quinta-feira, janeiro 17, 2008

Câmara Municipal de São Brás de Alportel - Passeios Natureza 2008

Passeios Natureza 2008 - Câmara Municipal de São Brás de Alportel


27 de Janeiro
Passeio Pedestre “Visita ao Interior do Terra”
Ponto de Encontro - Adro da Igreja Matriz (9h15)
O nosso passeio de Janeiro tem como tema a espeleologia. O território são-brasense, que geologicamente apresenta uma elevada percentagem de calcário, é rico em locais de interesse
nesta área.
Colaboração: Centro de Estudos Espeleológicos e Arqueológicos do Algarve.
Visita guiada por especialistas ao Penedo Gordo e às Grutas do Cerro da Cabeça (Mocarapacho).


24 de Fevereiro
Passeio Pedestre “Por Artes da Terra e da Pedra”
Ponto de Encontro - Adro da Igreja Matriz (9h30)
Depois da suprema arte da Natureza, que nos serviu de tema no passeio de Janeiro, seguem-se agora as artes dos homens, artes de terra e de pedra, que nos conduzem neste interessante percurso, sob orientação do Professor Doutor José d'Encarnação.
Neste passeio, vamos conhecer o trabalho dos mestres canteiros, a partir dos lugares de exploração da pedra, e apreciar a sua aplicação à arquitectura e aos locais de culto. E após um pequeno percurso pedestre, por entre terras de grés, na faixa vulcano-sedimentar, chegamos ao telheiro do Bengado, onde se pratica uma das mais antigas técnicas artesanais, sobre o barro.
Lugares de visita: Vila de São Brás de Alportel ; Geoponto de Funchais e Pedreiras ; Telheiro do Bengado


30 de Março
Passeio Pedestre “Uma visita à Horta”
Ponto de Encontro - Jardim Carrera Viegas (9h30)
A horta constitui um dos elementos mais importantes da paisagem e o seu papel no desenvolvimento do espaço urbano é crucial.
O trabalho no campo e a agricultura de subsistência caracterizam o território rural. Na relação do homem com a natureza, o calendário do tempo guarda muitos segredos que só o hortelão sabe contar.
Acompanhe-nos num percurso que nos levará, pela campina e terras de regadio do vale do Alportel, terminando na vila, desde o pequeno hortejo à horta da casa grande, no centro histórico.

Orientação: Prof. Doutor José d'Encarnação.


27 de Abril
Passeio no Vale do Passado
Percurso PR1 SBA Caminhos e Encruzilhadas de ir à Fonte
Ponto de Encontro: Fonte da Mesquita - 09h30
Extensão: 9km
Roteiro Arqueológico: O sítio de Mesquita, desde logo pela toponímia do local, sugere a existência de um local de culto árabe… Embora não tenha sido até hoje comprovada esta hipótese, a Mesquita guarda muitos segredos e histórias que queremos descobrir num passeio pelo Vale do Passado, por memórias escondidas do tempo.
Entre caminhos e encruzilhadas, propomos-lhe um roteiro arqueológico, tendo por base o percurso sinalizado PR1 “Por caminhos e encruzilhadas de ir à Fonte”, que inclui uma Visita ao Moinho de Bengado, recentemente recuperado.

Interpretação arqueológica: Dr.ª Angelina Pereira


25 de Maio
Passeio no Parque da Fonte Férrea
Ponto de Encontro – Parque da Fonte Férrea (Centro de Apoio ao Parque) - 09h30
Distância a percorrer: 4Km
Desde há muito que foram descobertas as potencialidades naturais e a riqueza das águas da Fonte Férrea, numa clareira que guarda uma das mais bonitas paisagens do concelho.
Na sua envolvente, o Parque da Fonte Férrea é um dos espaços naturais mais importantes do território do município, que em cada fim-de-semana atrai grande número de visitantes, que neste recanto marcam encontro com a natureza.
Mas é no mês de Maio que se cumpre a tradição dos famosos piqueniques da Fonte Férrea.
São todas estas razões que nos levam num pequeno percurso pedestre, por trilhos do Parque da
Fonte Férrea, entre a luxuriante vegetação e a perfeita paleta de cores naturais, na descoberta das dezenas de espécies de flora e de fauna que habitam este maravilhoso local, especialmente ao longo da linha de água.

