quinta-feira, janeiro 18, 2007

21 novos Percursos Pedestres serão implementados nos Açores: 6 em São Jorge, 5 na Terceira, 7 em São Miguel, 2 em Santa Maria e 1 nas Flores

Os Açores contarão futuramente com vinte e um novos Percursos Pedestres: 6 em São Jorge, 5 na Terceira, 7 em São Miguel, 1 novo e 1 alterado em Santa Maria e 1 alterado nas Flores.

No momento existem nos Açores, em funcionamento e com certificação da direcção regional de Turismo, cerca de meia centena de percursos da natureza com regulamentação e sinalética homogénea para locais e visitantes usufruírem.

A Ilha da Terceira tem já dois trilhos já em funcionamento, “Serreta” e “Monte Brasil” ao qual adiciona o dos “Mistérios Negros”, já praticamente operacional (todos estes trilhos com gestão do Governo Regional). Com os novos cinco percursos: “Costa de Agualva”, “Pico Agudo”, “Pico do Boi”, “Rocha do Chambre” e “São Brás” passará a contar com nove no total.

Os novos trilhos da Terceira projectados pelo município de Vila Praia da Vitória e pela Junta de Freguesia de São Brás, com a consultadoria da associação “Os Montanheiros, estarão a cargo, a nível de gestão e manutenção, das edilidades praienses. Trata-se da primeira iniciativa autárquica do género na Ilha da Terceira. Os novos percursos ainda carecem de melhorias no seu acesso e infra-estruturação, bem como de pareceres das tutelas do Ambiente e Florestas.

A “Costa da Agualva” carece ainda de autorizações de passagem por parte dos proprietários, mas nas restantes secções já tem vindo a ser trilhado; o trilho do “Pico Agudo” na zona do Chambre, está essencialmente localizado em terrenos públicos; o do “Pico do Boi”, situado nas proximidades do anterior, localiza-se sobretudo em áreas privadas e necessita de obras no piso; e o trilho da “Rocha do Chambre” está localizado numa zona de reserva “tem muita actividade de motocicletas que é um assunto que tem de ser resolvido”. A Junta de Freguesia de São Brás vai gerir o trilho “São Brás”, localizado na área de baldio na Fontinhas que começa e termina no parque das merendas. A sinalização de todos os percursos essa, é da responsabilidade da direcção regional do Turismo.

Recorde-se que na Ilha Terceira já se verificou anteriormente a necessidade de encerrar percursos de grande beleza devido à convivência perigosa entre turistas e gado bravo. Este aspecto foi acautelado nos novos percursos. Por outro lado, só agora surgiu o interesse de uma autarquia na ilha Terceira de implementar novos percursos, quando, por exemplo, em São Miguel, dos cerca de 23 itinerários existentes, 10 têm gestão de câmaras municipais (os restantes têm gestão Regional)

O Gabinete de Apoio ao Turismo de Natureza, dos Açores, disponibiliza qualquer tipo de apoio e ajuda técnica para o efeito, porém, a questão económica é do foro da autarquia.

Post elaborado com base em informações de Açores.net - 22-12-006

Sem comentários: