de carro termina na margem esquerda do rio, em Espanha, numa visita a um dos focos de “desenvolvimento” imobiliário mais recentes do estuário, o empreendimento turístico Costa Esuri. Ao longo desta visita, além da apresentação das características ecológicas deste ecossistema, sua utilização passada e presente, serão discutidas as actuais estratégias de gestão.
O percurso será dividido em transeptos pedonais e de carro. A organização dos veículos (próprios) pode ser feita no início do percurso.
Guiado pelo Prof. Tomasz Boski, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental – CIMA, Universidade do Algarve

(cancelado, devido ao mau tempo)

3 de Abril
Orquídeas e flora do barrocal – Fonte da Benémola (Loulé)
Duração aproximada de 3 horas, em ritmo de passeio
Grau de dificuldade mínima.
Pontos de encontro: 8h15, no largo da Estação da CP em Portimão (para quem está no Barlavento); ou às 9h15 no Largo de São Francisco, em Faro, junto à fonte (para quem está na zona de Faro) ;ou às 10h00 na Fonte da Benémola (Loulé).
Contacto e identificação da flora do barrocal, em especial de orquídeas, numa área classificada pelo ICNB pelo seu valor científico e paisagístico.
Guiado pelo Coronel Rosa Pinto, especialista em flora algarvia

1 de Maio
Cabeça do Velho – S. Brás de Alportel
Pontos de encontro: 8h00 na Estação da CP de Portimão; ou 9h15 no Largo de S. Sebastião, em S. Brás de Alportel, seguido de trajecto automóvel de cerca de 15 minutos até à Cabeça do Velho.
Percurso pelas paisagens serranas do Caldeirão do concelho de S. Brás de Alportel, próximo da Cabeça do Velho. Vamos à descoberta de uma área frequentemente esquecida, mas com muito para oferecer em termos naturais e culturais.
Guiado por Gonçalo Gomes (contacto 965722203)

5 de Junho
Percurso do Lagoão (S. Marcos da Serra)
Pontos de encontro: 8h15 na Estação da CP de Portimão; ou 9h30 em S. Marcos da Serra, junto aos Bombeiros Voluntários.
Percurso circular, tendo como pano de fundo a ribeira de Odelouca. A paisagem serrana com os seus sobreiros, amendoeiras, esteva e muitas outras plantas aromáticas cruza-se com as manchas naturais de vegetação ribeirinha natural de freixos, tamargueiras e salgueiros. Rãs e outros anfíbios, papa-figos, charnecos, guarda-rios e muitas outras aves poderão ser observados ao longo deste percurso.
Guiado por Filipe Bally (contacto 969158930)

3 de Julho
O Litoral de Lagoa e os seus vales suspensos
Pontos de Encontro: 09h00 no Largo da Estação de Portimão ou às 9h45 no estacionamento da Praia da Marinha (Lagoa).
Percurso não circular pelo litoral do concelho de Lagoa, entre as Praias da Marinha e de Senhora da Rocha. À descoberta de milhões de anos de história geológica e de milhares de anos de história do homem. Destaque para a paisagem marinha, a fauna e a flora.
Guiado por Elisabete Rodrigues, contacto 914935065.

2 de Outubro
Observação das Migrações Outonais no Promontório de Sagres
Pontos de encontro: 8h30 no largo da Estação da CP em Portimão; 9h30 ao lado do Café «O Vigia», na estrada Sagres/Cabo de São Vicente
Participação no Festival Mundial das Aves, para assistir às grandes migrações sazonais das aves, no Promontório de Sagres. Jornada de observação de aves, pelo que convém levar binóculos e um guia de aves.
Coordenado por Jill LLoyd


6 de Novembro
À descoberta da Ria Formosa em Cacela Velha
Pontos de Encontro: 08h30 no Largo da Estação de Portimão ou às 10h15 em Cacela Velha, frente à igreja.
Distância: 10 km
Percurso entre Cacela Velha e Cabanas de Tavira, ao longo da Ria Formosa, marcado pela história, pela geologia e pelas alterações da paisagem introduzidas pela mão pesada do homem.
Guiado por Elisabete Rodrigues (contacto 914935065)

4 de Dezembro
Ria de Alvor
Pontos de encontro: 09h15 no largo da Estação da CP em Portimão ou
10h00 na Cruzinha (Ria de Alvor)
Tradicional percurso pedestre na zona húmida que deu origem ao núcleo do Algarve da LPN em 1988. É uma área de elevado valor paisagístico, onde, durante gerações, conviveram os valores naturais e as actividades tradicionais agrícolas e de salinicultura, que agora se encontram ameaçadas por projectos urbano-turísticos. A presença de centenas de aves aquáticas e a visão de uma águia-pesqueira a capturar peixe com certeza não deixam ninguém indiferente.
Guiado por Filipe Jorge / Marcial Felgueiras




Contactos:
Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve
Apartado 439
8500 Portimão

Tlm. 968829544
Tlm 914935065
lpn_algarve@yahoo.com

Liga para a Protecção da Natureza (LPN)
Estrada do Calhariz de Benfica, n.º 187
1500-124 Lisboa
lpn.natureza@lpn.pt
Tel.: 217 780 097
Fax 217 783 208
http://www.lpn.pt/


Para todos os passeios deve ser feita inscrição até às 12 horas da quinta-feira anterior, devendo indicar o nome, data de nascimento e número de BI de cada pessoa, para fins de seguro (obrigatório). As pessoas que não se inscreverem, não serão abrangidas pelo seguro e poderá ser recusada a sua participação no passeio.

Os Passeios de Natureza da LPN/Algarve não são especialmente cansativos ou difíceis (a não ser quando especificado), mas podem ser demorados, pelo que recomendamos que os participantes se previnam com um pequeno farnel, água e calçado apropriado para andar, por vezes em terrenos difíceis e acidentados.



Calendário do Ciclo de Passeios de Natureza 2007 / 2008 / 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

I need to change one-way links together with your world wide web web page is this probable?