Colaboração: Coronel Rosa Pinto


29 de Junho
Passeio no Encanto das Fontes
Ponto de encontro Jardim da Verbena - 09h30
As fontes, e em primeiro lugar os cursos de água, foram desde tempos imemoráveis os lugares privilegiados de fixação dos povos, constituindo, quer em espaço urbano quer em espaço rural elementos de identidade, sobre a história das comunidades e dos lugares. Segundo narra a lenda foi o santo São Brás, que vinha de Alportel rezar numa das fontes deste povoado, que deu origem ao nome de São Brás de Alportel.
Propomos por isso, no mês do aniversário do município, em cujas fontes brotam poemas dos poetas daqui nascidos, conhecer a importância destes lugares e as suas histórias, num pequeno percurso pela Fonte Nova, Cova do Lobo, Fonte Velha, Fonte da Pedra, Poço das Castanhas e pelo Centro Histórica da Vila.


27 de Julho
Passeio “Na Rota da Cortiça”
Ponto de encontro: Escola EB 23 – Recinto da Feira da Serra - 9h30
Fazer a Rota da Cortiça é conhecer as respostas a estas perguntas e descobrir as histórias, os espaços, os actores da fileira da cortiça e a evolução deste sector no concelho, ao longo dos tempos.
A Rota da Cortiça é um novo projecto de oferta turística e de valorização de um recurso de importância e significado nacional – a cortiça.
Descubra connosco os principais pólos de dinamização da Rota, desde o Museu do Trajo (pólo museológico), à Serra (montado de sobro), com uma visita a uma fábrica de cortiça.

28 de Setembro
“Na rota do mel”, um passeio com o Apicultor
Ponto de encontro: Parque da Serra - Parises
Saída do Terminal Rodoviário em autocarro municipal - 09h30
O mel convida-nos a um saboroso passeio pelos trilhos da Serra do Caldeirão numa luminosa manhã de Outono. O mel é um dos mais nobres alimentos de que o homem pode usufruir. As suas propriedades são conhecidas desde tempos imemoriais. Neste passeio pela Serra do Caldeirão, onde florescem muitas das várias espécies da flora mais rica para a produção do mel, vamos conhecer os locais de recolha do pólen, as técnicas de extracção e de fabrico deste precioso néctar da natureza.


26 de Outubro
Descobrir a Via Algarviana
Ponto de encontro: Saída do Terminal Rodoviário em autocarro municipal - 09h00
Extensão: 9Km
A Via Algarviana é uma Grande Rota regional de 270 Km, que percorre o interior do Algarve, de nascente a poente. Este trajecto vem juntar-se aos percursos pedestres sinalizados em São Brás de Alportel, entrando no concelho, junto da Ribeira de Odeleite e passando por Parises, em direcção a Montes Novos. Este é um excelente motivo para conhecer este típico sítio serrano e andar a pé, por entre os estevais da Serra do Caldeirão.

30 de Novembro
“São Brás de Alportel Pé Ante Pé”
Ponto de encontro: Centro Museológico do Alportel - 09h30
Neste passeio, que encerra o ciclo de 2008 de 10 Passeios “São Brás Brás de Alportel pé ante pé” voltamos à terra, de onde o homem retira o seu alimento.
A proposta para toda a família é de um dia agradável no campo, percorrendo montes e vales, em busca dos cogumelos, desvendando os seus mistérios, descobrindo tradições e curiosidades e saboreando estes verdadeiros tesouros da serra.
Sabia que o cogumelo está associado, ao mistério, à magia e à imortalidade?
E que esta planta desempenha um papel único no ecossistema florestal?
Bem acompanhados, por quem sabe, vamos conhecer e colher as espécies comestíveis de cogumelos, para depois e cozinhar e provar…
Este passeio inclui Palestra sobre o tema e Prova de Cogumelos no final da tarde.


Contactos:
Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Rua Gago Coutinho, n.º1
8150-151- São Brás de Alportel
Tel. 289 840 005

municipe@cm-sbras.pt


Passeios Natureza 2007


Sem comentários: