domingo, janeiro 27, 2008

Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve - Calendário de Ciclo de Passeios de Natureza 2008

Calendário do Ciclo de Passeios de Natureza 2008 - Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve



2 de FEVEREIRO
Passeio de ida e volta à Barragem sem Nome - Odelouca
Vistas sobre a ribeira de Odelouca. Merenda junto da barragem.

Um passeio de 12 km com a duração aproximada de 3 horas. Há umas subidas e descidas às vezes pedregosas, num caminho de terra batida, mas com um piso razoável.Levar botas de marcha ou calçado apropriado, farnel e água.

Pontos de encontro: 9h30 no largo da Estação da CP em Portimão; 10h00 no Café Ourique, na estrada 124 entre Porto de Lagos e Odelouca.

Guiado por Richard e Sue Simons




1 de MARÇO
Orquídeas na Rocha de Pena
Contacto e identificação da flora do barrocal, em especial de orquídeas, numa área classificada pelo ICNB pelo seu valor científico e paisagístico.

Duração aproximada de 4 horas, em ritmo de
passeio; dificuldade mínima. Levar calçado anti derrapante, água e eventualmente farnel.

Pontos de encontro: 9h00 no largo da Estação da CP em Portimão; 10h00 no Café Horácio (Rocha da Pena).

Guiado por Cor. Rosa Pinto




5 de ABRIL
O vale perdido de Odelouca
Este é um passeio muito especial. A LPN vai levar os seus associados e amigos a visitar uma secção do vale da Ribeira de Odelouca que vai desaparecer debaixo de muitos metros de água no próximo ano. Aqui vai poder observar uma das zonas de vegetação ripícola melhor preservada das ribeiras algarvias e reflectir em conjunto com a LPN sobre as consequências do modelo de desenvolvimento económico proposto para o Algarve. A LPN vai juntar um grupo de artistas algarvios e não só (artistas plásticos, fotógrafos, realizadores, poetas, escritores) para realizar uma «Caixa de Memórias» sobre este vale lindíssimo, e deixá-la como registo às gerações vindouras. Assim queremos passar o testemunho de que houve um grupo de pessoas empenhadas em preservar este ecossistema e com outra visão sobre os modelos económicos vigentes.

Duração aproximada de 6 horas, com subidas e descidas às vezes pedregosas, num caminho de terra batida, mas em passo de passeio; dificuldade média. Levar calçado forte, anti derrapante, água e farnel.

Pontos de encontro: 10h00 no largo da Estação da CP em Portimão; 10h30 no Café Ourique, na estrada 124 entre Porto de Lagos e Odelouca.

Guiado por: Alexandra Cunha




3 de MAIO
Circuito Arqueológico da Vilarinha-Vale Fuzeiros (Silves)
Percurso que permite visitar um dos vales mais interessantes desta zona do Barrocal, situada na freguesia silvense de São Bartolomeu de Messines, recentemente ameaçada pela travessia da linha de muito alta tensão prevista pela REN. Trata-se de uma zona de ocupação humana milenar, como o atesta a presença de uma série de menires com cerca de sete mil anos, e ainda a necrópole da Forneca (séculos VI a VII d.C.), com sepulturas escavadas no arenito vermelho da rocha. No fim, há a possibilidade de almoçar num dos vários restaurantes da zona, embora seja conveniente aos interessados marcarem directamente o almoço.

Percurso de pouco mais de 7,5 km, de dificuldade média (com subidas)

Pontos de encontro: 9h00 no largo da Estação da CP, em Portimão; 10h00 junto à Escola Primária de Vale Fuzeiros.

Guiado por Elisabete Rodrigues





7 de JUNHO
Rocha dos Soidos (Loulé)
Subida de Alte à Rocha dos Soidos e descida para a aldeia das Sarnadas. Depois da logística dos carros, começamos o passeio ao longo da Ribeira de Alte. Subimos primeiro por veredas pedregosas e um tanto acentuadas e depois por caminhos largos e sem dificuldade (se estiver calor podem parecer mais compridos...) Passamos na aldeia dos Soídos de Baixo e continuamos a subida até ao topo da Rocha dos Soidos (467m): vistas amplas sobre a serra, o barrocal e o litoral. Pelo caminho vamos admirando os valados ancestrais, os pomares de sequeiro, a bela, útil e por vezes única flora do barrocal, a interessante e bem aproveitada geologia da beira-serra, os saberes aprendidos com a natureza. Descida de uma hora até às Sarnadas: possibilidade de saboroso almoço na aldeia (Rosmaninho). Regresso aos carros. Piquenique ou restaurante. Trazer fato de banho se quiserem refrescar-se na Fonte Grande, em Alte.

