terça-feira, janeiro 05, 2010

Apostar no Pedestrianismo para superar a crise económica actual

O seguinte artigo foi traduzido do site da editorial Desnível (Espanha):



Apostar no Pedestrianismo para superar a crise


Desde os Estados Unidos chega a teoria de que os caminhantes se multiplicam nos momentos da crise. Em Espanha também procura-se promover as caminhadas para fugir do stresse desta má época

O Wall Street Journal evidencia a recente multiplicação dos caminhantes que fazem o Appalachian Trail, uma das rotas pedestres mais famosas do mundo, um percurso construída e mantida por voluntários que se serpenteia mais de 3 400 kms através das Montanhas dos Apalaches do estado da Geórgia até o Maine.

Alguns norte-americanos decidiram poupar usando o caminho para a aventura. Sapatilhas de caminhada, roupas leves, uma mochila, e pronto.

Na Appalachian Trail a alimentação e estadia em hotéis é muito mais barata do que a vida da cidade. Aqueles que vivem na área de passagem dos caminhantes oferecerem as suas casas ou comida em troca de ajuda nas suas fazendas, nos seus negócios, ou nas suas casas. É uma troca em que todos estão saem beneficiados.

Esta maneira de “viver” no meio rural, como afirma um dos caminheiros está bem vista socialmente: «consideram-te um aventureiro, ao invés, se pretendias ter a mesma conduta na cidade, serias visto como um desocupado»

[Ver artigo aludido no Wall Street Journal]



Na Espanha
Em Espanha, a Deputação de Granada também aposta no pedestrianismo como uma maneira de escapar da crise. É uma maneira barata de fazer desporto e turismo, ao mesmo tempo, além de uma via de escape ao para stress laboral e económico resultante da crise.

Assim, o Deputação, apesar da difícil situação económica, renova a sua aposta com a prática deste desporto na província. Mais de 6 mil praticantes nesta temporada irão participar nos três programas que a instituição dedica ao pedestrianismo.


O programa “Caminando por los senderos de Granada”, que começou em Novembro passado, com passeios pedestres a Monachil e Huélago, percorrerá doze rotas de montanha da província e contará com a participação de 2 450 caminheiros.

Todos as vagas da primeira caminhada foram preenchidas. O programa “Promoción del Senderismo Municipal" oferece aos municípios da província passeios pedestres guiados com transporte gratuito a partir do próprio município até às rotas propostas.

O período de inscrição terminou no final de Novembro e prevê-se uma participação total de 3.750 caminhantes, distribuídos em 75 saídas . E para finalizar esta proposta, a Deputacão de Granada actualiza anualmente seu “Guía Provincial de Senderos”, que inclui 106 rotas na província, com uma extensão entre 15 a 25 km, documento essencial para os fãs das montanhas e caminhadas.

Sem dúvida, depois de iniciativas como a da Deputacão de Granada, quem não se desliga da crise envolvendo-se em caminhadas é porque ele não quer."

Fonte: Desnível - 17/12/2009


1 comentário:

Anónimo disse...

Agradecimentos para tomar o tempo para debater este , eu sinto fortemente sobre ele e adoro aprender extra sobre este tema. Se possível , como você adquirir experiência , você pensamentos atualizar seu blog com mais informações ? Isto pode ser muito útil para mim.