sábado, janeiro 20, 2007

Percursos Pedestres no Gerês - Parque Nacional da Peneda Gerês - PNPG

As termas de Terras de Bouro eram frequentadas por Miguel Torga, que calcorreava pelos montes graníticos como forma de se inspirar para muitas das suas obras.

O grande projecto de homenagem a Miguel Torga que o município de Terras do Bouro empreendeu é o conjunto de trilhos pedestres que foram criados na região. No total são nove trilhos designados de “Na senda de Miguel Torga” e, em paralelo, foi editado um livro e uma brochura de acompanhamento para quem pretenda fazer estes mesmos trilhos, percebendo a importância dos mesmos na vida e obra de Miguel Torga.

Sendo a caminhada um desporto, representa acima de tudo uma actividade de natureza associada a factores turísticos, históricos, culturais e ambientais. Como tal, os trilhos pedestres resultam de uma vasto trabalho de uma equipa multidisciplinar que percorreram os tradicionais caminhos carreteiros, as calçadas que se estendem pelas múltiplas serras, planaltos e aldeias da região. Muitos dos traçados promoveram a promoção do património histórico, arqueológico e etnográfico do concelho, da mesma forma que permitiu a recuperação de várias vias tradicionais e, em alguns casos, já esquecidas.

Sendo estes alguns dos muitos percursos realizados por Miguel Torga, são também dos mais belos espaços naturais que contemplam uma paisagem de rara beleza, daí não ser estranha a inspiração de Miguel Torga num local de tal forma paradisíaco e inspirador a grandes obras como as que o poeta desenvolveu.

Segundo António Afonso, o presidente da autarquia, “os trilhos tiveram bastante impacto entre os turistas”. De resto, “a região de Terras de Bouro foi das primeiras a desenvolver um projecto com impacto”, sublinha António Afonso.

Em Agosto celebra-se o centenário do nascimento de Miguel Torga e, para comemorar a data, a Câmara Municipal de Terras de Bouro está a preparar vasto programa de homenagem, no qual se insere entre outras iniciativas, a reedição da obra “Trilhos Pedestres na senda de Miguel Torga”.


Fonte: O Primeiro de Janeiro -20-1-007

Sem comentários: