Os Açores contarão futuramente com vinte e um novos Percursos Pedestres: 6
No momento existem nos Açores, em funcionamento e com certificação da direcção regional de Turismo, cerca de meia centena de percursos da natureza com regulamentação e sinalética homogénea para locais e visitantes usufruírem.
A Ilha da Terceira tem já dois trilhos já em funcionamento, “Serreta” e “Monte Brasil” ao qual adiciona o dos “Mistérios Negros”, já praticamente operacional (todos estes trilhos com gestão do Governo Regional). Com os novos cinco percursos: “Costa de Agualva”, “Pico Agudo”, “Pico do Boi”, “Rocha do Chambre” e “São Brás” passará a contar com nove no total.
Os novos trilhos da Terceira projectados pelo município de Vila Praia da Vitória e pela Junta de Freguesia de São Brás, com a consultadoria da associação “Os Montanheiros, estarão a cargo, a nível de gestão e manutenção, das edilidades praienses. Trata-se da primeira iniciativa autárquica do género na Ilha da Terceira. Os novos percursos ainda carecem de melhorias no seu acesso e infra-estruturação, bem como de pareceres das tutelas do Ambiente e Florestas.
A “Costa da Agualva” carece ainda de autorizações de passagem por parte dos proprietários, mas nas restantes secções já tem vindo a ser trilhado; o trilho do “Pico Agudo” na zona do Chambre, está essencialmente localizado em terrenos públicos; o do “Pico do Boi”, situado nas proximidades do anterior, localiza-se sobretudo em áreas privadas e necessita de obras no piso; e o trilho da “Rocha do Chambre” está localizado numa zona de reserva “tem muita actividade de motocicletas que é um assunto que tem de ser resolvido”. A Junta de Freguesia de São Brás vai gerir o trilho “São Brás”, localizado na área de baldio na Fontinhas que começa e termina no parque das merendas. A sinalização de todos os percursos essa, é da responsabilidade da direcção regional do Turismo.
Recorde-se que na Ilha Terceira já se verificou anteriormente a necessidade de encerrar percursos de grande beleza devido à convivência perigosa entre turistas e gado bravo. Este aspecto foi acautelado nos novos percursos. Por outro lado, só agora surgiu o interesse de uma autarquia na ilha Terceira de implementar novos percursos, quando, por exemplo,
O Gabinete de Apoio ao Turismo de Natureza, dos Açores, disponibiliza qualquer tipo de apoio e ajuda técnica para o efeito, porém, a questão económica é do foro da autarquia.
Sem comentários:
Enviar um comentário