Duração: 3 horas de caminhada. Percurso não circular. Equipamento: Botas de marcha, água e chapéu. Farnel ou cozinha local, à escolha.

Pontos de encontro: 8h30 no largo da estação da CP, em Portimão; 9h30 em Alte, no parque da Fonte Pequena

Guiado por Isabel Lima Araújo





6 de SETEMBRO
Passeio serrano em S. Brás de Alportel / Visita à Calçadinha Romana
Passeio pela paisagem serrana do Concelho de São Brás de Alportel, à descoberta da Rede Natura 2000 e da sua flora. Um olhar ainda para os efeitos dos devastadores incêndios que assolaram esta região no passado, bem como para o lento processo de recuperação, com especial destaque para o principal recurso económico presente: o sobreiro e a sua cortiça, classificada como a melhor do Mundo. Para os mais resistentes, após o almoço propõe-se um passeio pela famosa Calçadinha Romana de São Brás de Alportel, peça importante da rede viária da Antiguidade Algarvia.

Pontos de encontro: 8h30 no largo da Estação da CP em Portimão; 9h30 no largo de S. Sebastião em São Brás de Alportel.

Guiado por Gonçalo Gomes






4 de OUTUBRO
Observação das Migrações Outonais no Promontório de Sagres




1 de NOVEMBRO
Lagoa dos Salgados, entre Albufeira e Silves
Passeio fácil junto a esta zona lagunar encaixada entre os concelhos de Albufeira e de Silves. A lagoa dos Salgados, com cerca de 70 hectares, é um dos locais mais interessantes para a observação de aves no Algarve. Aqui concentram-se centenas de aves aquáticas de dezenas de espécies, algumas das quais de elevado valor conservacionista. Encontra-se protegida das investidas do mar pelo sistema dunar, que constitui a Praia Grande. A pressão urbano-turística em torno deste espaço é um dos principais problemas/ameaças que esta área presentemente enfrenta.

Pontos de encontro: 9h00 no largo da estação da CP, em Portimão; 10h00 no parque de estacionamento da Praia Grande (5 km a Este de Armação de Pêra, desviando da estrada Pêra/Vale Parra/Albufeira).

Guiado por Filipe Jorge





6 de DEZEMBRO
Ria de Alvor
No ano em que os passeios de natureza da LPN Algarve assinalam duas décadas de vida, o tradicional percurso pedestre pela Ria de Alvor ganha novo significado. Tanto mais que a protecção da Ria de Alvor foi o motivo que levou à criação oficial do Núcleo do Algarve da LPN, em 1988. Ria de Alvor. Desta vez, o passeio vai incluir outras actividades e algumas surpresas, que serão atempadamente divulgadas no site da LPN e ainda pelos meios habituais.

Pontos de encontro: 7h45 na Cruzinha com sessão de anilhagem, bolos e café; 09h30 no largo da Estação da CP em Portimão; 10h00 na Cruzinha (Ria de Alvor).

Guiado por Filipe Jorge / Marcial Felgueiras





Contactos:
Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve
Apartado 439
8500 Portimão

lpn_algarve@yahoo.com

Telemóveis:
91 493 5065
(Elisabete Rodrigues)
96 255 5685 (Alexandra Cunha)
96 572 2203 (Gonçalo Gomes)
91 223 1543 (Jill Lloyd)
91 853 7159 (Sue Simmons)

Os passeios são dirigidos a sócio e a não sócios. Os primeiros pagam a quantia de 1 euro e os não sócios 5 euros. Para todos os passeios deve ser feita inscrição até às 12h00 do dia anterior.




Calendário do Ciclo de Passeios de Natureza 2007


Sem comentários: