sexta-feira, janeiro 04, 2008

5º Passeio Pedestre "Rota do Imperador Carlos V", na Extremadura espanhola, dia 3 de Fevereiro, organizado pelos Caminheiros de Castelo Branco

5º Passeio Pedestre "Rota do Imperador Carlos V"

3 de Fevereiro de 2008


Local de Concentração: Praça do Município de Castelo Branco
5h00 – Concentração e abertura do Secretariado
5h10 - Saída do autocarro até Jarandilla de La Vera
8h30 - Chegada prevista a Jarandilla
9h00 – Inicio do Passeio Pedestre
13h - Final da Rota
13h30 Pic-nic
17h00 - Inicio da viagem de regresso

Distância do Percurso: Cerca de 11 Km

Organização: Caminheiros de Castelo Branco - Secção da Casa do Benfica


Clicar para ampliar

Este percurso percorrerá o trajecto final/inicial de uma das mais conhecidas Grandes Rotas de Espanha, a "Ruta de Carlos V". Esta Grande Rota estende-se por 530 km desde Laredo, junto ao Mar Cantábrico, até ao Mosteiro de Yuste, situado na vertente sul da serra de Gredos. Na história mundial nunca nenhum monarca teve tanto poder de influenciar o(s) destino(s) do mundo como Carlos V. 'Coleccionou' reinos atrás de reinos. Era mais fácil e rápido enunciar do mundo 'dito' civilizado o que não estava sobre o seu domínio do que ao invés. Mas não se lhe afigurava suficiente. Almejava dominar todo o mundo. Um Império universal sob o domínio Habsburgo. Praticamente toda a sua vida foi passada em sucessivas guerras, desde que tornou-se rei ao completar 16 anos.
Poucos anos antes de falecer percebeu que seus intentos eram marcadamente desmedidos, e demandou doravante uma vida mais espiritual. Neste sentido, abdicou de seus cargos e desembarcou em Laredo, em 1556, na costa Cantábrica, perto de Santander, e percorreu a pé durante os meses seguintes, no Outono e Inverno, mais de meio milhar de kms até ao Mosteiro de Yuste, passando justamente por Jarandilla de la Vera. A popular "Ruta del Imperador Carlos V" recria esse longo trajecto efectuado há cerca de 450 anos. Carlos V viveu no mosteiro em regime de semi-reclusão cerca de ano e meio, vindo aí a falecer, e onde foi enterrado. Carlos V foi o monarca que patrocinou a extraordinária viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, e também quem 'compeliu' a divisão do Cristianismo em várias igrejas, com o eclodir do Protestantismo. Uniu e desuniu o mundo porventura como jamais ninguém o fez, e num curto período de tempo.


Inscrições podem ser efectuadas:
Casa do Benfica
Kiosk Vidal
E-mail: caminheiroscastelobranco@hotmail.com
Telem. 960 483 694 – Garrido
917 630 647 – Ramos

Inscrições até 26 de Janeiro, com o máximo de 50 inscrições


Fonte do cartaz: Caminheiros de Castelo Branco - Secção da Casa do Benfica

Sem comentários: