quinta-feira, janeiro 11, 2007

Calendário dos Percursos Pedestres 2007 da Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património, de Alvaiázere


A Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património, de comemora, em 2007, o décimo aniversário. A Direcção está a levar a efeito um conjunto de iniciativas para comemorar condignamente tal efeméride.

Entre as iniciativas está o programa “No Trilho do Património Natural 2007”, onde iremos percorrer os melhores trilhos, tanto do ponto de vista paisagístico como natural, realizados pela associação, nestes últimos cinco anos, onde se percorreu dezenas de lugares e povoações de: Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, e Pedrógão Grande.

Na comemoração do décimo aniversário percorrer-se-ão cinco percursos pedestres: Ariques no concelho de Alvaiázere, Ateanha no concelho de Ansião, Coentral no concelho de Castanheira de Pera, Campelo no concelho de Figueiró dos Vinhos, e Ponte do Cabril no concelho de Pedrogão Grande. Estes trilhos foram escolhidos em função das melhores zonas de vegetação autóctone de cada um dos concelhos supracitados. Iremos voltar a sentir o abraço de uma Natureza pródiga, pouco alterada e apreciar a harmonia, a paz, o encanto, a beleza que dela emana.

Para complementar esta acção, este ano, queremos dar a conhecer outro tipo de património, não menos importante, o gastronómico. Para isso, estamos a elaborar com as Câmaras Municipais um programa que permita no final de cada percurso uma mostra gastronómica com produtos endógenos de cada concelho, onde se possam sentir os aromas e os sabores mais genuínos da região.



Calendário dos Percursos Pedestres

24 de Março ( Sábado)
Hora de encontro: 9.15 h
Local: Ateanha, concelho de Ansião

28 de Abril ( Sábado) 09.15 h
Hora de encontro: 9.15 h
Local: Ariques, concelho de Alvaiázere

19 de Maio ( Sábado)
Hora de encontro: 9.00 h
Local: Ponte do Cabril, concelho de Pedrogão Grande

16 de Junho ( Sábado)
Hora de encontro: 9.00 h
Local: Campelo, concelho de Figueiró dos Vinhos

14 de Julho ( Sábado)
Hora de encontro: 9.00 h
Local: Coentral, concelho de Castanheira de Pêra


Guia: Mário Lousã, botânico e docente do Instituto Superior de Agronomia

Tendo em conta o grande interesse, manifestado por muitas pessoas, em participar na edição deste ano e ao limite de inscrições, 25 pessoas por cada percurso, sugerimos que não guardem para os últimos dias a vossa inscrição.


Todos os percursos terão programas próprios. Os percursos poderão ter o mesmo preço ou diferente, dependendo do apoio das autarquias. A Al-Baiäz fornece aos participantes mapa da área do percurso e informação sobre as plantas.


Contactos:
Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património
albaiaz@sapo.pt
Tlf 236655364 / 939314417


Fonte: Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património

Sem comentários: